TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antidepressivos Tricíclicos

Por:   •  24/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Antidepressivos Tricíclicos (ATC)

Os antidepressivos tricíclicos – assim denominados devido ao número característico com três anéis-  vêm sendo utilizados clinicamente há quatro décadas. Assemelham-se estreitamente às fenotiazinas do ponto de vista químico e, em menor grau, do ponto de vista farmacológico. À semelhança dessas últimas drogas, acreditou-se, a princípio, que fossem úteis como anti-histamínicos com propriedades sedativas e, mais tarde, como antipsicóticos. A descoberta de suas propriedades antidepressivas foi uma observação clínica fortuita. A imipramina e a amitriptilina são os protótipos dessa classe de fármacos como inibidores mistos da captação de noradrenalina e de serotonina, embora também possuam várias outras propriedades.

Interações Farmacodinâmicas

Muitas das interações farmacodinâmicas dos antidepressivos com outras drogas já foram discutidas. Os efeitos sedativos podem ser aditivos com outros sedativos, especialmente o álcool. Os pacientes em uso de tricíclicos devem ser avisados de que o consumo de álcool pode levar a um comprometimento maior de que o esperado na capacidade de dirigir veículos. Os inibidores da MAO, ao aumentar as reservas de catecolaminas, sensibilizam o paciente aos simpaticomiméticos de ação indireta, como a tiramina, que é encontrada em alguns alimentos e bebidas fermentados, bem como as drogas simpaticomiméticas como a dietilpropiona, a fenilpropanolamina ou fitoterápicos contendo efedrina. Essa sensibilização pode resultar em reações hipertensivas perigosas e – raramente-  fatais. A grave interação entre os inibidores da MAO e inibidores seletivos da recaptação de serotonina já foi mencionada; a síndrome de serotonina é potencialmente letal e deve ser evitada.

Interações Farmacocinéticas

As interações farmacocinéticas mais prováveis ocorrem entre os inibidores potentes de P450 2D6, a paroxetina e fluoxetina, e as drogas que dependem altamente dessa via para sua depuração (por exemplo, desipramina, nortriptilina, flecainida). Os casos comprovados de interações clinicamente significativos são extremamente raros, e existe apenas um pequeno número de relatos de casos após exposição cumulativa de mais de 50 milhões de pacientes a esses ISRS. A inibição do P450 3A4 provavelmente pode ocorrer com altas concentrações de nefazodona e fluvoxamina, bloqueando o metabolismo dos numerosos substratos dessa isoforma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com