TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

Artigos Científicos: ATPS: ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ACADÊMICO RA:0000000000

ATPS: ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

PARANHOS-MS

2014

Sumário

1- ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO 3

2- TEXTO NARRATIVO BIOGRÁFICO 5

3- QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA? 6

4- QUAIS SÃO AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS, COM BASE NAS PROPOSTAS DESTES DOCUMENTOS, PARA CADA UM DOS PILARES DA EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA? 8

5- PLANO DE AULA 10

6- A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E DO TRABALHO COM AS OBRAS DE ARE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE INFANTIL 12

REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS:) 13

Arte, Criatividade e Recreação.

A educação tem por objetivo principal formar cidadãos críticos e criativos com condições aptas para inventar e ser capazes de construir cada vez mais novos conhecimentos. O processo de Ensino/Aprendizagem está constantemente aprimorando seus métodos de ensino para a melhoria da educação.

A aula de artes e o lúdico são alguns desses métodos que estão sendo trabalhados na prática pedagógica, pois se utilizados de forma coesa e correta, contribui para o aprendizado do aluno, e possibilita ao educador o preparo de aulas mais dinâmicas, fazendo assim com que o aluno interaja mais em sala de aula, pois cresce a vontade de aprender, seu interesse ao conteúdo aumenta e dessa maneira ele realmente aprende o que foi proposto a ser ensinado, estimulando-o a ser pensador, questionador e não um repetidor de informações.

As brincadeira e recreações consistem em um conjunto de elementos que organiza a vida social de toda a criança. Pais, médicos e professores concordam que sua existência é essencial à saúde física, afetiva e intelectual do ser humano. O uso dos jogos e brincadeiras contribuem para que professores dinamizem mais suas aulas, assim, a aprendizagem se dá espontaneamente, sem que haja a imposição dos conteúdos de forma hierarquizada como vem sendo feito em muitas escolas e para que o conhecimento seja acessível aos alunos de forma mais prazerosa. Utilizando o jogo adequadamente o professor dispõe de mais uma estratégia que o auxiliará no planejamento de suas aulas.

A Educação em Arte no ensino fundamental tem um papel primordial envolvendo os aspectos reflexivos, sensíveis, expressivos e culturais.

Sendo assim é bastante significativo, que o professor de artes compreenda que sair da sala de aula facilitaria a sensibilização da criança nos processos expressivos e culturais. Ou seja, interagir com vários espaços culturais que produzem esse tipo de saber, buscando conteúdos apropriados para o ato de “brincar aprendendo”, com liberdade cognitiva na expressão dos sentimentos. “Brincar” por meio do ensino da arte, conduz a criança a vivenciar-se, perceber-se e reconhecer-se, estimulando a sua natureza, elevando a autoestima, e fazendo com que reconheça o seu valor. O brincar e experimentar na arte, assim como experimentar vários materiais não estruturados como sucatas, cacos e outros elementos de composição criam situações planejadas não fixas, alteradas em seu próprio movimento, criando possibilidades da emersão do talento artístico, tornando o espaço escolar num espaço de experimentação, que educa e transforma. A experiência transformadora pode ser iniciada pela pintura, livro, desenho, música, teatro, dança, tecnologia ou todo qualquer impulso. A arte pode ser utilizada como estratégia para atingir esse caminho e um bom Professor de Arte tem a capacidade de colocar a criança nesse lugar – no espaço de experimentação. O desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento e requer grande consideração no sentido de valorizar desde o início da vida da criança, considerando a bagagem que trás de casa, assim como seu próprio dia-a-dia. O ato de desenhar deve ser considerado um fator essencial no processo do desenvolvimento da linguagem, pois o ser humano não é neutro; é "receptor de sensação e doador de significação, usufruidor de sensação e interrogador de significação" (Soulages, 2004, p. 21).

Através das aulas de artes, as crianças desenvolvem a autoexpressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros, levando-os a interessarem-se pelas produções que são realizadas não só por ele, mas também por seus colegas.

Através do ensino de artes, o professor estará levando o aluno a se interessar pelas produções que são realizadas por ele mesmo e por seus colegas, bem como por diversas obras consideradas artísticas a nível regional, nacional e internacional.

Enquanto mediador do conhecimento, o professor é essencial para incentivar o aluno, seja ele pelo caminho da arte ou por outra área do conhecimento, oferecendo os melhores suportes, de forma que venha a somar no crescimento e formação do mesmo.

Texto Narrativo Autobiográfico

Não possuo muitas recordações das minhas aulas de artes das séries iniciais, mas do pouco que lembro é sobre alguns professores contando algumas histórias, pintura de desenhos prontos, alguns desenhos á mão livre, poucas brincadeiras e jogos e alguma musicalidade, ou seja, nada que aguçassem a nossa curiosidade e nos deixasse com gostinho de quero mais. No ensino fundamental nas séries finais, pintávamos desenhos e realizávamos textos sobre os períodos artísticos, ás vezes era proposto que fizéssemos alguns teatros, mas as aulas eram maçantes, pouco atrativas e no geral muito chata.

Concluo assim, que as aulas de artes não foram muito interessantes, talvez até por esse motivo eu possua poucas lembranças de minhas aulas de artes tanto nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com