TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Criticas a keynes

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.338 Palavras (14 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 14

PESQUISA BIOGRÁFICA

JONH MAYNARD KEYNES

Nomes: Eduardo Rossi Mello Nogueira e Gabriel Augusto Goulart Furtado

Sala: 125

Turma: MB2

Instituição: PUC – SP

Professor: Jose Geraldo Portugal



SUMÁRIO

  1. Introdução.......................................................................................................4
  2. Biografia.........................................................................................................5
  1. Influências...........................................................................................7
  2. Contexto Histórico..............................................................................9
  3. Teorias...............................................................................................11
  4. Criticas..............................................................................................13
  1. Conclusão......................................................................................................14
  2. Referencias Bibliográficas.............................................................................15

  1. INTRODUÇÃO

         Este pesquisa tem propósito contribuinte para a disciplina de Introdução a Economia II, discorrendo sobre a vida e obra de John Maynard Keynes, um dos maiores e mais influentes economistas britânicos de sua geração. Fundador da Macroeconomia moderna.

        Diferentemente de Marshall, que foi seu professor, Keynes rompe com a escola neoclássica econômica, iniciando uma revolução no pensamento econômico. Após o inicio da segunda guerra mundial, suas ideias foram adotadas por diversos países no ocidente.

        Sua principal obra “The General Theory Of Employment, Interest and Money” (Teoria geral do emprego, do juro e da moeda), publicada em 1936, excedeu as expectativas esperadas, tornando-se o novo manual de economia. Livro onde ele se opõe a economia liberal, propondo que o Estado deveria regular a economia.

        Keynes obteve muito sucesso em anos seguintes a sua morte, nos anos 50 e 60, e sempre que uma crise estava acontecendo seu nome e suas teorias eram citadas, demonstrando sua capacidade em influenciar gerações.


  1. BIOGRAFIA

John Maynard Keynes (1883 – 1946) foi um brilhante economista do século XX, dito por alguns como o mais influente do século passado. Nascido em Cambridge, Inglaterra.  Keynes frequentou o colégio Eton, onde obteve destaque em matemática. Em seguida, com 19 anos, foi para a Universidade de Cambridge, na qual teve aulas com Alfred Marshall, outro grande economista.

        Em 1906, Keynes completou seus estudos em Cambridge e foi trabalhar no Ministério dos Negócios das Índias. Em 1908, volta à Universidade ocupando a cadeira de professor de Economia e dedicando-se aos estudos a teoria econômica ortodoxa.  Em 1916, passa a trabalhar no Tesouro Britânico, exercendo diversos cargos de importância.  

        No ano de 1919, Keynes publica seu primeiro livro: “The Economic Consequences of Peace” (As Consequências Econômicas da Paz), após as sanções impostas à Alemanha pós-primeira guerra mundial, obra que trazia analises técnicas sobre o tratado e as reparações do pós-guerra, como propostas para enfrentar problemas das economias europeias da época, e obteve grande destaque entre os economistas da época. Vendo as altas taxas de desemprego que desolavam o mundo capitalista, Keynes se afasta da economia ortodoxa e passa a analisar a importância do Estado na criação de uma demanda para garantir os altos níveis de emprego. Nos anos 20, suas teorias tratavam da intervenção do Estado nas economias frágeis do pós-guerra.

        Em 1936, Keynes publica sua principal obra “The General Theory of Employment, Interest and Money” (Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda), onde contraria a economia clássica, no qual, diziam que as forças do mercado tenderiam para um equilíbrio. Este livro foi extremamente importante, pois renovou a economia, propondo a intervenção estatal para regula-la. A partir desta teoria, países como Alemanha, França, Inglaterra criaram o Welfare State (Estado de Bem-Estar social), sistema que garante diversos benefícios para a população.

        Keynes retorna ao Tesouro Britânico, com o estourar da segunda guerra mundial ele se dedica às questões financeiras da guerra, ao reestabelecimento do comércio internacional e de moedas estáveis. Em 1943, ele propôs o “Plano Keynes” onde aconselhava estabelecer uma autoridade monetária internacional, este plano foi rejeitado. Em 1944, Keynes representou a Inglaterra na conferência de Bretton Woods, onde foi criado o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial. E estabeleceu o padrão ouro-dolár, mostrando a influência de Keynes e dos Estados Unidos no cenário internacional.         

        Keynes possuiu diversos relacionamentos homossexuais, polêmicos para a época. Muitos de seus parceiros pertenciam ao grupo aristocrata Bloomsburry. Um de seus maiores parceiros foi o pintor Duncan Grant (Escócia, 21 de Janeiro de 1883 – 8 de maio de 1978) que conheceu em 1908. Em 1926, Keynes se casa com Lydia Lopovoka, bailarina Russa.

        Keynes vem a falecer em 21 de abril de 1946, sendo vitima de um ataque cardíaco. Nesta época, era o economista líder no cenário mundial. Teve grande proximidade da economia politica, sendo o responsável em colocar tal prática à tona novamente.  Entre os anos de 50 e 60, o chamado “Keynesianismo”, obteve um sucesso enorme, quase todas as economias capitalistas do mundo utilizavam desse modo de economia. Em 1970, as teorias de Keynes vieram a desabar, devido aos problemas que atingiram a economia estadunidense e inglesa (Crise do Petróleo) e também às criticas feitas por economistas neoliberais e pessimistas em relação ao Estado controlar a economia. Um desses economistas era Milton Friedman, discípulo de Friedrich Von Hayek, o maior rival de Keynes tratando de teorias. Na crise de 2008, o keynesianismo volta a ser influente, servindo de base para os ideais econômicos do ex-presidente estadunidense, Barack Obama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com