TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia: Casos Clínicos antidepressivos e ansiolíticos

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  6.602 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIOS

CASO CLÍNICO 1

Uma jovem de 27 anos procura um psiquiatra com os seguintes sintomas: perda de peso, insônia, tristeza e ansiedade. O médico diz que ela apresenta depressão moderada e prescreve diazepam e fluoxetina e pede para a paciente voltar 1 semana depois.Ela volta ao consultório sem uma melhora clínica significativa, portanto o médico substitui o antidepressivo pela nortriptilina. De acordo com o caso clínico, responda:

  1. Os medicamentos prescritos são adequados para o caso clínico? Por quê?

Sim, pois o Diazepam é um BDZ que possui menos efeitos adversos e a fluoxetina é um inibidores seletivos de recaptação de Serotonina ISRS que possuem tamém mesnos efeitos adversos por ser seletivo e usado para o tratamento da depressão e da ansiedade também.

  1. O médico agiu corretamente em substituir a medicação por um antidepressivo tricíclico? Explique.

Não. Pois os ADT são drogas sujas, ou seja, possuem muitos efeitos adversos e menos utilizados que os ISRS. O Médico errou quando pediu para que o paciente voltasse após uma semana usando a fluoxetixa, visto que o a resposta clínicas da classe ISRS é observado após 2 a 4 semanas de tratamento.

  1. O médico poderia ter passado um IMAO ou um antidepressivo atípico? Explique.

Não. Pois os IMAOs não são usados por terem muitos efeitos adversos.

  1. Ao invés do diazepam, o médico poderia ter passado o tiopental? Ou não deveria ter receitado nenhum ansiolítico? Explique.

Não, pois o tiopental é um barbitúrico e esse é usado no tratamento da epilepsia e causa muitos efeitos adversos por ser menos seletivo e causa depressão do SNC .

  1. Explique o mecanismo de ação da fluoxetina.

A Fluoxetina ela inibe o transportador de serotonina na fenda sináptica, evitando assim, a recaptação de 5-HT acarretando numa maior quantidade desse neurotransmissor.

CASO CLÍNICO 2

Uma paciente foi levada à consulta pelo seu marido porque estava muito deprimida e ansiosa há um ano, desde a morte de seu filho num acidente automobilístico. O médico detectou uma reação depressiva retardada e recomendou que a paciente fosse submetida a um programa de psicoterapia e prescreveu Parnate (tranilcipromina), um Inibidor da Monoamina Oxidase (IMAO). Entretanto, após cinco meses de tratamento a paciente foi encaminhada ao setor de emergência de um hospital com intensa cefaléia, náuseas, palpitações, sudorese e pressão arterial elevada, apesar de não ser hipertensa. O marido informou que a esposa estava bem e que ela na véspera tinha participado de uma festa a base de queijos e vinhos na casa de sua irmã. Explique o que provavelmente aconteceu com a paciente em questão? Discuta a prescrição realizada pelo médico para o caso clínico em questão.

A paciente provavelmente teve a reação do queijo. Isso ocorre quando um indivíduo que faz uso de um IMAO ingere alimentos ricos em tirosina como queijo, vinhos e laticínios. A tirosina que é coproduto da NA,aumenta a liberação de NA nas vesículas e como os fármacos IMAOs inibem a MAO, impede que a NA seja degradada e a liberação exagerada desse neurotransmissor tem efeitos adversos, como a hipertensão.

CASO CLÍNICO 3

Um idoso apresentava-se com dificuldade para dormir, apresentando uma demora na latência do sono. Foi ao médico e ele prescreveu o zolpidem. Responda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (346 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com