TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POSSÍVEIS CAUSAS DA PNEUMONIA ASPIRATIVA

Por:   •  15/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 8

AS POSSÍVEIS CAUSAS DA PNEUMONIA ASPIRATIVA

Acadêmica: SARA FAGUNDES DOS REIS

Matricula: 548972

Professor/tutor: NELSON DANUBIO

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso  Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar- STGH

Porangatu -17/06/2015

RESUMO

O conceito de pneumonia refere-se a infecção do trato respiratório inferior que primariamente envolve o pulmão. Podendo elas ser divididas em comunitárias e hospitalares. Esta classificação é baseada no ambiente em que a infecção é adquirida e apresentam agentes etiológicos, fatores de risco e evolução clínica diferente. A pneumonia aspirativa é uma infecção do pulmão causada pela entrada de líquidos ou substâncias contaminados vindos da boca ou estômago e, por isso, está interligada, principalmente, a alterações da deglutição. Geralmente, a pneumonia aspirativa tem cura e é mais comum em bebês, idosos, pacientes em coma ou que respiram com ajuda de aparelhos, gerando sintomas como febre alta e dificuldade para respirar. A pneumonia que ocorre em pacientes internados em unidades de terapia intensiva determina altas taxas de mortalidade quando comparado com taxas de pacientes com pneumonia  hospitalizados em outras unidades  hospitalar.

Palavra- Chave: Conceito, pneumonia aspirativa, , deglutição, UTI.

1 – INTRODUÇÃO

        Pneumonia é uma doença inflamatória que aloja no parênquima pulmonar, cousando inflamação das vias aéreas, envolvendo os brônquicos, brônquio, eventualmente a pleura. Ela é diagnosticada através de alguns sintomas os mais constante são: tosse produtiva, febre, dispneia estertores.

        Os pacientes internados em UTI Correm mais riscos de adquirir pneumonia aspirativa,  devido alterações, deglutinações e aspiração, por isso deve ser tomadas medidas de prevenção evitando a letalidade relacionada a aspiração.

Os episódios de aspiração são freqüentes em pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) e cursam com graves conseqüências aumentando a sua morbidade. Calcula-se a ocorrência de mortalidade entre 7,5% e 72% após episódios de pneumonia aspirativa. As aspirações podem ser pouco sintomáticas, exigindo a avaliação ativa da disfunção da deglutição nestes pacientes, principalmente nos que permanecem intubados  por mais de 48 horas, que utilizam narcóticos e bloqueadores neuromusculares e com comorbidades como acidente vascular encefálico, mal de Parkinson, demência e desordem neuromuscular.( disponível em 11/05/2015) http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-507X2007000100016&script=sci_arttext

        

A pneumonia aspirativa é um processo infeccioso, causado pela inalação de micro-organismo da orofaringe, que causa danos nas vias aéreas,  levando malefícios aos pulmões. Entre todas as doenças respiratórias agudas, a pneumonia aspirativa, se destaca pela sua relevância de casos com notificação, ela pode ser vista em magnitude numérica de internação hospitalar sugerindo bastante atenção quanto a sua prevenção diagnostica e tratamentos adequados.

Apesar do grande avanço tecnológico (Medeiros, disponível em 11/05/15) “a terapia antimicrobiana no cuidado aos pacientes graves, as taxas de letalidade dos pacientes que desenvolvem pneumonia tanto adquirida na comunidade como durante a hospitalização continuam elevadas”. Mesmo com a evolução da medicina ainda nos deparamos com uma quantidade de casos de mortalidade elevada, sendo muitas vezes por causas do estado de debilitação dos pacientes, com reflexos de fraquezas e em situação de risco por portarem quadro clinico necessário em ambientes de terapia intensiva. )

2- PNEUMONIA ASPIRATIVA

Pneumonia é uma doença no pulmão, afetando especialmente os tecidos pulmonares e alvéolos. Na pneumonia, o alvéolo que deveria estar cheio de ar, fica cheio de secreções, impedindo o seu funcionamento. Os microorganismos causadores da pneumonia são múltiplos. Cada pneumonia tem um tipo diferente de se manifestar no indivíduo,  sendo seus principais causadores as  bactérias, fungos, parasitas ou vírus.

A maior incidência dessa patologia é durante o inverno, normalmente a doença desenvolve- se quando há uma falha no mecanismo de defesa do organismo devido à exposição à umidade. A pneumonia atinge pessoas de todas as idades, porém é mais perigosa em crianças, pois ainda estão com seu sistema imunológico em desenvolvimento; e podendo ser fatal em idosos, pois este está mais suscetível a doenças, por conta do envelhecimento fisiológico do sistema respiratório e imunológico. Pessoas sedentárias, que ingerem muita bebida alcoólica, fazem o uso frequente de tabaco e drogas, estão mais vulneráveis a adquirir facilmente essa doença.

O diagnóstico de pneumonia baseia-se principalmente na presença de sinais e sintomas sugestivos. Os achados clínicos mais frequentes são: tosse seca ou produtiva (82%), febre (78%), dispneia (40-90%), taquicardia (65%) e estertores (80%). Não existe nenhuma combinação de achados da história e exame físico que confirmem ou afastem com segurança absoluta o diagnóstico de pneumonia. 

        Pneumonia também pode resultar de irritação química ou física nos pulmões. Por abuso de álcool e outras doenças médicas, como câncer no pulmão e também pode ter causa desconhecida.

Existem vários tipos de Pneumonias: Pneumonia Bacteriana, Pneumonia Viral, pneumonia por Micoplasma e Pneumonia Aspirativa. A Pneumonia aspirativa é aquela que objetiva esta pesquisa. Este tipo de pneumonia ocorre quando há a entrada de líquidos ou secreções, substancias do próprio corpo pelas vias aéreas superiores do estomago para dentro de um ou ambos pulmões.

Devido a isso desenvolve a pneumonia que é causada por um anaeróbio, esta bactéria tem o poder de viver na ausência de oxigênio na maioria das vezes esta substancia aspirado pelo pulmão é o suco gástrico do estomago, e  é totalmente acido, ocasionando pneumonite ( inflamação), nos pulmões desenvolvendo propriamente dito pneumonia aspirativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (204.2 Kb)   docx (179.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com