TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Artes 2013

Casos: Atps Artes 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.031 Palavras (9 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA _ UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATPS DE ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “ Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientação do professor-tutor a distância Rodrigo Medeiros.

TAUBATÉ

2013

INTRODUÇÃO

A finalidade deste estudo é refletir o papel da arte no desenvolvimento dos pequenos em sala de aula e na sua formação, fazendo com que nós educadores percebamos as contribuições da arte nos processos pedagógicos relativos à criatividade e à recreação.

SÍNTESE DOS RELATOS INDIVIDUAIS DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS.

A nossa experiência nas aulas de artes de cada uma de nos valeu para nos fazer aprender sobre as cores e na transformação delas quando se misturam, desenvolver nossa coordenação motora, mas percebemos que talvez por uma falta de um incentivo maior ou até mesmo um olhar diferente para essa disciplina nós não tivemos as oportunidades que as crianças de hoje tem, porque hoje a arte na educação infantil é vista como ferramenta importantíssima no desenvolvimento das crianças.

Hoje percebemos, que através da arte podemos resgatar alunos tímidos, anti sociais e até mesmo na formação de adultos melhores. Porque hoje vemos que não foi trabalhado em nós como deveria ser feito a coordenação motora, o estímulo para nos socializarmos melhor quem sabe através do teatro ou da música.

Percebemos que algumas vivências nos trouxe falta de autoestima, embora poucas oferecesse a finalidade contrária.

ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELO GRUPO COMO SUGESTÕES DE RECURSOS ARTÍSTICOS NA SALA DE AULA

Nós entendemos que o modelo educativo vivido por nós não favorecia o desenvolvimento da expressão e da criatividade . As aulas eram recreativas para entreter os alunos e sem foco na observação das arte e nos artistas, ou seja, era uma aula sem um objetivo e sim um descanso par os alunos e a professora..

Refletindo sobre tudo isso procuramos observar uma aula de artes nos dias de hoje e percebemos que não tem muita diferença dos nossos tempos .Ainda vemos o método tradicional que orientava cada aula, as metodologias técnicas apresentadas de expressão do desenho, geometria, pontilhismo, linhas horizontais e verticais, cores primarias e secundárias, profundidade, colagens sequenciais e os temas que eram na verdade um entretenimento estudantil.

A nossa sugestão é desenvolver uma atividade pratica para exploração de um determinado assunto e deixar que a criança possa fazer suas descobertas e colocar a mão na massa.

Outra sugestão é que a escola tenha uma visão diferente desta disciplina e veja a aula de artes não só como uma aula extra mas como uma grande ferramenta para a educação dos alunos . E isso é algo que realmente funciona, porque nos centros de reabilitação de doenças físicas ou até mesmo sociais a arte sempre está presente.

O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Em estudo sobre a estética em obras de arte, deparamos com esta definição de arte: “Arte é receptora de sensações e doadora de significações” de autor desconhecido. Sentimos então, que ela é uma grande experiência, ela é educação. Não existe educação sem arte, não existe arte sem educação.

A arte está presente em todos os momentos de nossas vidas dentro do meio escolar e fora dela desde tempos imemoriais. Portanto a arte influencia na educação e contribui para o avanço escolar do aluno.

A educação pela arte viabiliza meios para o indivíduo compreender as diferentes formas de fazer, pensar e sentir que estão presentes nas representações simbólicas.

“A escola é um espaço de investigação, a arte é investigação” ( Carlos Barmak - Consultor de Arte Educação ) , isto nos leva a compreender a razão do seu papel na educação contemporânea. Nos traz, nos reporta a tempos, a espaços, a formas, a percepções e sensações universais, a sua importância é vital à cultura ao nosso bem-estar, alargando o horizonte do saber.

HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS.

Pensamos em atividades e materiais para o desenvolvimento das habilidades fundamentais do aluno em cada um dos pilares da expressividade artística no ensino fundamental com a finalidade de desenvolver o aluno, a sua competência estética e artística, isto é que seja capaz de expressar suas emoções, sensibilidade em suas produções artísticas; capaz também de interagir com materiais, instrumentos e metodologias variadas em artes como teatro, dança, música, artes visuais e relacionar-se bem com sua produção artística, inclusive com a do outro; importante é o aluno saber identificar, compreender a arte como fato histórico e respeitar os enfoques diferenciados pela diversidade cultural e social e além dessas muitas outras habilidades que possam enriquecer a cada um que é muito importante para as transformações.

Para isso é importante que sejam desenvolvidos trabalhos pessoais em grupos, que sejam aplicados desde a educação infantil na vida escolar através do lúdico com definição por faixa etária.

Os jogos desenvolvem a liberdade de pensar fortalecendo o seu interior.

O educador precisa tomar alguns cuidados no momento da seleção das atividades ou materiais para a elaboração das aulas de artes, principalmente quando são específicas como Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. Além disso, é necessário saber se os conteúdos das atividades a serem aplicadas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com