TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alterações No Envelhecimento Cardiovascular Do Idoso

Dissertações: Alterações No Envelhecimento Cardiovascular Do Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 4

"

Disciplina: Enfermagem na Saúde o Idoso SAE I

FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO: Sistema Cardiovascular

"

ESTRUTURA NO SISTEMA ALTERAÇÃO ANATÔMICA ALTERAÇÃO FUNCIONAL REPERCUSSÃO CLÍNICA FUNDAMENTAÇÃO

Aorta Alteração na textura do tecido elástico e aumento do colágeno Maior força ventriculae esquerda Aumento da pressão sistólica esquerda Os processos ocorrem na camada média, sob a forma de atrofia, de descontinuidade e de desorganização das fibras elásticas, aumento das fibras colágenas e eventual deposição de cálcio. A formação de fibras colágenas não distensíveis predomina sobre as responsáveis pela elasticidade intrínseca que caracteriza a aorta jovem , resultando portanto em redução da elasticidade, maior rigidez da parede e aumento do calibre.

Dilatação Fragilidade de suas paredes. Aumento da pressão sistólica e da pressão do pulso com moderadas repercussões sobre o trabalho cardíaco Aneurisma, geralmente assintomático, quando há sintomas como dificuldade para engolir , insuficiência respiratória, tosse e distúrbio da voz é porque o aneurisma está fazendo uma pressão sobre as áreas vizinhas . Alargamento ou aumento do seu diâmetro em determinada região do vaso causando fragilidade das paredes e pode levar ao extravasamento de sangue através delas.

Depósito de amilóides Diminuição da função cardíaca Fadiga e falta de ar ao realizar atividades Quanto maior o depósito dessa proteína , menor será a função cardíaca

Pericárdio Espessamentp difuso ( sobretudo nas cavidades esquerdas ) Desgaste progressivo Pericardite crônica , seus sintomas são : dispnéia, tosse e fadiga . O tecido fibroso tende a contrair no decorrer do tempo, comprimindo o coração e reduzindo seu tamanho. A compressão aumenta a pressão nas veias que retornam o sangue ao coração porque é necessária maior pressão para enchê-lo. Ocorre um acúmulo de líquido e, em seguida, um escape , com aparecimento de edema nos membros inferiores , no abdômen e, às vezes, nos espaços em torno dos pulmões.

aumento da gordura epicárdica Menos barreira imunológica, menor regulação e distribuição local do fluxo vascular e menor proteção das artérias coronárias. È um fator de risco para uma série de doenças. Depósito de gordura visceral, localizado entre o coração e o pericárdio.

Endocárdio Espassamento e a opacidade Perda da disposição uniforme habitual Assintomatica Ocorre em especial no coração esquerdo , com proliferação das fibras colagenas e elásticas, fragmentação e desorganização destas com perda da disposição unifoem habitual devido ao resultado de hiperplasia resultante da longa turbulência sanguinea.

Miocárdio Acúmulo de gordura Dificuldade da passagem do sangue Pode ocorrer arritmias Cada artéria coronária irriga uma região específica do coração. Sendo assim, a localização do infarto dependerá da artéria obstruída. Mais raramente, o infarto pode ser causado por espasmo da artéria coronária (contração súbita da parede da artéria) interrompendo o fluxo de sangue ou por desprendimento de um coágulo originado dentro do coração e que se aloja no interior da coronária.

Depósitos de Lipofuscina Atrofia Miocárdica Comum em idosos que apresentam doenças consumptivas Admitida como real manifestação biológica do envelhecimento, sendo encontrada na velhice precoce e descrita como um estado chamado atrofia fosca , que é caracterizado pela atrofia do miocardioassociada a grande acumulo de Lipofuscina

Valva Mitral Calcificação deformação ou deslocamento da cúspide e altera seu fechamento normal Alguns casos observa-se um sopro sistólico nítido em área mitral Iniciam-se geralmente na parte média do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com