TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Artes

Artigos Científicos: ATPS Artes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  7.425 Palavras (30 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCACAO A DISTANCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Cicera Simplicio RA: 282805

Isabel da Silva Freita RA: 263223

Maria Ferreira da Silva RA: 205805

Renata Cristina Reis RA: 266634

Suely Ap. Benitez RA: 269235

Pora Ponta MS

2012.

RELATO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS A PRÁTICA ARTISTICAS.

Relatório n°1.

É com nostalgia que trago à tona as minhas lembranças da Escola Municipal Emanuel Marinho da Costa, núcleo III, em Petrolina Pernambuco, onde estudei da pré-escola à 8ª série.

Sou Cícera, hoje com 32 anos, mas me recordo com se fosse hoje, das aulas de Educação Artística, sim pois naquela época era assim que se chamava a disciplina de Artes; as aulas de Educação Artística, eram bastante aguardadas por nós alunos, pois víamos as aulas como um momento de diversão e lazer, aprendíamos como trabalhar as cores primárias para se obter outras cores, fazíamos muitos objetos com palitos de picolé como casa, porta guardanapos. Me recordo de um trabalho que fizemos com cacos de vidros temperado e que cada aluno fizeram verdadeiras obras de artes, foi um trabalho realizado na 6ª série com a professora Ana Célia onde cada aluno tinha a liberdade de escolher os objetos que iriam fazer e um dos objetos que mais se destacou foi um abajú com a aba colorida e coberta com esses cacos e quando ligava a iluminação encantava os alunos. Outro trabalho que fizemos que ficou maravilhoso, foi um trabalho com retalhos de tecido e fitas de cetim, onde cobríamos potes de maionese e ficaram um graça! Usamos esses potes para guardar algodão, cotonetes, xuxinhas enfim tinha muita utilidade e um trabalho que instigava a nossa criatividade.

Mas algo que aprendi nas aulas de Educação Artística e que realmente me marcou, foram as aulas de crochê. Aulas que tivemos com a saudosa professora Rosineide que já não está no meio de nós, mas suas aulas marcaram porque foi algo que aprendi, gostei e faço até hoje, quando tenho tempo, confecciono tapetes de crochê e é um trabalho que me encanta; com certeza a professora Rosineide quando me ensinou aquelas correntinhas de crochê, que é a base de todo trabalho em crochê, não sabia que suas aulas me acompanharia por toda a vida.

Obrigada, professora Adriana por me proporcionar essa viajem no tempo e lembrar os colegas de classe e professores que há anos não nos vemos.

Relatório n° 2.

Sou a Isabel da Silva Freita, na época que estudei Artes era chamado de Educação Artística. Lembro que estudei Renascimento Renascença Italiana.

A Itália, com epicentro em Florença deu ao mundo uma tal gama de geniais artistas que parece milagrosa, tentando entender por que tantos grandes mestres nasceram no mesmo período. A capela sistina como um dos locais mais propícios para aquilatar a dimensão desta exploração criativa. Para a sua feitura correram os maiores nomes de que dispunha a Itália no momento.

Arquitetura e decoração: Barcio Pontelli foi o autor do projeto arquitetônico para a construção da capela. Este Florentino era um dos responsáveis pela reformulação e revitalização urbanística que Sisto IV efetuava em Roma, tendo realizado dezenas de obras públicas.

O teto da capela Sistina ( Michelangelo): na realização desta grandiloqüente obra concorreram amor e ódio. Michelangelo teria feito este trabalho contrariado que era mais um escultor que um pintor. A parede do altar foi destinada conservar a maior pintura na qual Michelangelo dedicou todo seu engeio e força: O juízo final.

O aresco ocupa inteiramente a parede atrás do altar. Para sua execução, duas janelas foram fechadas e algumas pinturas da época de Sisto IV apagadas; os primeiros retratos de papas, a primeira cena da vida de Cristo e a primeira da vida de Moisés. Uma imagem da virgem da Assunção de Perugino, onde o próprio Michelangelo havia pintado os ancestrais de Cristo.

Também estudei em Educação Artística pinturas dirigidas. Pintar espaços indicados com as cores e descobrir um lindo desenho.

Relatório n°3.

Meu nome é Suely, tenho 34 anos, e gosto muito do curso que estou fazendo, e vou tentar passar, tudo o que eu me lembro das aulas que eu tive de Artes.

Lembro e um professor de Artes que ficou muito na minha memória, gostava muito dele e de suas aulas, lembro que a sala inteira ficava muito feliz quando ele entrava na sala de aula, suas aulas eram muito divertidas, onde todas as aulas eram diferentes uma das outras.

Tivemos muitas aulas de pintura, no papel fazendo arco-íris, as cores primárias, fazíamos bolinha de papel e pintávamos e colocávamos na cartolina, trabalhávamos com corte de papel, de várias cores e colávamos formando árvores e misturávamos as cores primárias para obter outras cores, cortávamos cartolina e fazíamos quadrados, retângulos e triângulos. Trabalhávamos muito com recortes de revistas, aprendíamos a usar pincéis e giz de cera, trabalhos com caixas de produto de higiene, garrafas peti, fazíamos casa, árvores com palitos de picolé, palito de fósforo.

Enfim, lembro-me que eu gostava muito das aulas de Artes e sempre fui uma aluna participante.

Podemos observar através dos relatos acima, que há muita coisa em comum nas aulas que tivemos na nossa infância, como por exemplo, as atividades de pinturas em riscos, trabalhos com palitos, garrafas etc. podemos observar que as aulas de Artes naquela época na verdade não eram tidas como aulas de uma disciplina que fazíamos por obrigação, para não ser reprovada ou algo parecido, mas sim aulas realizadas com prazer e muita criatividade.

Do mesmo jeito que observamos semelhanças das aulas também constatamos que há contrastes, não sei se seria essa a palavra correta, mas no relato da nossa amiga Isabel, observamos que ela tem uma ótima memória, talvês até tínhamos essas aulas sobre a História da Arte e os principais artistas e suas obras, mas confesso que não nos recordamos.

QUAL É O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com