TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Arte,Criatividade e Recreação

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 11

Faculdade Anhanguera UNIDERP

Pedagogia

Disciplina: Arte, Criatividade e Recreação.

Alunas:

Joiciane Rocha de Jesus RA: 6506253276

Joicilene Rocha de Jesus RA: 6506251249

Querén Moreira da Silva RA: 6574310380

Raquel Gonzaga Ribeiro RA: 7930703892

Sandra Alves Martins RA: 6506250287

“O papel da Arte da Criatividade e da Recreação no contexto Educacional”

Tutora Presencia: Flaviane Pires

Anápolis/Go

Atividade Prática Supervisionada entregue como requisito para conclusão da disciplina

“Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientação da professora Maria Clotilde Bastos e Tutora Presencial Flaviane Pires.

Anápolis/Go

2015

Memórias Escolares

A Arte é uma produção da realidade, seja um objeto, uma situação, um fato, um contexto social, ou outra, ela favorece a expressão humana, de forma livre, expressando suas emoções, sensações, percepções, sonhos, descontentamento, etc.

As recordações que tenho dos meus anos iniciais na escola me faz viajar no tempo, pois os trabalhos artísticos que fazíamos durante as aulas de artes eram fantásticos, como por exemplo, mosaicos, artesanatos, vasos de argila, caixas de papelão encapadas com revistas picadas, pude até escrever um livro com historias escritas e ilustrada por mim, foi um marco, pois, recebemos os livros com as historia de toda a turma em cerimônia realizada na escola.

Lembro-me também que usávamos muito lápis de cor e giz de cera para desenhar e desenvolver nossa coordenação motora, a professora de artes nos ensinava a fazer cartazes coloridos, bichinhos de papel, de palitos e de massinha.

Algo que me chamava bastante atenção eram todos os trabalhos expostos no pátio da escola, não para outras pessoas julgarem o mais bonito ou bem feito, afinal desenvolvíamos todos com o mesmo entusiasmo e alegria.

Na educação, a arte pode permitir o desenvolvimento integral do aluno, na medida em que se desenvolve a livre expressão, a sensibilidade, a compreensão, as habilidades de criar, elaborar, interpretar, pensar, questionar, e retratar sua própria realidade.

A importância da Arte na educação contemporânea

Por meio da arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada.

As artes são uma parte essencial da experiência humana. Não é uma frivolidade. Recomendamos que todos os estudantes estudem as artes para descobrir como os seres humanos usam símbolos não verbais e se comunicam não apenas com palavras, mas através da música, da dança e artes visuais. (SMITH 1997, p.97).

A relevância de abordar a arte contemporânea na escola está na diversidade de experiências que ela apresenta, na relação com outras áreas, na proximidade da arte com a vida e sua constante mutabilidade, que a torna um importante veiculo para a produção de sentidos, desta forma os professores de história, português, matemática, informática podem se unir para trabalhar interdisciplinarmente a partir das Artes, pois, a eficiência da mesma pode desenvolver formas sutis de pensar, diferenciar, comparar, generalizar, interpretar, conceber possibilidades, construir, formular hipóteses e decifrar metáforas.

A inclusão da arte contemporânea no ensino de artes requer uma reformulação de métodos, como a adoção de uma atitude aberta do educador, não se adaptar a essas transformações é ficar estagnado no tempo para a educação.

Uma noção que observamos na atualidade, e que se encontra ainda fortalecida no passado, é que a educação continua em parâmetros avaliativos ultrapassados.

Para Pontes (2009, p.32) “A visão contemporânea de Arte na Educação tem colocado a necessidade de resgatar o valor da arte nas escolas como um saber e um fazer passível de reflexão e de construções cognitivas; um conhecimento que pode ser aprendido e ensinado também na escola”.

A Lei 5692/71 instituiu a Educação Artística no currículo oficial das escolas de Ensino Fundamental e Nível Médio, mas pouco se refletiu sobre a complexidade da Arte contemporânea e seu papel nas escolas e principalmente na vida dos alunos, deixando fazer qualquer coisa a partir de sensibilização simplista ou da apropriação de sucatas, pouco se importando com a pessoa criadora, nos seus tempos e espaços situacionais e contextuais.

Agindo desta forma, os professores se omitem e acabam traduzindo o fazer artístico como meio de liberar emoções; levando à alienação da realidade e retirando do processo criativo a importância de aspectos cognitivos.

As artes fornecem um dos mais potentes sistemas simbólicos das culturas e auxiliam os alunos a criar formas únicas de pensamento. Em contato com as artes e ao realizarem atividades artísticas, os alunos aprendem muito mais do que pretendemos, extrapolam o que poderiam aprender no campo específico das artes. E, como o ser humano é um ser cultural, essa é a razão primeira para a presença das artes na educação escolar. (FERREIRA, 2001, p32)

Um trabalho artístico passa pela mente, pelo coração, pelos olhos, pela garganta, pelas mãos; que pensa, recorda, sente, observa, escuta, fala, toca e experimenta.

Um processo que desenvolve um campo de conhecimento tão importante quanto inatingíveis pela linguagem lógica, científica, tão presentes nos currículos escolares, que ainda são embasados por uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com