TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algas

Seminário: Algas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Seminário  •  3.841 Palavras (16 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 16

ALGAS

Algas são vegetais inferiores, pluricelulares ou unicelulares, quase sempre aquáticos e, sobretudo marinhos. Aparecem em grandes quantidades nas praias, em determinadas épocas do ano, recobrindo o fundo do mar nas regiões litorâneas. No equilíbrio entre animais e plantas, as algas desempenham papel de grande importância, pois além de constituírem a base da cadeia alimentar marinha, fabricam cerca de um terço da matéria orgânica produzida em nosso planeta. Além de empregadas como fonte de alimento em alguns países do Oriente, as algas foram, durante muito tempo, utilizadas na Europa para o adubo do solo. Ricas em sais de potássio e cálcio, elas podem ser usadas como adubo orgânico, em estado natural, ou como adubo mineral, na forma de cinzas. Certas algas vermelhas, por sua vez, são usadas como matéria-prima para a produção do agar-agar, substância gelatinosa utilizada como meio de cultivo em pesquisas bacteriológicas e como suporte para a fixação de princípios nutritivos na indústria alimentícia.

Características

As algas constituem a base evolutiva do reino vegetal. Como todos os vegetais, possuem clorofila, pigmento de coloração esverdeada com o qual realizam a fotossíntese. Por meio desse processo, as algas produzem matéria orgânica a partir de sais inorgânicos, água e dióxido de carbono, utilizando como fonte de energia a luz solar.

Equação Geral da Fotossíntese

2 H2X + CO2 ------> (CH2O)n + H2O + 2X 

Função Clorofiliana: Plantas Superiores e Algas

2 H2O + CO2 -------> (CH2O)n + H2O + O2 

Também fazem parte da composição desses seres vivos outros pigmentos, que imprimem a muitas algas coloração vermelha, parda, amarelada ou azulada, alojando-se em organelas celulares denominadas plastídios ou plastos.

As células de algumas algas apresentam elevadas concentrações de sais minerais, armazenados nos vacúolos, órgãos especiais que podem conter também as substâncias de reserva da planta, na forma de açúcares e graxas. As células, em sua maioria apresentam PAREDE CELULAR (contendo CELULOSE).

Esses organismos são encontrados nos mais variados habitats: alguns, na água doce; outros, seres marinhos unicelulares, formam o plâncton vegetal, que serve de alimento a inúmeros animais oceânicos; outros, ainda, têm como habitat o litoral ou as áreas pelágicas. As algas verdes ou clorofíceas são encontradas com mais freqüência em regiões superficiais, de maior iluminação, enquanto as espécies pardas ou vermelhas crescem em níveis inferiores. Algumas algas azuis e verdes formam associações com fungos, dando origem a liquens.

Os métodos de reprodução são quase tão diversificados quanto as formas e envolvem processos vegetativos, sexuais e assexuados freqüentemente caracterizados pela produção de zoósporos (esporos flagelados), gametas flagelados evoluindo, ainda para a oogamia em diversos grupos.

TAXONOMIA

CYANOPHYTA (Cianobactérias)

EUGLENOPHYTA (euglenóides)

CHRYSOPHYTA (diatomáceas) - principal constituinte do FITOPLÂNCTON

CHLOROPHYTA (algas verdes)

PHAEOPHYTA (algas pardas)

RHODOPHYTA (algas vermelhas)

PYRROPHYTA (dinoflagelados) - principal constituinte do FITOPLÂNCTON

DIVISÃO CYANOPHYTA - Algas azuis (= Cianobatérias)

São unicelulares, mas formam freqüentemente colônias laminares ou filamentosas. Apesar de estruturalmente semelhantes às bactérias, as algas azuis diferem delas por possuírem clorofila, pigmento encontrado em todos os eucariontes fotossintetizantes. Existem algumas bactérias que realizam fotossíntese, mas nesse caso, o pigmento é denominado bacterioclorofila.

Possuem um rudimento de retículo endoplasmático na periferia de seu citoplasma. Nas membranas desse proto-retículo se localizam os pigmentos de clorofila. Enquadra organismos isolados ou coloniais, com clorofila, mas sem cloroplastos.

Todos autótrofos fotossintetizantes e bons assimiladores do nitrogênio do ar, razão pela qual se constituem, geralmente, em espécies pioneiras na instalação de sucessões ecológicas.

Reproduzem-se por cissiparidade e são comuns em solo úmido e em rochas, bem como na água doce ou salgada.

Atualmente são considerados como um tipo de bactéria – as cianobactérias – pois sua estrutura se identifica mais com bactérias do que com algas.

Não possuem flagelos. Algumas espécies se locomovem por meio de movimentos oscilatórios.

Os principais exemplos são dos gêneros Oscillatoria, Anabaena, Microcystis, Planktothrix, Anaabaenopsis e Nostoc. Apesar de serem conhecidas como algas azuis, podem se revelar vermelhas, pardas e até negras.

Estrutura celular

PAREDE CELULAR: glicoproteínas + glicogênio.

“LAMELAS FOTOSSINTETIZANTES”

(Pigmentos)

- clorofila a

-ficocianina (azul) ficobilinas (tetrapirrólicos de cadeia aberta)

- ficoeritrina (vermelho)

Os pigmentos nos Monera estão associados a um sistema de membranas internas na célula, porém não há formação de nenhuma organela citoplasmática definida. Apresentam somente ribossomos.

Reprodução nas Algas Azuis

A reprodução das cianofíceas não coloniais é assexuada, por divisão binária, semelhante à das bactérias. As formas filamentosas podem reproduzir-se assexuadamente por fragmentação ou hormogônia: quebram-se em alguns pontos, dando origem a vários fragmentos pequenos chamados hormogônios, que, por divisão de suas células, darão origem a novas colônias filamentosas. Algumas formas coloniais filamentosas produzem esporos resistentes, denominados acinetos, que podem destacar-se e originar novos filamentos. Além de acinetos, algumas espécies possuem uma célula especial denominada heterocisto, cuja função ainda não está esclarecida, mas há indícios de que sejam células fixadoras de nitrogênio e de que auxiliem na sobrevivência e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com