TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Trabalho Universitário: ATPS DE ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  2.609 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS DE ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Trabalho apresentado a disciplina Arte, Criatividade e recreação, sob orientação da professora (*), como exigência parcial para avaliação.

Corumbá

2013

Conceitos de Arte e Educação que permearam a formação inicial dos alunos da equipe

De acordo com as vivências e memórias escolares retratadas por cada uma de nós é nítido observar a valorização das culturas sendo aplicado danças culturais festa junina, festa da primavera, festa do estudante, apresentações com músicas, teatros entre outros eventos. Era tudo levado a sério e muito ensaio.

As danças eram apresentadas com roupas típicas de acordo com cada festa, sendo assim, a decoração da escola sempre destacava a altura do evento. A criatividade também era bem desenvolvida para decoração e na confecção das lembrancinhas nas datas comemorativas, cada uma mais linda que a outra.

Lembrando que as roupas eram confeccionadas pela própria professora que eram feitas com diferentes matérias, mas todos em grandes estilos sendo eles, papel crepom e até mesmo tnt.

Refletindo sobre nosso histórico de atividades de artes e recreação na escola, concluímos que tais atividades, tinham uma contribuição para o desenvolvimento do aluno, principalmente no que se refere à parte motora e intelectual.

O que não ficava claro é qual era o objetivo dessa atividade, que exata contribuição isso traria ao aluno, uma vez que certas atividades mais pareciam treinar o aluno para os afazeres domésticos como a execução de receitas culinárias, ou então de inculcar uma doutrina ou modelo político como os desfiles em sete de setembro e as confecções de bandeirinhas do Brasil e cata ventos em verde amarelo. Em nenhuma dessas atividades percebe-se a iniciativa de levar o aluno a pensar, desenvolver uma visão critica da meio que o cercava.

Poderia ser inserido na sala de aula atividades e brincadeiras que vivenciassem o cotidiano dos alunos e estimulassem a iniciativa da livre expressão por meio da pintura livre, formação de grupos que entoassem canções de suas próprias composições, danças etc.

“Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?”

O objetivo da arte no currículo escolar, não é formar artistas, mas a de despertar no aluno uma visão consciente e capacitá-lo para exercer sua cidadania.

O que deve ser despertado no aluno por meio da arte é aquilo que ele por si só já carrega, ou seja, a sua capacidade de pensar, refletir, e ter uma visão critica e consciente do mundo ao seu redor.

Por isso deve ser sempre estimulado, motivado no aluno, a criação, invenção, produção e a reconstrução transformadora.

A arte na Educação precisa ser entendia como desenvolvimento das aptidões e potencial de cada um, não se pode em hipótese alguma manipular o aluno como se fosse um objeto, ao contrario deve ser tratado como ser humano, único, exclusivo e com diferenças pessoais.

Da mesma forma não se deve levar o aluno a realizar atividades meramente reprodutivas, é preciso que na aplicação das atividades seja de recreação, ou artística o aluno se auto-reconheça, expresse suas próprias opiniões, seus sentimentos, sua percepção com seu grupo.

O ensino de arte contemporânea requer uma mudança em nossa concepção. Devemos agora procurar desenvolver habilidades para interpretar obras de arte, para fazer sentido delas. Ver a maneira como os estudantes a interpretam e não mais somente como as percebem. A percepção está junto com a interpretação.

Portando o papel da Arte no mundo contemporâneo é de manter vivo no ser humano aquilo que ele tem de melhor, que é sua capacidade transformadora, criadora, inovadora que produza em cada um o prazer pela vida, e a certeza de que não há limites e nem barreiras para a criação inspirativa do homem.

“Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística?”

Partindo do princípio de que a criança aprende brincando, a educação infantil deve privilegiar o tempo e o espaço para que a aprendizagem aconteça, não esquecendo que as brincadeiras proporcionam um contato social e reorganização das relações emocionais, favorecendo a integração com outras crianças e possibilitando que as mesmas superem seus medos e inseguranças.

Assim, durante os estudos e abordagens teóricas, devemos: discutir o conceito de Arte e do fazer artístico (produção) em suas diferentes linguagens a sua importância na formação humana; discutir o conceito e analisar as referências teóricas que permitem a compreensão de brinquedos e brincadeiras na educação infantil; discutir o conceito de jogo; identificar os tipos de jogos tradicionais infantis, de faz-de-conta e educativos; propor metodologias para estimular a utilização de brinquedos e brincadeiras na educação e compreender a importância do brincar.

Os objetos pedagógicos e as atividades lúdicas vêm sendo criados e utilizados por educadores com o intuito de melhor promover o estudo da arte e a educação, criando possibilidades que favoreçam a criatividade dos alunos, permitindo liberdade de expressão ao realizar as atividades, são alternativas para se trabalhar em sala de aula, como forma para que o aluno compreenda melhor aquilo que o professor está querendo transmitir, utilizados para estimular as diferentes maneiras de interpretar e de contextualizar uma obra de arte e tem sido utilizados por um grande número de professores, para que os estudantes aprendam a apreciar as aulas e sua própria história.

PLANO DE AULA

Anos 1º e 2º

Tempo: 4 aulas

Identificando os sons

Objetivos gerais:

- Permitir a criança, conhecer e distinguir os diferentes tipos de sons;

- Intensidade do som (grave, agudo, baixo, alto, longo ou curto);

- Funcionamento dos instrumentos musicais;

- Meios de reprodução do som;

Objetivo específico:

-Despertar na criança a curiosidade pelos diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com