TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antibioticos

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: Engenharia Ambiental 1ºB

Disciplina: Interação Patógeno Hospedeiro

Prof. Me. Alex Souza Silva

Redação

"Uso Indiscriminado de Antibióticos e Resistência Microbiana"

Alunos:

Luiz Henrique da Silva Ca. 15032396

Scarlet O’hara Ca. 15274055

Tabata Goes Bueno Ca. 15331407

Victor Yoshikado Ferreira Ca. 15104834

São Paulo - Junho/2015

Redação

“Uso Indiscriminado de Antibióticos e Resistencia Microbiana”

Os microrganismos são formas de vida que só podem ser visualizados por meio de equipamentos específicos, ou seja não podem ser visualizados a olho nu, estão presentes em tudo que está ao nosso redor e o contato com eles podem nos causar graves doenças, no século XIX, estudiosos  conseguiram identificar que esses microrganismos era um dos maiores causadores de doenças e partir dai começaram a fazer estudos laboratoriais, para conseguir um medicamento através de droga, contra o microrganismo e que não fossem ofensivas ao corpo humano, o primeiro antibiótico microbiano formulado foi através da penicilina, derivada do fungo Penicillium, que  inibi o crescimento da bactéria estafilococo, quem descobriu esse experimento  foi  o farmacêutico e biólogo inglês Alexander Fleming.

Depois de anos de estudos e o primeiro antibiótico ser inserido na sociedade, o medicamento apresentou resistência a bactérias, devido a mutações diretamente no gene da bactéria, isso se deu devido ao uso indevido do medicamento ou pela não continuidade do tratamento, se encerrando antes do previsto. Contudo esses processos juntos foram primordiais para a origem das superbactérias, dando-se a origem a novos medicamentos e novos tratamentos.

Em um ambiente hospitalar existem vários tipos de bactérias, devido o local ser mais propício para isso, onde existem pacientes hospitalizados com qualquer tipo de quadro infeccioso e por serem resistentes ou com baixa imunidade, por isso a infecção hospitalar e a proliferação acontecem de forma ligeiramente rápida.

O comitê de ética e pesquisas da associação Caruaruense de ensino superior (ASCES), no período de fevereiro á junho de 2014, realizou uma pesquisa com pacientes hospitalizados em UTIs, através do procedimento de hemocultura, que é um exame de sangue para verificar a quantidade de bactérias no sangue, essa amostra inoculada no meio de cultura Agar

MacConkey, 18-24 horas de 35- 37º. Das 100 amostras coletas nas culturas de sangue, 30 eram gram-negativas, essas foram selecionadas para o estudo, Proteus Mirabilis (23,33%), Pantoea Agglomerans (20%), Escherichia coli (16,66%), e Enterobacter cloacae (10%), e uma variedade de outras espécies de bactérias, tais como Proteus Penneri (6,66%), Acinetobacter sp. (6,66%), Gergoviae Enterobacter (6,66%), Enterobacter Sakazakii (6,66%) e Pseudomonas sp. (3,33%)

[pic 2]

De acordo com os dados fornecidos durante a pesquisa, podemos observar que o quadro de infecções por bactérias em ambientes hospitalares, 73% dos pacientes tinham sido internados na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) e foi identificado o os riscos da infecção por esses organismos, o dificultam o tratamento na unidade hospitalar. Temos na corrente sanguínea as bactérias classificadas como bacteremia, em grau elevado acarreta em ingestão de antibióticos, caso o medicamento não seja aceito no organismo se torna letal, a bactéria é prejudicial ao tratamento que tem que ser realizado o mais rápido possível.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (326.1 Kb)   docx (406.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com