TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Monografias: ATPS ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  4.784 Palavras (20 Páginas)  •  3.063 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATPS ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

INTRODUÇÃO

A finalidade deste estudo é refletir de forma analítica e crítica as dificuldades da manifestação e comunicação artística e lúdica em sala de aula no período escolar e identificar as contribuições da arte nos processos pedagógicos relativos à criatividade e à recreação.

SÍNTESE DOS RELATOS INDIVIDUAIS DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS.

A vivência nas aulas de artes de cada uma de nós valeu para nos fazer conhecer cores, desenvolver nossa coordenação motora, noção de combinação de cores, mas percebemos hoje que nossa criatividade, imaginação foi inibida pelo método utilizado nas nossas escolas, mesmo elas sendo de diferentes épocas.

Os métodos utilizados na década de 60 são os mesmos da década de 70, 80, o que parece estar ainda enraizados em muitas escolas pelo interior do Brasil.

Mesmo com a LDB pronunciada vemos que o ensino de artes ainda é subjugado, reprimido, impedindo a liberdade de expressão para manifestar os sentimentos, as emoções contidas pelo aluno muitas vezes por consequência do meio em que vive.

Pois bem, após nossa exposição em grupo comentamos das atividades de artes em geral, inclusive o teatro e apresentações musicais que realizávamos nas escolas, o que há até hoje.

Estas atividades muito embora tenha tudo para abrir o leque de criatividade era muito limitado, pois só davam lugar aos alunos realmente desinibidos, enquanto caso uma aluna introvertida, fato que aconteceu com uma de nós, apresentava-se com o incentivo da mãe para participar de uma atividade cênica era colocada em ultimo plano sem ao menos ter a chance de ser estimulada com cuidados e atenção da professora para desenvolver sua performance livrando-se da timidez. Isso não importava para muitos professores, salvo algumas exceções que no decorrer de outras séries cada uma de nós conheceu.

Percebemos que algumas vivências nos trouxeram traumas e falta de autoestima, embora poucas oferecessem a finalidade contrária.

ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELO GRUPO COMO SUGESTÕES DE RECURSOS ARTÍSTICOS NA SALA DE AULA

Entendemos que o modelo educativo vivenciado por todas nós não favorecia o desenvolvimento da expressividade e da criatividade, pois trabalhávamos em modelos prontos, quando o foco era desenvolver habilidades manuseio dos materiais e técnicas. E o tempo de aula era de pouca duração, ou seja, pouco tempo para criar. As aulas eram recreativas para entreter os alunos e sem foco na observação das artes e nos artistas.

Refletimos e encontramos um ponto comum sobre o parecer do método. Deparamos com o método tradicional que orientava cada aula, as metodologias técnicas apresentadas de expressão do desenho, geometria, pontilhismo, linhas horizontais e verticais, cores primarias e secundárias, mistura de cores e criação de ambientes de plano de fundo, profundidade, colagens sequenciais e os temas que eram na verdade um entretenimento estudantil, mas no nosso ponto de vista era limitado para a nossa criação.

Sugerimos então, que o professor hoje deva usar como estratégia perguntas que estimulem a observação e que identifiquem os elementos contidos na atividade e associem com outras disciplinas da série. Também pode levantar situações a favor e contra, em condições em que os pontos de vista divergem-se. Ou mais ainda, propor debates com a intenção de provocar o desestímulo de preconceitos, onde o professor usa a palavra no sentido de “comando” criando vários tipos de roda de debate ou de reflexão com os alunos dentro ou fora da sala de aula junto à natureza.

Importante frisar que é significativo dar tempo para a elaboração do trabalho sem interferir. Outra sugestão é desenvolver uma atividade pratica para exploração de um determinado assunto e deixar de forma autônoma a criança colocar a mão na massa.

O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Em estudo sobre a estética em obras de arte, deparamos com esta definição de arte: “Arte é receptora de sensações e doadora de significações” de autor desconhecido. Sentimos então, que ela é uma grande experiência, ela é educação. Não existe educação sem arte, não existe arte sem educação. A arte está presente em todos os momentos de nossas vidas dentro do meio escolar e fora dela desde tempos imemoriais. Portanto a arte influencia na educação e contribui para o avanço escolar do aluno.

A educação pela arte viabiliza meios para o indivíduo compreender as diferentes formas de fazer, pensar e sentir que estão presentes nas representações simbólicas.

“A escola é um espaço de investigação, a arte é investigação” (Carlos Barmak - Consultor de Arte Educação), isto nos leva a compreender a razão do seu papel na educação contemporânea. Nos traz, nos reporta a tempos, a espaços, a formas, a percepções e sensações universais, a sua importância é vital à cultura ao nosso bem-estar, alargando o horizonte do saber.

REFLEXÃO SOBRE PROCESSOS QUE LEVAM À EDUCAÇÃO PELA ARTE, PELO LÚDICO E PELA RECREAÇÃO.

Pensamos em atividades e materiais para o desenvolvimento das habilidades fundamentais do aluno em cada um dos pilares da expressividade artística no ensino fundamental com a finalidade de desenvolver o aluno, a sua competência estética e artística, isto é que seja capaz de expressar suas emoções, sensibilidade em suas produções artísticas; capaz também de interagir com materiais, instrumentos e metodologias variadas em artes como teatro, dança, música, artes visuais e relacionar-se bem com sua produção artística, inclusive com a do outro; importante é o aluno saber identificar, compreender a arte como fato histórico e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com