TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algas

Resenha: Algas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Resenha  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

As algas, organismos eucarióticos fotossintetizantes, destituídos de tecidos diferenciados, são muito importantes para a manutenção da vida. A começar pelo fato de algumas espécies serem responsáveis por grande parte da fotossíntese executada em nosso planeta, disponibilizando gás oxigênio. Estas, conhecidas por fitoplâncton, se apresentam, ainda, como fonte de alimento para diversos seres vivos que habitam mares e lagos. Algumas algas verdes unicelulares, ainda, são eficazes no tratamento do esgoto, promovendo a decomposição aeróbica de resíduos orgânicos. Devido aos seus nutrientes, e à presença de nitrogênio e potássio em sua constituição, muitas espécies podem ser utilizadas como adubo natural ou servir de matéria-prima para a fabricação de fertilizantes para uso agrícola. Também podem ser usadas na culinária, os grupos mais consumidos estão as algas vermelhas (Rhodophyta) e as pardas (Phaeophyta). As algas mais conhecidas são as que estão presentes no sushi, kombu e o wakame, comidas típicas do Japão. Além do mais, pesquisas vem sendo realizadas para analisar a eficácia das algas no tratamento de diversas doenças, tais como asma, bronquite, verminoses, artrite e hipertensão.

As algas, dependendo da espécie, têm a capacidade de produzir as mais diversas substâncias químicas que são utilizadas desde muitos anos atrás até hoje nos mais diversos segmentos da Indústria: fabricação de papel, medicamentos, tintas, cosméticos, aditivos na indústria alimentícia e mesmo alimentos propriamente ditos. Hoje se pesquisam mais as espécies com propriedades antitumorais, antibióticas, antiinflamatórias e antitrombóticas. Há também espécies que apresentam grande resistência aos raios ultravioleta, podendo ser utilizadas na prevenção ao câncer de pele a partir de cosméticos, por exemplo.

Existeem diversos grupos de algas, tais como: Unicelulares (ex: diatomáceas e os dinoflagelados);

- Coloniais (ex: gênero Volvox);

- Pluricelulares (ex: algas pardas, algas verdes).

Outra forma vivente é a associação a outros organismos, como fungos, formando os líquens.

Os principais grupos de algas são:

- Algas verdes: Podem ser unicelulares, coloniais ou pluricelulares. Exemplos: ulva, alface-do-mar, Acetabularia (unicelular, se assemelha à um guarda-chuva). Filo = Clorophyta.

- Algas pardas: Maioria pluricelular, geralmente possuem bolsas de ar que permitem flutuação. Exemplo: sargaço. Filo = Phaeophyta.

- Algas vermelhas: Maioria pluricelular. Filo = Rhodophyta.

- Diatomácias: Unicelulares, de cor amarelada ou dourada. Possuem formas distintas com reforço de sílica na parede celular (carapaças), formando desenhos. Filo = Chrysophyta.

- Dinoflagelados: Unicelulares, de cor avermelhada e com dois flagelos. Filo = Pyrrophyta.

- Euglenofíceas: Unicelulares, com um único flagelo. Possuem uma estrutura fotorreceptora, que direciona a célula à luz. Filo = Euglenophyta.

Algas podem ser encontradas em boa parte do mundo, uma vez que são se suma importância para a manutenção da vida. No Brasil, elas podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com