TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acupuntura Auricular

Artigo: Acupuntura Auricular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

A Medicina Tradicional Chinesa possui uma ampla e profunda atuação, com métodos ativos e passivos de intervenção, classificando-se em: Medicina Chinesa Interna (fitoterapia chinesa – farmacologia obtida de plantas, animais e minerais); Medicina Chinesa Externa (Acupuntura – com seus diferentes microssistemas formando, dentre eles: a moxabustão, a Tui Ná ou massagem tradicional chinesa, o Chi Kung – exercícios energéticos para manter a saúde e as auto-massagens).

Dentro dos microssistemas da Acupuntura, a Auriculoterapia (Acupuntura Auricular ou na orelha), é na atualidade um dos mais populares tanto dentro como fora da China. É um método pouco invasivo que conseguiu impor ótimos resultados, sendo bem aceita pelos pacientes. Os pontos auriculares são zonas específicas distribuídas no pavilhão auricular, refletindo fielmente a atividade funcional de todo nosso corpo. O pavilhão auricular está diretamente relacionado com um grande número de canais que se comunicam expressando a atividade funcional de todo nosso organismo. Por exemplo, quando temos alterações patológicas em nosso organismo, estas se manifestam na orelha, no ponto ou na área específica da região comprometida, através de mudanças, tais como: coloração da pele; dor à exploração tátil; presença de edemas, descamações, etc.

Devido a esta abrangência, a Acupuntura Auricular pode ser utilizada como auxiliar em vários tratamentos, incluindo o sistema endócrino (Diabetes Melito; obesidade; tabagismo, dentre outras). Tem eficiência reconhecida para o tratamento de cerca de 150 patologias, dentre elas: Desequilíbrios emocionais (fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, T.P.M.); Ansiedade ; Dores de coluna, joelhos, articulações; Alergias; Tabagismo; Insônia; Cefaléia; Constipação; Obesidade; Alterações provocadas pela menopausa e menstruação.

Tratamento:

É realizada a aplicação de agulhas muito finas, semi-permanentes, esferas ou sementes em pontos determinados na orelha, sendo deixados no local por um período de sete dias e, então, removidas. São utilizados materiais descartáveis para que o tratamento seja feito com máxima eficiência e segurança. Na primeira consulta, busca-se estabelecer qual o tipo de deficiência energética e emocional do paciente, selecionando os pontos de acordo com o diagnóstico. As agulhas descartáveis são inseridas e deixadas no local, sendo retiradas depois de uma semana. As sessões posteriores são iguais, evoluindo de acordo com a resposta de cada paciente. Usualmente, a freqüência é de uma vez por semana, porém, nos casos agudos sessões diárias podem ser necessárias.

A duração do tratamento depende do tipo de doença a ser tratada e da reação do paciente.

Este tratamento também pode ser aplicado em crianças, utilizando-se "sementes de mostarda" no lugar de agulhas. Não podemos deixar de ressaltar, que a visita ao médico é de suma importância para a melhor orientação e acompanhamento do tratamento.

Cleyton Padoan

Fisioterapeuta - CREFITO/3-28.979-F

Áreas de Atuação:

* Acupuntura (auricular / sistêmica ansiedade, stress, obesidade, tabagismo);

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com