TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ARTES

Exames: ATPS ARTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 3

“O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA”

A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas é a de abrir as portas fechadas. (Ernst Fisher, 1973)

A Arte sempre foi de suma importância desde os primórdios, pois através desta o homem pode expressar-se livremente e libertar-se inconscientemente. A necessidade de produzir e consumir arte, portanto, é inerente à condição humana. Trata-se não só de um impulso vital, como também é algo fundamental ao desenvolvimento humano, dado isso, é esta a importância fundamental e essencial de ensinar a arte na educação contemporânea, ensinar e despertar desde já a o amor e o prazer pela arte. A Arte é a expressão da vida que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. A Arte é uma mágica, que favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. Com esses prazeres a arte leva ao aluno a criar, assim o indivíduo torna-se mais seguro dos seus potenciais e conscientes dos seus limites; torna-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas e tomar as devidas decisões. Ensinar Artes na educação permite a formação de cidadão mais crítico, reflexivo, sensível, consciente e estruturado, pois influencia ao prazer, ao amor, a dedicação, assim possibilita que cada individuo expresse-se, dando liberdade para que possa florir a subjetividade de cada um.

A Arte na Educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada indivíduo. O aluno não pode ser manipulado como objeto. Com isso dá uma maior autonomia ao ser subjetivo mencionado anteriormente, devendo tratar o aluno como ser humano único, próprio, espontâneo e com diferenças individuais que anseiam por se manifestar. O ser humano não pode ser encarado como uma máquina copiadora, mas como algo novo, extraordinário e excepcional. Não pode ser moldado ou sufocado, mas orientado para expor toda a sua originalidade, sua criatividade, reflexão, sua tendência para a liberdade, para a auto-criação, sua capacidade de auto limitar-se e de aspirar, e o seu poder de inquietação interior que o impele até mesmo para o transcendental. Arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas.

Trazendo a arte como imprescindível aliada a pedagogia devemos levar em extrema consideração que a criança ao desenhar, pintar, colorir, ou melhor, expressar-se pela arte desenvolve a auto-expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros. No seu trabalho criador, a criança, ou melhor dizendo, indivíduo, utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual. Capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se.Valorizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com