TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões de Biologia

Por:   •  30/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

 

Exercícios do livro – pág. 50

1.Reúna argumentos para explicar a uma pessoa leiga a importância de se ter uma

alimentação variada e equilibrada.

A importância de se ter uma alimentação equilibrada está relacionada ao fato de que o corpo não consegue produzir determinadas substâncias chamadas essenciais, como por exemplo, alguns aminoácidos essenciais, as vitaminas, etc. É importante ter uma alimentação variada pois cada alimento fornece tipos diferentes de vitaminas, o corpo humano precisa dessas vitaminas de forma equilibrada. Nenhum alimento possui todas as substâncias essenciais para o ser humano, daí a importância de se ter uma alimentação diversificada, equilibrada e balanceada.

2.O escorbuto e o beribéri foram avitaminoses muito frequentes entre os antigosnavegadores. A dieta que eles tinham nas longas viagens de navio era muito pobre, sem frutas ou verduras. O estudo dessas doenças, na época, contribuiu para se descobrir a importância de substâncias necessárias em pequenas quantidades para o ser humano e que precisam ser ingeridas na alimentação, pois seu corpo não as produz. Essassubstâncias receberam o nome de vitaminas. Como você explicaria o que causa oescorbuto e o beribéri?

O Escorbuto é causado pela falta de vitamina C. A vitamina C combate o escorbuto porque é cofator da enzima prolil-hidrolixase, que se relaciona à endurecimento do colágeno.

O Beribéri pela falta de vitamina B1. A vitamina B1 comabate o beriberi porque age na cadeia respiratória e previne a fraqueza muscular.

3.Explique por que a água é tão importante para os seres vivos.

A água compõe grande parte do interior das células (e do exterior também) e é conhecida como “solvente universal”, ou seja, ela é capaz de dissolver grande variedade de substâncias químicas como sais, gases, açúcares, aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos. Sem água, não existiria a fluidez do sangue, logo não haveria o transporte de substâncias, de anticorpos, de hormônios etc. É a água que leva as excretas pela urina. Está presente no leite, no suor, na saliva etc. Sem água não haveria fotossíntese, logo, não haveria glicose.

4.Faça um esquema mostrando como as moléculas de água se unem.

[pic 1]

A região eletricamente positiva de uma molécula de água atrai a região eletricamente negativa de outra molécula, formando ligações denominadas pontes de hidrogênio.

5.Explique o que são substâncias hidrofílicas e hidrofóbicas. Dê exemplos.

As substancias hidrofóbicas, possuem uma "aversão à molécula da água" , ou seja, são insolúveis em água. As hidrofílicas possuem afinidade com a molécula da água, e são solúveis nela. Os semelhantes se atraem. Sendo a água polar, e as substancias hidrofílicas também - elas se atraem.

6 - Cite quatro exemplos de sais minerais importantes para os seres humanos, escreva qual é o papel que cada um deles desempenha em nosso corpo e em quais alimentos eles são encontrados em maior quantidade.

Cálcio

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo, sendo encontrado principalmente nos ossos e nos dentes. Além da formação do esqueleto, ele também participa de processos como a contração muscular, a liberação de hormônios e a coagulação do sangue. Ele está presente principalmente no leite e derivados, como queijos e iogurtes, mas também pode ser encontrado em alimentos como espinafre, feijão e sardinha.

Ferro

A principal função do ferro no organismo é participar do transporte de oxigênio no sangue e da respiração celular, sendo por isso que sua deficiência pode causar anemia. Ele está presente em alimentos como carnes, fígado, gema de ovo, feijão e beterraba.

Magnésio

O magnésio participa de processos como contração e relaxamento muscular, produção de vitamina D, produção de hormônios e manutenção da pressão arterial. Ele está presente em alimentos como sementes, amendoim, leite e derivados e grãos integrais

Fósforo

O fósforo é encontrado principalmente no ossos, juntamente com o cálcio, mas também participa de funções como fornecer anergia ao corpo através do ATP, fazer parte da membrana celular e do DNA. Ele pode ser encontrado em alimentos como sementes de girassol, frutas secas, sardinha, carnes e leite e derivados.

7 -As expressões bom e mau colesterol são muito usadas na linguagem popular. Explique os significados de cada uma delas.

Chama-se mau colesterol ao LDL porque, se estiver elevado, acumula-se nas paredes das artérias (vasos sanguíneos que transportam sangue do coração para o corpo); o HDL é considerado bom porque transporta colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado, que remove o colesterol do organismo. Causa a limpeza das artérias e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (278.1 Kb)   docx (242.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com