TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Artes Criatividade e Recreação

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 13

                         UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

                             CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

                                          CURSO DE PEDAGOGIA

                         ATPS – Artes Criatividade e Recreação

Alunos:

Célia de Oliveira Castro              RA: 3815668429

Layla Rayane S. de Araújo          RA 4300067722

Maria Helena Mendes da Silva  RA 4300067730

Sara do Nascimento Silva            RA 4300067728

 

Professora tutora Presencial: Maria do Socorro de Jesus

Professora tutor a Distância: Elisângela da cruz

Professora EAD Distância: Maria Clotilde Bastos

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de__ Artes Criatividade e Recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Elizângela Siqueira e Maria do socorro de Jesus (tutora presencial).

                                     VALPARAISO DE GOIÁS – GO

                                                              2014

       

                                         

                                             SUMÁRIO

Introdução.

3

Etapa 1- Tempo de Educação Artístico na Escola

4

Etapa 2- O papel da Arte na Educação contemporânea                           

6

Etapa 3- As habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística são.

8

Etapa 4- A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil 

10

Considerações finais

11

Referências Bibliográficas

12

                         

                                               INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo falar das diferentes maneiras que a educação tem de sair da monotonia e passar a ser um local de criatividade e informação para os nossos alunos. Possibilitando a eles uma aprendizagem de maior qualidade através do desenvolvimento ou do planejamento de um projeto educativo significativo, baseado em uma forma mais fácil de explicar um conteúdo com uma peça de teatro, músicas, pintura e texturas, desenhos e esboços, paráfrases e contos melhorando assim seu desenvolvimento.

   

                    Tempos de Educação Artísticas na Escola

A Arte contribuiu muito no meu processo de aprendizagem, ao fazer o resgate de memórias, que as brincadeiras de faz-de-conta, regras e jogos de construções fizeram parte de minha infância sinto novamente o prazer de criar. Meus pais me colocaram na escola eu já tinha sete anos, iniciei a antiga 1ª série, meus desenhos eram riscados com gravetos em areia, ou no quintal de chão de cimento com carvão, quando obtive coordenação motora passava para o papel utilizando lápis de cor, canetinha, giz de cera e pintura a guache. Lembro dos desenhos desenvolvidos assim que entrei na escola, Com folha branca faz a dobradura depois corta e em seguida pinta, colocando o laço. Outros trabalhos mais feitos no meu tempo na escola eram os desenhos como as datas comemorativas, por exemplo, o dia da Bandeira, dia da Árvore, dia do Soldado entre outros mais.  Alguns dos desenhos similares dos quais fazíamos na escola. (Célia).

[pic 1] [pic 2] [pic 3]

Lembro-me que em meus tempos de criança na 3ª serie (hoje 3ª ano) ensino fundamental I, a professora pediu que cada aluno fizesse uma atividade, (nós tínhamos aula de desenho e pintura) então eu desenhei uma casa com  arvores e plantas, e com as caixas de fósforos e cola que levei de casa, eu fiz um quadro com os palitos de fósforos, e depois de finalizado coloquei o desenho no quadro. Fiquei muito feliz porque a professora fez elogios e disse que estava muito bonito, diante do elogio Recordo-me que comecei a desenvolver outra atividade, como apontar lápis de cor e colar em uma folha de papel em branco formando desenhos. Desenvolvendo criatividade (Maria Helena)

[pic 4] [pic 5][pic 6]

Eu estudei em uma escola na minha educação infantil e ensino fundamental I, em que os professores sempre estimularam o nosso contato com a arte, tanto com pinturas, musica, danças e teatros, eles levavam essa disciplina a serio, e isso me ajudou muito no desenvolvimento da minha criatividade.

Lembro quando era pequena fui a vários passeios com a escola para teatros e museus, mas tudo eles usavam com uma finalidade pedagógica, assim também com musicas aprender a cantar a escutar grandes cantores brasileiros, as atividades tinham sim um objetivo pedagógico e as professoras conseguiam alcançar eram aulas diferentes com colagens, pintura e artesanatos, nunca elas repetia.

Uma atividade que acho legal das crianças desenvolverem pensamento critico, a formação sensível e o desenvolvimento da criatividade e colocar uma musica em sala de aula, mas claro uma musica pedagógica como: Aquarela-Toquinho, pedir que leia tenham atenção em cada trecho e dividir partes da musica eles deveram desenhar os objetos e imagens do jeito que eles imaginam, o professor deve respeitar  a expressividade de cada um . (LAYLA)

                     

Uma das lembranças que tenho é das aulas de artes, quando estava na 3° série do Ensino Fundamental tinha uma professora chamada Eunice e toda semana ela pedia para que levássemos materiais como; embalagens vazias, palitos e garrafas pet para confeccionar  objetos com matérias recicláveis e então fazíamos exposições de nossos trabalhos.Com isso ela trabalhava a criatividade e conscientização dos alunos.(Sara)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (90.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com