TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agente bacteriostático

Artigo: Agente bacteriostático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 8

CONCEITOS GERAIS

Agente Bacteriostático

Um agente bacteriostático é um antibiótico. É um produtos farmacêutico que tem como princípio terapêutico impedir a proliferação dos microrganismos.

Detem a multiplicação de bactérias (fissão binária), seu aumento em número, mas não as matam, permitindo, num organismo, ao sistema imunológico a tarefa de eliminar a infecção.

Bactericida:

São todas as substâncias químicas ou processos físicos capazes de

destruir bactérias na sua forma vegetativa, não necessariamente os esporos

bacterianos.

 Degermação.ANVISA sabão (detergente) contendo um agente anti-séptico em sua formulação; se destina à degermação da pele. Exemplo: Clorexidina degermante a 4%; PVPI a 10%. Elimina detritos, impurezas e microrganismos da flora transitória e alguns da flora residente depositados sobre a pele do paciente ou das mãos do profissional com auxilio de métodos mecânicos através da ação de soluções com antissépticos.

Antisséptico: substância ou produto capaz de deter ou inibir a proliferação de microrganismos patogênicos, à temperatura ambiente, em tecidos vivos. São usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por ação de bactérias ou germes.

Assepsia é o conjunto de procedimentos que visamimpedir a introdução de germes patogênicos em determinado organismo, ambiente e objetos. É o cuidado com a limpeza e higiene de tudo que nos cerca. Quando este meio for isento de bactérias chamamos de meio asséptico

Antissepsia: é a eliminação das formas vegetativas de bactérias patogênica e grande parte da flora residente da pele ou mucosa, através da ação de substâncias químicas (anti-sépticos).

Sanitizante:

O sanitizante reduz o número de contaminante bacterianos até um

nível seguro. O termo se refere à condição de limpeza. Alguns detergentes se

qualificam como sanitizante. Não é necessário que um sanitizante seja germicida

Esterilização

Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de micro-organismos presentes: vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos, para um aceitável nível de segurança. O número, tipo e localização dos micro-organismos influenciam os processos de esterilização, bem como a presença de matéria orgânica, concentração, tempo de exposição e fatores físicos, como temperatura e umidade relativa.

Técnicas

Métodos físicos -

Esterilização por vapor

O vapor quente sob pressão é o método mais usado para esterilização de materiais médico-hospitalares do tipo crítico. Os materiais geralmente autoclavados são pipetas de vidro, béqueres e também algumas garrafas e meios de culturas resistentes. É não tóxico, de baixo custo e esporicida. Por esses motivos, deve ser usado para todos os itens que não sejam sensíveis ao calor e à umidade. calor úmido destrói os micro-organismos por coagulação e desnaturação irreversíveis de suas enzimas e proteínas estruturais. Este tipo de processo é realizado em autoclaves.

Esterilização por calor seco

Este método é reservado somente aos materiais sensíveis ao calor úmido. Guarda suas vantagens na capacidade de penetração do calor e na não corrosão dos metais e dos instrumentos cortantes, sendo porém um método que exige maior tempo de exposição para alcançar seus objetivos,

MÉTODOS FÍSICO-QUÍMICOS

De forma geral, os métodos físico-químicos são processos realizados com baixas temperaturas. A esterilização a baixa temperatura é requerida para materiais termo sensíveis e/ou sensíveis à umidade. O método ideal não existe e todas as tecnologias têm limitações.

Óxido de etileno

utilizado para esterilização de equipamentos que não podem ser autoclavados. A efetividade do processo depende da concentração do gás, da temperatura, da umidade e do tempo de exposição. Age por alcalinização de proteínas, DNA e RNA. As desvantagens para sua aplicação são o tempo necessário para efetivar o processo, o custo operacional e os possíveis riscos aos pacientes e aos profissionais envolvidos.

Radiação ionizante

Método extremamente caro de esterilização, tendo sido usado para tecidos destinados a transplantes, drogas, entre outros. Este tipo de esterilização é utilizada, especialmente, em artigos descartáveis produzidos em larga escala (fios de sutura, luvas e outros)

As vantagens do processo estão em permitir aos produtos serem tratados na sua embalagem de transporte, possui alto poder de penetração.

Desinfeccção

A desinfecção consiste em controlar ou eliminar os microrganismos

indesejáveis, utilizando-se processos químicos ou físicos, que atuam na estrutura

ou metabolismo dos mesmos.

São produtos representados por substâncias químicas,capazes de destruir bactérias, fungos e vírus, porém não destroem os ESPOROS.

Tudo que não pode ser esterilizado deve ser desinfetado.Tudo o que pode ser esterilizado não deve ser apenas desinfetado.

O processo de desinfecção pode ser afetado por diferentes fatores:

a- limpeza prévia do material

b- período de exposição ao germicida

c- concentração da solução germicida

d- temperatura e o PH do processo de desinfecção.

A desinfecção pode ser classificada de acordo com a tabela abaixo.

CARACTERISTICAS DE UM Desinfetante Ideal

• amplo espectro;

• ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com