TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cianobactérias

Por:   •  9/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

        As cianobactérias são células procariontes que não possuem carioteca, elas conseguem fazer fotossíntese por meio da membrana fotossintetizante. São também conhecidas por “algas azuis”, pois seus pigmentos fotossintetizante fazem com que ela apresente uma coloração verde azulada ao ser observada no microscópio. Portanto, elas apresentam uma importância no ecossistema, já que são produtoras e participam das cadeias tróficas aquáticas, ainda participa do ciclo do carbono e nitrogênio.

        As algas são serem eucariontes e autotróficos sintetizante, ou seja, que produzem seu próprio alimento. Elas por liberarem grande quantidade de oxigênio para atmosfera são responsáveis pela manutenção da vida. Além disso, são base da cadeia alimentar e ainda participa do ciclo do enxofre e do carbono.

         Com o excesso de fósforo e nitrogênio gera o fenômeno chamado de eutrofização que é a reprodução das cianobactérias de forma exagerada, causando as florações. As cianobactérias podem produzir toxinas que acaba contaminando a água, os organismos que vivem no local. O processo de eutrofização forma uma densa camada.

        Os protozoários ciliados são aqueles que conseguem se locomover através dos cílios e, em alguns ciliados, os cílios servem para ingestão de alimentos, como algas, bactérias e leveduras por meio de fagocitose. Dessa forma, os ciliados são consumidores participando do processo de decomposição da matéria orgânica e da reciclagem de substância do ambiente. Além disso, vale lembrar que alguns ciliados entram no corpo humano e vivem como parasitas e gerando doenças.

        Os rotíferos são organismo muitos diversificados em sua forma e estrutura. O seu corpo é divido em 3 partes: cabeça, tronco e cauda. Na cabeça localiza a coroa de cílios que tem a função de locomoção e alimentação. O movimento dos cílios apresenta uma característica à coroa como uma roda gigante rodando rapidamente. Eles desempenham um importante papel na regeneração de nutrientes e na transferência  de energia nas teias alimentares. Ainda têm sido empregado amplamente como indicadores de poluição e das condições climáticas ambientais.

        Os copépode e cladocera são de um grupo de crustáceos muitos importantes na composição da fauna de invertebrados aquáticos. O corpo do copépode apresenta cabeça, tórax e abdômen, sendo sua extremidade anterior arrendonda ou pontiaguda. Já o cladocera com a cabeça voltada para parte ventral e uma carapaça a recobrir o tórax e o abdômen, os quais não são segmentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com