TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Educador físico e seu papel para a o envelhecimento bem-sucedido na prescrição de atividade física na promoção da saúde de idosos

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Márcia Rodrigues Prestes – 1189217

Educação Física Bacharel

O educador físico e seu papel para a o envelhecimento bem-sucedido na prescrição de atividade física na promoção da saúde de idosos

Projeto de Atividade Física na Terceira Idade

Claretiano - Centro Universitário

                                                                

PELOTAS

2017

Nas últimas décadas houve um aumento da população idosa em termos mundiais e tal fato é devido principalmente aos avanços científicos que permitiram a redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida.¹ Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas,² IBGE a taxa de mortalidade infantil, número de óbitos por cada mil nascidos vivos, no Brasil declinou de 31,7% para 22,5%-, entre 1999 e 2009. No Brasil no ano de 1980, a população idosa era de 6,07% da população total; passados vinte anos as pessoas com mais de 60 anos representavam 8,12%. Segundo dados do Censo 2010 atualmente o país tem 18 milhões de pessoas idosas, o que já representa 12% da população brasileira.

Juntamente com esses crescentes dados podemos perceber que há também um aumento ou um cuidado maior com saúde e qualidade de vida por parte dessa população. E que é preciso por parte do educador físico um olhar diferenciado para estes indivíduos.

Corroborando com o exposto acima foi realizada uma entrevista com duas idosas, uma fisicamente ativa e outra sedentária, a primeira pergunta foi:

Qual(is) procedimento(s) ou estratégia você utiliza para manter ou melhorar sua saúde?

A primeira entrevistada respondeu o seguinte:

Consultas médicas, não exagero na alimentação, faço treinamento funcional três vezes por semana, caminho bastante e não tomo bebida alcoólica e toma bastante agua.”

A Segunda respondeu:

“Procuro manter uma alimentação saudável, não como muito doce, não fumo e não tomo bebida alcóolica, faço consultas médicas regularmente.”

Nas duas falas podemos perceber que há uma preocupação em ter hábitos saudáveis, como de não consumir alimentos ou bebidas que prejudiquem sua saúde e irem ao médico regularmente. Com isso observamos uma que através desses hábitos as duas procuram obter uma qualidade de vida.

A Organização Mundial de Saúde conceitua qualidade de vida como sendo a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A maior característica do conceito de qualidade de vida é a sua natureza multidimensional.2 Essa multidimensionalidade agrega vários significados e abrange varias áreas, entre estas a medicina, assistência social, fisioterapia, enfermagem, nutrição, educação física, terapia ocupacional, entre outras.

Com isso a segunda pergunta está relacionada com a prática de exercícios físicos

Tem o hábito de praticar exercícios regularmente? Se pratica, descreva quais exercícios e com que frequência semanal? Se não pratica atualmente, já praticou? Por quanto tempo? Há quanto tempo está parado? Se nunca praticou, por quê?

 Primeira entrevistada: “Sim, faço treinamento funcional, que são exercícios de empurrar, agachar, pular, correr, abdominais e mais um monte de coisas. São 3 vezes por semana e também realizo caminhadas.”

Segunda entrevistada: “Não faço exercícios regularmente, há alguns anos eu fazia, mas parei por causa de dores nos joelhos e ombro.”

Neste ponto da entrevista, percebemos a diferença entre as duas entrevistadas, uma delas, a primeira, se mostra bem ativa, a segunda por causa de lesões nas articulações do joelho e ombro, não realiza nenhum tipo de exercício físico.

Porem acredito que essas dores poderiam ser amenizadas com a prática de exercícios físicos, que orientados corretamente a auxiliariam na melhora dessas lesões. E encontramos literatura, que através da atividade e exercícios físicos o idoso poderá diminuir ou minimizar as doenças oriundas da idade. A atividade física regular tem um papel fundamental na prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis, melhor mobilidade, capacidade funcional e qualidade de vida durante o envelhecimento.3

Quando foi perguntada a opinião sobre praticar exercícios, as entrevistadas responderam:

 Primeira: Acho que é muito importante para minha saúde, não só para pessoas idosas, mas para qualquer idade, pois com exercícios físicos, passei a ter mais disposição para as tarefas do dia a dia, porque emagreci e reduzi medidas, e o mais importante é diminui a quantidade de medicamentos e meu colesterol baixou. Além de fazendo exercícios físicos me divirto bastante.

Segunda: Qual a sua opinião sobre praticar exercícios? Acredito que é muito importante pois é bom para saúde. Gostaria muito de poder fazer, só não faço porque realmente me sinto insegura para fazer certos movimentos.

As duas encontram no exercício físico um importante aliado para se manter  saudável, a primeira, que se mostra mais ativa, relata nos grandes resultados com a pratica de exercícios físicos, não só na saúde, mas também no aspecto social, o qual ela diz que se diverte fazendo as atividades. A segunda diz que se sente insegura para realizar exercícios, o que é compreensível, pois infelizmente, em nosso meio ha muitos professionais despreparado para receber este tipo de público.

Foi perguntado também: Quais as principais dificuldades que o idoso encontra em praticar atividades físicas?

Primeira: “Primeiro acho que muitas pessoas acham que por serem idosos, são velhos e que não podem fazer mais nada, além de tomar remédios para manter a saúde. Por isso muitos nem procuram fazer atividades. E segundo acho que a desmotivação e falta de incentivo por parte da família amigos”

Segunda: “Acho que alguns doenças acabam restringindo alguns idosos de fazer atividade física, e às vezes também muitos não tem condições financeiras de  fazer.”

As dificuldades enfrentadas pelos idosos são muitas, como as citadas pelas entrevistadas Devido à falta de equilíbrio e mobilidade as quedas são freqüentes no idoso, e também nesses caso o exercício físico apresenta-se de grande importância, porque é uma forma de prevenir quedas em pessoas idosas. Idosos sedentários possuem menor mobilidade e maior propensão a quedas quando comparados a idosos que praticam atividade física regularmente. 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (425.9 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com