TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica

Ensaios: Resenha Crítica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  1.408 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRITICA

ANDRADE, Rui Otávio de. AMBONI, Nério. Teoria Geral da Administração. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Teoria Geral da administração é um livro escrito por Rui Bernardes de Andrade e Nério Amboni. Esse livro é destinado aos estudantes e ao público em geral que buscam uma base conceitual teórica para a prática administrativa. Sua divisão em seis partes em um total de 16 capítulos visa um melhor entendimento sobre o assunto facilitando seu aprendizado.

Nério Amboni, bacharel e mestre em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atua como professor do curso de graduação e mestrado profissional em Administração da Escola de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Cataria - ESAG/UDESC. Junto ao Amboni como escritor dessa unidade é Rui Otávio Bernardes de Andrade, doutor na profissão pela FGV/RJ. Mestre em Business Administration pela Concordia University – EEUU. Atua como professor, pesquisador e coordenador ao mestrado de Administração. Ao longo dessa crítica será abordado os capítulos 01 (um) e 2 (dois).

Capítulo 01 – A Administração e o Administrador. Tem por objetivo introduzir através de uma visão geral por meio de conceitos transversalmente da relevância e eficiência. No livro a administração será abordada também como arte, profissão e ciência. Esse por lidar com situações pouco conhecidas, fenômenos complexos administrador tomar a decisão correta no momento certo. Este pela evolução do processo da industrialização levar algumas personalidades como Adam Smith a iniciar os estudos em 1776, logo seguidos por outros estudiosos assim estabelecendo os primeiros cursos de graduação (1881) no qual hoje é referencia mundial e um dos lideres no ranking de business administration. Já no Brasil iniciou-se em 1931 pelo Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT) em São Paulo. As áreas de atuação são amplas, administração de produção, marketing, financeira, estratégia de serviços, recursos humanos, teorias e planejamento estratégica.

Aquele pode-se dizer que a Administração é uma arte no sentido de proporcionar o desenvolvimento por treinamento para que sejam realizadas as atividades nas organizações. Um bom administrador é aquele que reuni algumas habilidades como técnica que é quando compreende e tem domínio da atividade que realiza. Habilidade Humana na qual mostra o relacionamento entre as pessoas envolvidas em prol de um objetivo. Habilidade Conceitual que engloba liderança, comunicação, negociação, técnica empreendedor, coordenação e instrutor (coach).

O objetivo em estudo ainda visa o papel do administrador apresentado, bem como os níveis organizacionais do topo à base da pirâmide, além da classificação das atividades e meios de organização.

Capítulo 02 – As Organizações e seus ambientes. Trás como conteúdo as dimensões burocráticas, os fundamentos que baseiam as organizações como sistema complexos e metáforas de Morgan. Para o melhor entendimento precisa-se conhecer suas dimensões burocráticas como normas e regulamentos, divisão do trabalho, relações impessoais entre outras. Concebe ainda o estudo do ambiente interno que podem ser compreendidos de várias maneiras a partir dos fundamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com