TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As folhas reprodução

Por:   •  7/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 8

AS FOLHAS

As primeiras espécies de plantas surgiram á milhões de anos atrás no oceano, com o passar dos anos a correnteza da água foi trazendo as mesmas para a costeira, o que fez algumas migrarem para a terra, se alojando em rochas, as plantas são seres pluricelulares, possuem clorofila e são autótrofos, pois realizam fotossíntese, produzindo seu próprio sustento e liberando oxigênio. As plantas possuem estruturas como, raiz, caule, folhas, que para chegar nesse resultado passou por um lento processo evolutivo, para se classificar ao ambiente, para os vegetais sobreviverem necessitam de luz, água, gás carbônico e sais minerais que é extraído da natureza. Possivelmente são divididos em dois grupos:

Criptógamas: são aqueles vegetais que não possuem flores e frutos, desse grupo pertencem as algas, briófitas e pteridófitas.

Fanerógamas: São aqueles que possuem flores e frutos, como as gimnospermas e angiospermas.

As algas foi o primeiro grupo de plantas a surgir dos protistas ancestrais, são organismos fotossintetizantes, com função ecológica semelhante as plantas, produzem energia a partir da energia luminosa do sol para produzir seu próprio alimento, (autótrofos)., se ainda existisse o ancestral que deu origem as plantas, seria denominado como uma alga verde. As algas são eucariontes, apresentam clorofila a e b, carotenoides e xantofilas, semelhante às briófitas e pteridófitas.

As Briófitas que são pequenas plantas folhosas ou talosas vivem em lugares úmidos, elas não apresentam tecidos verdadeiros como caule, folha e raiz, diferente dos outros grupos, como as samambaias, existe cordões de células nos talos de hepáticas e musgos, com função de condução, as briófitas possuem uma camada superficial que lembra a cutícula cerosa, possivelmente encontrada nas folhas e no caule das plantas. Essa cutícula dos esporófitos está ligada com os estômatos onde realizam as trocas gasosas. É plantas sensíveis a poluição do ar, apresentam grande desenvolvimento no ciclo de carbono.

As folhas das Pteridófitas são divididas em folíolos, as mais jovens possuem báculos, pois nascem enroladas se tornando normal conforme o seu crescimento, as folhas surgem a partir do caule, sendo de vários tamanhos, pois depende do ambiente em que vive, possuem vários tipos de folhas, sendo classificados em:

Trofófilos: fazem fotossíntese.

Esporófilos: produzem esporângios

Trofoesporofilos: fazem as duas funções anteriores.

As gimnospermas apresentam folhas com feixes, são construídos por células espessas, longas e curtas, Algumas espécies fazem reprodução por estróbilos ou cones e outras fazem fotossíntese, as sementes são formadas na superfície das folhas, apresentam características xeromórficas, que faz a planta resistir ao estres provocado pelo frio, isso acontece nos pinus e cycas, possuem inervação paralela. Os estômatos são apresentados em fileiras em níveis inferiores as demais células da epiderme; o mesófilo é formado por parênquima clorofiliano, podendo as células apresentar invaginações das paredes, com canais resiníferos no mesofilo, os cordões de xilema e floema pertencem para o sistema vascular, possuindo assim crescimento secundário.

O grupo das Angiospermas é marcado pelo aparecimento de flores e frutos, tem mais representantes nesse grupo, do que nos outros, as folhas são responsáveis por realizar a fotossíntese e a transpiração, são cotiledôneas, fazem a condução e armazenamento das reservas de albúmen, para o embrião podem variar de monocotiledôneas e dicotiledôneas, são responsáveis por capturar insetos, das plantas carnívoras, os catafilos são as plantas sésseis que não possuem pecíolo e bainha; folhas brácteas são aquelas que possuem formato de flores, podem ser de várias cores, protegendo as folhas isoladas, sendo um elemento de atração quando o limbo do filódio esta ausente na folha, ele é substituído pelo pecíolo, as folhas que possuem espinhos, carregam essa característica, com função de proteção para a mesma.

A folha é um órgão vegetal laminar clorofilado, que se forma a partir dos nós do caule. As partes da folha são:

Bainha: é considerada a parte mais dilatada do pecíolo, que fixa a folha ao caule.

Pecíolo: é a parte que liga a folha ao caule, quando a folha não possui pecíolo, pode ser considerada séssil.

Limbo ou lâmina: é a folha; clorofilada, larga e achatada, oferece grande superfície ao sol.

Nervuras principais e secundarias: além de darem sustentação ao limbo, fazem o transporte da seiva bruta e elaborada.

As folhas respiram o tempo todo, absorvendo oxigênio e devolvendo gás carbônico para o ar. Portanto as duas principais funções das folhas são a fotossíntese e a transpiração. A folha precisa dos estômatos para realizar essas funções, são duas células, identificadas também como células-guarda, entre elas existe uma abertura que comunica o interior da folha com o ambiente externo; ostíolo é o nome dessa abertura, através dele, acontecem as trocas gasosas. As células-guarda abrem e fecham, dependendo das condições do ambiente , podendo assim regular as trocas gasosas.

Fotossíntese

As células vegetais possuem corpúsculos verdes, os cloroplastos, armazenam as moléculas de clorofila, esse pigmento é capaz de fixar a energia luminosa do sol, aonde se inicia o processo da fotossíntese. Para o vegetal realizar a fotossíntese, é necessário luz, gás carbônico que absorve do ar atmosférico através dos estômatos, e da água que é extraída do solo, onde passa por vários processos químicos, se transformando em glicose, fornece energia para a planta e libera gás oxigênio para o ar atmosférico.

Transpiração:

Na transpiração com o excesso de calor a folha perde água sob a forma de vapor, através dos estômatos, esse processo retira o seu calor, impedindo o aquecimento excessivo e mantendo a temperatura em níveis que permitam a atividade das células. Quando a temperatura é alta e a umidade do ar é baixa o processo de transpiração ocorre com maior facilidade. Para fazer a reposição da água evaporada para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com