TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algas E Protozoarios

Dissertações: Algas E Protozoarios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este reino é formado por seres dos mais diversos tipos: unicelulares, pluricelulares e coloniais, sendo conhecidas dezenas de milhares de espécies.

Todos são eucariontes, isto é, apresentam carioteca(membrana nuclear).

A nutrição ocorre geralmente por absorção, fotossíntese ou ingestão por fagocitose ou pinocitose. A reprodução pode ocorrer envolvendo processos sexuados e assexuados (fragmentação e bipartição). Esse reino é constituído por algas eucarióticas e protozoários. Alguns biólogos incluem os mixomicetos nesse grupo pelas suas características amebóides (são unicelulares e não possuem forma fixa).

As algas pluricelulares não apresentam tecidos ou órgãos bem definidos. Esse caráter de simplicidade fez com que esses seres vivos fossem classificados como protistas.

O grupo das algas possui grande diversidade, diferentes colorações, formas e tamanhos. A tendência atual é dividir esse grupo em filos.

OBJETIVOS

A proposta da aula foi conhecer melhor, por meio da microscopia ótica laboratorial, alguns representantes do Reino Protista por meio de amostras obtidas no zoológico dauniversidade e de culturafeita no laboratório de biologia aplicada.

MATERIAIS

 Algodão

 Álcool iodado

 Laminas para microscopia

 Microscópios

 Lamínula

 Álcool etílico

 Amostras de água do Zoológico

MÉTODOS

• Algas

Constituindo um grupo bastante heterogêneo, as algas podem ser unicelulares ou pluricelulares, microscópicas ou macroscópicas e de coloração bastante variável. São encontradas em vários tipos de ambientes: ocorrem em lagos, rios, solos úmidos, casca de árvores e principalmente nos oceanos. Daí o nome alga, palavra que vem do latim e significa "planta marinha".

Nos ecossistemas aquáticos elas são os principais organismos fotossintetizantes e constituem a base nutritiva que garante a manutenção de praticamente todas as cadeias alimentares desses ambientes. Assim, as algas, organismos clorofilados, são os mais importantes componentes do fito plâncton (contingente de organismos flutuantes de natureza vegetal). As algas, principalmente as marinhas, são também responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberados diariamente na biosfera.

A reprodução das algas pode ser assexuada, por meio da divisão longitudinal ou transversal de um indivíduo, ou por meio de esporos, como ocorre com os organismos unicelulares; ou sexuada, na qual duas células, ou gametas, procedentes de indivíduos distintos, se unem para formar um novo organismo.

Tipos de Algas

Euglenófitas

As euglenófitas ou algas flageladas verdes são também unicelulares e, como o nome indica, movimentam-se por meio de flagelos. Na maior parte organismos de água doce, têm como representante mais conhecida a euglena (Euglena viridis), que possui a capacidade de detectar a presença de radiações luminosas, graças a uma mancha ocular com um pigmento fotossensível.

Pirrófitas

As pirrófitas são algas unicelulares, providas de clorofila, caroteno e xantofila como pigmentos, razão pela qual tomam frequentemente uma coloração avermelhada. São pirrófitas as responsáveis pelas marés vermelhas que por vezes assolam algumas costas, e que chegaram mesmo a ser responsáveis pelo baptismo do Mar Vermelho. As substâncias de reserva são o óleo e o amido.

Crisófitas

As algas silicosas ou crisófitas são unicelulares e de vida livre ou colonial. Sua parede celular é impregnada de sílica, constituindo uma camada em forma de concha bivalve. Vivem tanto na água doce como na salgada, e são conhecidas pelo nome de diatomáceas.

Clorófitas (algas verdes)

As clorófitas (figura ao lado) tanto podem possuir estrutura unicelular como multicelular. Os talos das clorófitas multicelulares apresentam uma organização relativamente complexa. Possuem os pigmentos clorofila a e b, carotenos e xantofilas, a parede celular é constituída por celulose e o amido e sua substância de reserva.

Feófitas (algas pardas)

As algas pardas caracterizam-se pela estrutura exclusivamente multicelular. As dimensões de seus talos podem variar de poucos centímetros até dezenas de metros. Assim como as clorófitas, algumas feófitas também podem apresentar um talo de organização mais complexa que as outras. Possuem os pigmentos clorofila a e c, carotenos e fucoxantina. A parede celular apresenta celulose e algina, e os óleos e a laminarina são as duas substâncias de reserva.

Rodófitas (algas vermelhas)

Estas algas são predominantemente multicelulares e também podem atingir dimensões consideráveis. É comum o seu talo apresentar diversas ramificações, sendo que a sua base é diferenciada e presa a algum substrato por estruturas de fixação. Possuem os pigmentos clorofila a e d, ficocianina e ficoeritrina, celulose e hidrocolóides na composição da parede celular, e amidodas florídeas, como substância reserva.

• Protozoários

Protozoários são seres unicelulares, eucariontes e heterótrofos. São classificados baseando-se na sua maneira de locomoção em quatro grandes grupos, a saber:

• Rizópodes ou Sarcodíneos — movimentam-se por emissão de pseudópodes.

• Flagelados ou Mastigóforos — apresentam locomoção por batimento de flagelos.

• Ciliados — locomoção por cílios.

• Esporozoários — não se movimentam e são todos parasitas.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com