TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Arte E Criatividade

Pesquisas Acadêmicas: ATPS De Arte E Criatividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  3.859 Palavras (16 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Benedita Maria dos Santos RA:4300071805

Debora Renata O.R. da Silva RA:4571882993

Karina Matias da Silva RA:4300069222

Selma Abreu Fernandes RA:1299887650

Shirlei Aparecida P. Vieira RA:4300069231

Arte , Criatividade e Recreação

São Paulo / SP

2014

Arte , Criatividade e Recreação

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Arte , Criatividade e Recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Msc. Eliane Maria da Silva Anunciação e tutora Presencial Profª Maria Diorio .

1. ETAPA 1. Relato das memórias escolares relacionadas às práticas artísticas 4

2. ETAPA 2. Qual o papel da Arte na Educação contemporânea? ................... 6

3. ETAPA 3 .Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística? Plano de aula. ................................................ 7

4. ETAPA 4. A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil

nobres. ............................................................................... 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

REFERÊNCIAS...................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Enfatizar a importância da arte , criatividade e recreação na escola , e como de que maneira esses temas podem ser introduzidos na educação das crianças de maneira educativa e prazerosa .

Que através da arte podemos nos expressar e nos socializar com todos a nossa volta . O quanto é importante a arte de varias formas seja através de música, dança, teatro ou um simples desenho em um papel pode marcar a vida de uma criança .

Além de ser importante para o desenvolvimento é importante saber apreciar a arte como um todo de maneira que se possa ver o quanto é necessária em qualquer idade .

1. ETAPA 1

Relato das memórias escolares relacionadas às práticas artísticas.

Relato da aluna Benedita

“Na minha época as aulas de artes eram apenas de vez em quando não tinha um professor especifico da matéria .

Apenas o professor dava algum desenho para colorir ou pedia pra desenharmos livremente o que quiséssemos , poucas vezes usávamos tinta guache para colorir .

Fazíamos alguns trabalhos comemorativos como da Independência, Carnaval e Natal entre outros. Na minha opinião era uma ótima oportunidade de interagirmos juntos e desenvolvermos a nossa criatividade “.

Relato da aluna Débora

“Eu me recordo que na minha época tive aula de Educação Artística, aprendi sobre cores (as cores primárias e as secundárias). Nós fazíamos quadros, pinturas, coisas com purpurina realizamos algumas peças de teatro, dramatizando alguns contos de fada, flores com papel crepom, dobraduras, trabalhos com argila (barro), tudo dependia da criatividade da professora, em relacionar o assunto que nós tínhamos que aprender, com um tipo de arte que nós pudéssemos fazer.

Tínhamos a festa da primavera apresentações com músicas, teatros entre outros eventos onde toda escola se empenhavam em organizar e decorar a escola. Era tudo levado a sério e muito ensaio.”

Relato da aluna Karina

“ Eu me recordo das minhas aulas das minhas atividades artísticas, lembro que pintávamos desenhos de alguma historinhas lida pela professora e as vezes fazíamos desenho livre. Agora de um desenho que me lembro bem foi quando eu tive que desenhar minha mãe para um caderno de receitas para o dia das mães aquele sim foi o meu melhor desenho.

Também fazíamos recortes de jornais e revistas, colagem com papéis coloridos e palitos de sorvete era muito divertido essa aula diversificada fazíamos grupos de alunos era uma ótima oportunidade de conhecer melhor meus colegas de sala .”

Relato da aluna Selma

“No meu tempo da escola era bem diferente dos tempos de hoje, quando chegávamos na sala o professor ainda não havia chegado, fazíamos aquela bagunça, hoje em dia o professor chega primeiro que os alunos nas salas para organizar a aula e o espaço acho bem melhor e mais seguro. A minha professora de Ed. Artística dava bastante desenho voltados de acordo com a atividade do dia, usávamos bastante compasso e aquelas réguas com formas eu adorava, cantávamos bastante musicas também, coisa que não vejo meu filho de 8 anos fazendo desde seu primeiro ano no Ensino fundamental as musicas que ele aprendeu foram todas na creche, usávamos também bastante tintas guache. O único momento que tínhamos para brincar era o da hora do recreio brincávamos no pátio da escola, hoje em dia a maioria das escolas tem recreações direcionadas para os alunos como parques na escola, sala de leitura e de vídeo em relação a isso esta excelente.

Relato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com