TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acupuntura

Seminário: Acupuntura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  Seminário  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

• Na visão da medicina tradicional chinesa o mecanismo de ação da acupuntura é energético, onde a doença é resultante de um desequilíbrio da circulação da energia do indivíduo.

o Há o equilíbrio da circulação energética nos canais de energia através da estimulação de pontos específicos no corpo, onde a reequilíbrio da passagem de energia nos meridianos (canais de energia) e isso promovera o efeito da acupuntura.

• Esse equilíbrio da circulação da energia ta baseado no equilíbrio de yin e do yang e dos 5 elementos, nos quais o sistema orgânico humano está envolvido. Cada elemento tem efeito especifico sobre cada órgão do corpo.

• Na visão da medicina ocidental existem dois mecanismos:

o Mecanismo neural: quando o ponto de acupuntura é estimulado a uma mudança de potencial elétrico, devido a uma maior quantidade de terminações nervosas livres e encapsuladas nesse local ( arco reflexo medular)

o Mecanismo humoral: quando existe além da mudança de potencial elétrico, a liberação de neurohormônios, neurotramissores.

Cada ponto tem uma função energética e por conta disso promove uma alteração nos sintomas do indivíduo.

A teoria da relatividade é muito apropriada para entender a medicina chinesa.

• Energia para medicina chinesa: é o TCHI/ QI, que é o sopro vital

o Movimento, transitoriedade, todas as manifestações e modalidades de energia, energias que são próprias do indivíduos e não são medíveis (pensamentos, sentimentos, magnetismo entre as pessoas).

o O Tchi está presente em tudo e sob diferentes formas, sendo a própria manifestação do TAO.

o O TAO é o todo, é a origem de tudo no universo e vai dar segmento a tudo que existe. E o TCHI (energia) é a manifestação deste.

o O TAO vai se manifestar em duas diferentes polaridades, o Yin e o Yang. As duas são opostas, mas são complementares.

o O TAI CHI é o símbolo que representa o TAO

Existe uma dualidade, polaridades que se complementam e trazem o equilíbrio. Movimento, onde um gera o outro, na medida que um está no ápice e o outro começando a existir. Nada é totalmente yin ou totalmente yang, ambos sempre se contem, onde um sempre vai regular o outro. Isso representa tudo, acontece no universo.

Yang: polaridade positiva, todos os aspectos celestes, a cabeça, a copa das arvores, sol, claridade, dia, calor, etc. O ápice do yang é 12:00. Força masculina, raciocínio lógico, dureza, expansão. Captamos ela através do ar, de tudo que emite luz etc.

YIN: terra, lua, escuridão,frio, contração, fraqueza, recolhimento, aquietude, vazio, serenidade, intuição, energia feminina, concepção.

Recebemos através da terra e dos alimentos, do sono, descanso, da escuridão.

TCHI essencial: uniam do yin e yang que recebemos o tempo todo.

Energia ancestral: energia que recebemos dos pais quando nascemos (sopro de vida) e levamos como uma poupança de energia que gastamos um pouquinho todos os dias da vida. Longevidade é o poupamento dessa energia. A morte significa seu término. Essa energia está localizada nas supra renais.

Essas energias todas vão se juntar e ser transformadas em um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com