TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Arte, Criatividade e Recreação

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.134 Palavras (13 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Universidade Anhanguera

Centro de educação a Distância

Curso de Pedagogia

Arte, Criatividade e Recreação

Bruna Stephanie Rodrigues Santos - R.A 431495
Vanessa Priscila Keppe – R.A 7530653271

Professora: Maria Clotilde Bastos

Tutor Presencial: Joel A. Silveira Júnior

Sorocaba, 01 de Setembro 2015

Índice

O que me lembro das minhas Aulas de Educação Artística.......................................1

Semelhanças e Contrastes das Memórias Escolares.....................................................2

Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?................................................2

Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística?......................................................................................................................3

PLANO DE AULA: Releitura da Obra “Flores” de Candido Portinari....................4

IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DO TRABALHO COM DESENVOLVIMENTO OBRAS DA DE ARTE CRIATIVIDADE PARA E O DA SENSIBILIDADE INFANTIL................................................................................5

Considerações Finais................................................................................................6

Referências Bibliográficas................................................................................7



O que me lembro das minhas Aulas de Educação Artística.

Vanessa Priscila Keppe

Recordo-me muito das aulas de Artes, que são as únicas lembranças que tenho de alguma atividade desenvolvida na escola que envolva minha criatividade.

Minha professora nos passava muitas atividades diferentes, desenho, corte colagem, entre outras. Ela pedia para que nós comprássemos cadernos de desenho sem margem, para que nós mesmos fizéssemos. Uma das atividades mais evidentes que ficou em minha memória é a Mandala, nós pegávamos uma folha branca, começávamos a desenhar e fazer várias formas diferentes, desenhávamos na folha inteira, e depois pintávamos cada forma de uma cor, assim formando um desenho lindo, como está abaixo. Outra atividade que me recordo, são as pinturas de Tarsila do Amaral, na escola nós fazíamos muito a Releitura das obras dela, e era muito interessante.

                                                                                                                      [pic 2][pic 3]

        

                                                                                                               

Mandala.                                                               O Pescador de Tarsila do Amaral.

Bruna Stephanie Rodrigues dos Santos

Na minha época de escola, nós fazíamos mais atividades de corte e colagem, utilizávamos revistas, jornais, e fazíamos atividades com esses materiais.

A professora nos incentivava muito a desenhar, reciclar, e a gostar das aulas de Artes, Nas épocas de Copa do Mundo, ou algum evento muito importante para o Brasil, nós sempre fazíamos bandeira com papel crepom, a professora nos orientava e nós montávamos as bandeiras, depois de prontas elas eram colocadas nos painéis das escolas para que todos apreciassem. Nós fazíamos muita dobradura, era uma das aulas que todos ficavam paralisados, olhando e escutando as explicações da professora para que depois pudéssemos fazer.

[pic 4][pic 5]


Bandeira do Brasil, feita com papel crepom.                      Dobradura.

Semelhanças e Contrastes das Memórias Escolares

Depois das reflexões feitas por cada uma, sobre as memórias escolares, podemos refletir que por mais que a diferença de idade exista, a Educação Artística (Artes) em nosso tempo de escola, era mais forte do que a Recreação. Nos duas relatamos as atividades que mais recordamos dos tempos de escola, depois de muita conversa, concluímos que muitas coisas que nos vivenciamos e fizemos dentro de sala de aula, são parecidos e tem o mesmo objetivo, incentivar a reciclagem, a imaginação e a criatividade dos alunos, atividades sempre com pintura, corte e colagem.

Quando mais novos, nós não entendemos muito a importância de cada matéria, e de cada atividade desenvolvida dentro de sala de aula, mas depois de um tempo nós percebemos para que cada coisa que fizemos serve.

Qualquer um, principalmente as crianças, sentem prazer em pintar, rabiscar, cortar, colar, entre várias outras formas de trabalhar a Arte. Durante essas aulas mais interessantes aos olhos das crianças, podemos perceber que elas se expressam de maneira diferente, utilizando sua imaginação para inventar ou até mesmo transformar algo velho em algo novo, ou até mesmo diferente daquilo que está ali.

Nos dias atuais, materiais diversos existem e são utilizados, facilitando o aprendizado e o interesse das crianças em desenvolver determinada atividade.

Materiais como: argila, isopor, papéis diferentes, tinta, entre outros, são muito importantes para que a criança tenha liberdade para inventar, e descobrir as diversas utilidades que tem esses materiais.

Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?

Em todo o tempo em que estudamos, nos perguntamos: O que é Arte?

Dentre todas as definições, podemos resumi-las em: Arte é tudo aquilo que expressa sentimentos, idéias, e vontades, tudo aquilo que nos traz mansidão. A Arte está ligada a Educação, através do estudo da Arte, desenvolve-se o imaginário, visando ao aluno, entender as variadas formar de sonhar, agir, sentir, pensar.
Sendo assim, analisamos que as atividades e materiais necessários para o desenvolvimento das habilidades artísticas do aluno acontecem gradualmente por etapas, sendo de estrema importância a transição de cada uma delas, desenvolvendo no aluno as suas competências artísticas, visando a importância de identificar e compreender a Arte, respeitando o conteúdo como qualquer outro, dando a ele sua devida importância dentro de suas diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (606.1 Kb)   docx (486.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com