TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Algas suas características e funções

Por:   •  4/12/2017  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

CAMPUS SANTA ROSA

Relato de aula sobre algas

Amanda dos Santos

Karoline Kaufmann

Professora Tatiana Löwe

Santa Rosa - RS

2017

Relatório de aula sobre algas

Iniciarei a aula esplanando as características gerais das algas de forma oral, para que os alunos tenham uma visão geral do assunto e posteriormente entendam as suas específicidades. Entregarei uma folha com essas características para que os alunos tenham o conteúdo síntetizado em seus cadernos.

Características gerais:

As algas são organismos eucarióticos, fotossintetizantes, podem ser uni ou multicelulares. Vivem no mar, em água doce e em terra firme (desde que seja em ambiente úmido).

As algas possuem cloroplastos que são de formas e tamanhos diferentes dependendo da espécie. Cada célula pode apresentar desde um único cloroplasto grande até dezenas de cloroplastos menores. Esses cloroplastos contêm pigmentos (clorofilas, xantofilas, carotenos) entre outros, esses pigmentos vão atuar na fotossíntese.

Todos os cloroplastos apresentam clorofila a, que é essencial para o processo da fotossíntese e mais tipos de clorofila acessória, isso vai depender o grupo que a alga esta incerida.

A maioria das algas possui células com parede celular e em quase todas são compostas por celulose, que pode ser combinada com outras substâncias, que podem ter importância econômica por ser materia prima de alguns produtos.

Após comentar um pouco sobre as características gerais, irei falar para os alunos que as diferentes espécies de algas estão agrupados em filos. As características específicas desses filos serão explicadas através de slides, com imagens para que haja um  melhor entendimento do conteúdo.

Slides:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

Depois da apresentação dos slides e dos questionamentos que os alunos farão sobre os diferentes filos, eu entregarei uma tabela com  a classificação das algas, assim os alunos poderão entender melhor suas diferenças ou semelhanças e também ter esse conteúdo no caderno.

Tabela:

[pic 17]

Para o segundo período de aula os alunos serão dividios em grupos, para que possam realizar uma breve pesquisa sobre a importância econômica e ecológica de cada filo de algas. Cada grupo ficará responsável por um filo diferente e posteriormente deverão fazer uma breve esplanação oral para o resto da turma, a pesquisa será realizada no laboratório de infomática da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com