TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abrindo as Portas Para as Bactérias

Por:   •  24/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.868 Palavras (12 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 12

Abrindo as portas para as bactérias

Análise bacteriana de fechadura de porta e batente da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Opening the doors to bacteria

Bacterial analysis of the door lock and jamb of the Federal University of Ceará (UFC)

Daniel Esses Nobre1

José Wilker Moraes Vieira1

___________________________________________________________________

RESUMO

A resistência bacteriana a antibióticos está cada vez mais comum, sendo cada vez mais difíceis tratar bacterioses. Com isso, se torna necessários estudos em ambientes que possuem um grande fluxo de pessoas, pois a incidência das mais variadas formas de microrganismos pode ser evidenciada. A partir disso, foram realizadas coletas de bactérias em dois locais da Universidade Federal do Ceará, onde forma feitas colorações de Gram, testes de catalase e antibiograma de quatro bactérias selecioandas das coletas. Todas as bactérias foram Gram-postivas e tiveração reação positiva ao teste de catalase, além de a grande maioria ser sensível aos antibióticos utilizados. Porém, é importante posteriores estudos para análises mais profundas das bactérias, como também dos mecanismos de em relação a alguns antibióticos, principalmente para descobrir se existe relação entre esporulação e resistência à antibióticos.

Palavras-chave: bactéria, Gram, antibiograma, antibiótico.

___________________________________________________________________

ABSTRACT

Bacterial resistance to antibiotics is increasingly common and it is increasingly difficult to treat bacterial infections. Thus, studies are necessary in environments with large flow of people, since the incidence of the most varied forms of microorganisms can be evidenced. From then on, bacteria were collected at two sites of the Federal University of Ceará, where the Gram staining, catalase and antibiogram exams of four bacteria selected from the collections were done. All bacteria were Gram positive and had a positive reaction to the catalase test, besides the great majority being sensitive to the antibiotics used. However, new studies are important for deeper analyzes of bacteria as well as the mechanisms of some antibiotics, especially to find out if there is a relationship between sporulation and resistance to antibiotics.

Keywords: bacteria, Gram, antibiogram, antibiotic.

___________________________________________________________________

1. INTRODUÇÃO

No decorrer das últimas décadas, o desenvolvimento de fármacos eficientes no combate a infecções bacterianas revolucionou o tratamento médico, ocasionando a redução drástica da mortalidade causada por doenças microbianas (Rang, Dale & Ritter, 2001). A descoberta e o uso clínico de vários antibióticos conhecidos foram concomitantes à emergên-

________________

1Graduandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará – UFC


2

cia de bactérias a eles resistentes (MADIGAN, 2016). Por outro lado, a disseminação do uso de antibióticos lamentavelmente fez com que as bactérias também desenvolvessem defesas relativas aos agentes antibacterianos, com o consequente aparecimento de resistência (SILVEIRA et al, 2006). A resistência microbiana refere-se a cepas de microrganismos que são capazes de multiplicar-se em presença de concentrações de antibióticos mais altas do que as que provêm de doses terapêuticas dadas a humanos (WANNMACHER, 2004).

Formalmente, o aparecimento de bactérias resistentes a antibióticos pode ser considerado como uma manifestação natural regida pelo princípio evolutivo da adaptação genética de organismos a mudanças no seu meio ambiente. Como o tempo de duplicação das bactérias pode ser de apenas 20 min, existe a possibilidade de serem produzidas muitas gerações em apenas algumas horas, havendo, portanto, inúmeras oportunidades para uma adaptação evolutiva. A frequência de mutações espontâneas para determinado gene em populações bacterianas é extremamente baixa, sendo de aproximadamente uma por 106-108 células por divisão (SILVEIRA et al, 2006). Desta forma, a probabilidade é de que uma célula em cada 10 milhões irá, ao dividir-se, produzir uma célula-filha contendo uma mutação em determinado gene (Rang, Dale & Ritter, 2001). Todavia, como é possível haver um número de células muito maior que este em uma infecção, a probabilidade1 de uma mutação produzir reversão da sensibilidade e resistência a determinados fármacos pode ser muito alta em algumas espécies de bactérias (SILVEIRA et al, 2006).

Com isso, esse trabalho tem por objetivo a análise da microbiota bacteriana, e de suas sensibiliades e resistência a diferentes antibióticos, encontradas na Universidade Federal do Ceará, pois, por ser uma universidade, há um grande fluxo de pessoas, sejam alunos, funcionários ou visitantes, que trazem bactérias de outros locais e que podem se contaminar com as bactérias já lá presentes.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Realizaram-se duas coletas pressionando levemente duas placas de contato, uma contra a fechadura da porta do Laboratório Didático de Zoologia (ZOOLAB) e outra contra o batente do bloco 906 – Anexo, ambos do Departamento de Biologia, Universidade Federal do Ceará, durante vinte segundos. Após, a placa foi guardada numa estufa incubadora B.O.D. durante 24 horas para que ocorresse o crescimento das bactérias coletadas e consequente formação de colônias. Seguida às 24 horas, a placa foi alocada numa geladeira para que o crescimento fosse cessado. Posteriormente, fizeram-se técnicas de semeadura por esgotamento com quatro bactérias para a obtenção de colônias puras. Para isso, foram usadas placas de Petri com meio Agar Padrão (Plate Count Agar – PCA) e uma alça esterilizada, sendo esta tocada na colônia inicial, colocada na placa com meio e deslizada em diferentes direções e ângulos para realização da semeadura. As placas foram guardadas na B.O.D. por 24 horas e colocadas na geladeira após esse período. Seguidamente, com as colônias puras prontas (fig. 1), fez-se o esfregaço da cultura juntamente com solução de NaCl (cloreto de sódio) 0,9% numa lâmina, tendo esta sido colocada sobre a lâmina também com a alça anteriormente ao esfregaço. Esperou-se secar ao ar. Após, houve a fixação com a passagem da lâmina sobre a chama de uma lamparina. Seguidamente, as lâminas foram banhadas respectivamente em Cristal Violeta por um minuto, em Lugol por um minuto, em solução de Álcool por vinte segundos e em Safranina por trinta segundos, sendo que entre uma solução e outra, houve banhos com água destilada para a limpeza da solução anterior e posterior banho de outra. Com isso, as lâminas foram levaadas para serem observadas em microscópios. As colônias foram novamente isoladas em meio de Agar inclinado para decorrentes utilizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (590.3 Kb)   docx (304.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com