TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“O educador físico e seu papel para o envelhecimento bem-sucedido na prescrição de atividade física na promoção de saúde de idoso”

Por:   •  10/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE CLARETIANO

ANDRÉ MARCEL SANTOS ROSA

“O educador físico e seu papel para o envelhecimento bem-sucedido na prescrição de atividade física na promoção de saúde de idoso”

        

2017

SÃO PAULO

O envelhecimento populacional pode ser considerado como um fenômeno mundial do século XXI, mas esse fenômeno não é um movimento repentino, pelo contrário, é o resultado de transformações demográficas, questões políticas/sociais, e da aquisição de novas tecnologias e estudos empregados ao nosso dia a dia.

Em 2013 o IBGE divulgou pela primeira vez a Projeção da População para as Unidades da Federação, elaborada pelo Método das Componentes Demográficas, e como resultado desse estudo ele faz uma projeção de nossa população e das mudanças do crescimento demográfico. Em 2025, isto é, num futuro próximo, o Brasil será a sexta população mundial em idosos no mundo, um número de aproximadamente 32 milhões de idosos.

Tendo esse panorama em vista, o Educador Físico tem como objetivo preparar essa população para que ela envelheça com a maior autonomia e melhor qualidade de vida possível.

Sabe-se que as atividades físicas são a melhor maneira de se prevenir futuros problemas que o envelhecimento traz, e baseados nisso serão apresentados dois perfis diferentes de idosos (um praticante de atividade física e outro sedentário) e a partir destes perfis tiraremos conclusões sobre o melhor envelhecimento, seus resultados e o que pode ser melhorado no dia a dia dessas pessoas.

Após a análise das respostas de ambas as entrevistadas, a primeira conclusão que se pode ter é que, ambas sabem da importância da atividade física para um bom envelhecimento, e o benefício diário que essas atividades trazem, seja no aspecto físico, como no aspecto psicológico.

As opiniões sobre a importância da prática de exercício são diferentes, sendo que a entrevistada praticante de AF tem como objetivo a prevenção de doenças e a manutenção de sua autonomia, já a entrevistada sedentária tem objetivos mais ‘amplos’, mas de uma maneira geral a duas tem uma opinião positiva sobre a AF.

As dificuldades mencionadas para a realização da AF são conseqüências do próprio envelhecimento, à medida que o tempo passa, surgem outras necessidades e preocupações, o fato de uma das entrevistadas mencionar o local da AF não deixá-la confortável é a preocupação de muitos idosos, a maioria deles não quer se sentir deslocado como um ‘peixe fora d`´agua’, e falam que academias ou clubes são locais de jovens, e que eles não serão tratadas devidamente ou simplesmente ignoradas, daí surgem indagações psicológicas e físicas como:

“será que um professor terá a paciência de me corrigir?”

“os professores só dão atenção aos mais jovens”

“talvez eu não me sinta bem num ambiente que só eu seja idoso”

“todos vão ficar me medindo por ser a única pessoal velha da academia ou clube”

Outra questão é a dependência que alguns idosos têm para que eles possam realizar a AF, desde a logística (o local da AF necessariamente tem que ser próximo ou mesmo na própria residência) ou até mesmo valores, sendo que, em alguns casos, pela necessidade, é necessário um acompanhamento personalizado.

As doenças apresentadas de ambas são praticamente as mesmas, pressão alta e osteoporose, um aspecto muito comum em mulheres idosas, já que, sabemos que o envelhecimento em mulheres os principais aspectos fisiológicos comprometidos são o tecido ósseo e o sistema cardíaco. Em relação à primeira entrevistada ocorreram alguns acidentes domésticos, mas segundo a própria os acidentes não foram em decorrência da falta de força ou equilíbrio, mas sim de descuidos, não podendo atribuir os mesmos a falta de preparo físico.

As preocupações são distintas, e na minha opinião isso ocorre porque a personalidade delas são muito diferentes, ocorrendo assim respostas diferentes, não dando margem a uma conclusão coletiva.

Tais Tieri Rosa Carneiro

Idade: 63 anos

Praticante regular de atividade física

Qual (is) procedimento(s) ou estratégia você utiliza para manter ou melhorar sua saúde?

Treinamento personalizado e controle alimentar e check ups anuais.

Tem o hábito de praticar exercícios regularmente? Se pratica, descreva quais exercícios

e com que frequência semanal? Se não pratica atualmente, já praticou? Por quanto

tempo? Há quanto tempo está parado? Se nunca praticou, por quê?

Sim, faz aulas com personal trainer (exercícios com sobrecarga, aeróbios e de alongamento) duas vezes por semana e realizo caminhadas no clube em média duas vezes por semana. Tem o acompanhamento do personal a 6 anos

Qual a sua opinião sobre praticar exercícios?

Acha importante para ter um bom envelhecimento, a principal preocupação é com a autonomia do dia a dia, e também a preocupação com a prevenção de doenças.

Quais as principais dificuldades que o idoso encontra em praticar atividades físicas?

Antes de começar a fazer as atividades físicas, a principal dificuldade era achar um local que atendesse sua necessidade, seja ela no quesito funcionalidade (um local adequado), como também um ambiente agradável (não gostaria de se sentir deslocada, e também o receio de não ser bem instruída durante o treino).

Tem alguma doença? Qual (is)?

Sim, Pressão alta (controlada com medicação e exercícios), problemas ortopédicos resultados de pequenos acidentes. Ombro esquerdo operado, decorrência de uma queda em sua residência, tornozelo direito, também decorrência de um acidente, mas desta vez estava caminhando, osteoporose

Faz uso de medicamentos? Qual(is)?

Sim, verotina – fluoxetina, Tecta – estômago, Rosucor – colesterol, higroton – pressão alta, probióticos e vitamina D

Qual sua maior preocupação atualmente?

Não tem preocupações

Lazer

Saúde

Independência/Autonomia

Família

Segurança é importante

Dinheiro

Amigos

Qualidade de alimentação

Nada é importante

É o dia de amamhã

Não sabe

Amor

X

Outros – perder peso

Rosa Gomes Santos

78 anos

Sedentária

Qual (is) procedimento(s) ou estratégia você utiliza para manter ou melhorar sua saúde?

Check ups anuais e manter as atividades cotidianas

Tem o hábito de praticar exercícios regularmente? Se pratica, descreva quais exercícios

e com que frequência semanal? Se não pratica atualmente, já praticou? Por quanto

tempo? Há quanto tempo está parado? Se nunca praticou, por quê?

Atualmente não, mas já praticou academia por 20 anos (principalmente aulas de ginástica), mas esta parada desde 2000

Qual a sua opinião sobre praticar exercícios?

Acha muito bom e importante, e que acaba ajudando em outros aspectos da vida, como sociabilização, disposição e bom humor

Quais as principais dificuldades que o idoso encontra em praticar atividades físicas?

É a locomoção até o local, porque é dependente de um local que seja próximo a sua residência, devido a dificuldade de locomoção e decorrência das dores do joelho e coluna.

Tem alguma doença? Qual (is)?

Pressão alta, dois joelhos com artrite, artrose na coluna lombar, Osteoporose

Faz uso de medicamentos? Qual(is)?

Sim, losartana – pressão alta, Besilapin – pressão alta, Atenolol – pressão alta e Cálcio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com