TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Expressão de Caderinas

Por:   •  20/5/2018  •  Seminário  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Artigo Expressão de Caderinas – Questões

4- O que são metástases? Como podemos evitar seu aparecimento? Quais locais comuns de metástase de câncer de mama?

Metástase ocorre quando o câncer se espalha álem do local onde começou (sítio primário) para outras partes do corpo,ou seja devido à capacidade do tumor de formar novos vasos sanguíneos ao seu redor (angiogênese) e invadir estes vasos é denominado metástases. A metástases pode ocorrer quando as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras áreas do corpo.

Não há nenhuma medida específica para evitar metástase pelo câncer de mama, além do diagnóstico e tratamento oncológico adequado do câncer, a ser tratado no início da doença com radioterapia e quimioterapia. Outras medidas que potencializam este controle são: prática de atividade física e controle adequado do peso, bem como hábitos saudáveis de vida.

câncer de mama costuma dar metástase mais frequentemente para ossos, pulmão, pleura, fígado e cérebro. Considerando especificamente o osso, os sítios mais comuns de metástases são coluna, bacia, costela, fêmur e úmero. A Caderina 11 aumentada ocorre em linhagens de carcinoma de mama invasivo com capacidade de gerar metástase óssea em relação a linhagem epitelial mamária normal, porém pouco se sabe sobre seus mecanismos regulatórios. Existem evidências que a Caderina 11 possa estar envolvida no reconhecimento célula-matriz, facilitando a motilidade celular e a associação de células tumorais com osteoblastos no processo de metastatização óssea. Logo, é possível que, durante o processo de transformação maligna, ocorra expressão de genes, como a Caderina 11, que irão determinar a ocorrência de metástases ósseas no futuro. Entretanto, somente a observação da evolução clínica a longo prazo nos pacientes do estudo, para detectar quais delas desenvolveriam metástases ósseas.

5- Existem fatores genéticos ligados ao câncer de mama? Quais são? Como podem ser diagnosticados.

Sim, Cerca de 5 a 10% dos casos de câncer de mama são hereditários. A causa mais comum de câncer de mama hereditário é uma mutação herdada nos genes BRCA1 e BRCA2 aumenta o riscos de uma mulher desenvolver câncer de mama e ovário. Mutações em outros genes, embora raras, podem também levar ao câncer de mama hereditário, como, por exemplo, ATM, TP53, CHEK2 (síndrome de Li-Fraumeni), PTEN (doença de Cowden), CDH1, e STK11 (síndrome de Peutz-Jeghers). Mutações nos genes BRCA não são encontradas apenas em mulheres. Os homens também podem ser portadores genes anormais, o que pode aumentar seu risco para câncer de próstata. Homens com mutação no gene BRCA2 também têm um risco aumentado para câncer de mama.

Diagnostico: As mulheres que tem histórico familiar de câncer de mama e estão interessadas em ser testadas para um gene herdado com mutação devem procurar por aconselhamento genético. Conselheiros genéticos são profissionais da saúde treinados que podem interpretar o histórico familiar de uma mulher, bem como os resultados de um exame genético BRCA1 BRCA2 através do sequenciamento dos genes. O processo inclui: EPATA 1: Você irá fornecer um histórico familiar de saúde completo e o conselheiro irá explicar seu risco pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (747.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com