TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As plantas medicinais

Por:   •  2/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

 UNIVERSIDADE...

FACULDADE...

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

                                         

TEOTONIO VILELA

26 SETEMBRO

       SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................6

5- METODOLOGIA......................................................................7

6- CRONOGRAMA.......................................................................8

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9

8- ANEXOS..................................................................................10


 1-INTRODUÇÃO              

         As plantas medicinais fizeram e continuam fazendo parte da vida de uma boa parcela da população. São recursos antigos e atuais, muitas delas já possuem comprovação de sua eficácia. As pessoas utilizam por tradição e até mesmo por falta de recursos para cuidar da saúde o que tem atendido de alguma forma as demandas de saúde/doença de diversas famílias. Ao reconhecer a importância das plantas medicinais como recurso terapêutico, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem aconselhado o desenvolvimento de ações que visem à inclusão das plantas medicinais na Atenção Primária à Saúde.

        Infelizmente muitas pessoas utilizam desse recurso terapêutico de forma inadequada acreditando que por ser natural não poderá provocar alterações prejudiciais ao organismo.

       As plantas medicinais são utilizadas pela população desde as antigas civilizações, e a partir daí, o homem, baseado nas experiências adquiridas em observar animais que faziam uso das plantas quando doentes, foi aprendendo a conhecer as propriedades medicinais de cada vegetal. Esse conhecimento empírico transmitido de geração a geração foi de fundamental importância para que o homem pudesse compreender e utilizar as plantas medicinais como recurso terapêutico na cura de doenças que o afligiam.

        A horta escolar constitui uma importante ferramenta. É importante que propostas pedagógicas como a horta escolar se tornem vigentes no ensino de ciências para quebrar a barreira existente entre teoria e prática. Dessa forma, tais plantas podem ser vistas como um elo entre o conhecimento acadêmico (científico) e o empírico (popular), colaborando assim com a busca de alternativas para os impasses do momento, além de inserirem-se na interface das especificidades científicas. Propõe-se a continuidade desse projeto na instituição e que a horta escolar se torne um instrumento  pedagógico vigente, principalmente em escolas públicas, onde a horta pode incrementar alguns pratos, tornando-os mais apetitosos e saudáveis.

           Uma melhor qualidade de vida é obtida a partir do momento

em que se tem uma preocupação com os alimentos que são ingeridos.Um dos alimentos de que se conhecem as benfeitoriase, mesmo assim, são consumidos em pouquíssima quantidade são as plantas medicinais.

            Planta medicinal é uma planta que contém substâncias bioativascom propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas .Muitas destas plantas são venenosas ou pelo menos levemente tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Existe um grande número de espécies em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicinapopular dos diversos povos. As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia) e suas propriedades são estudadas nos laboratórios das empresas farmacêuticas, a fim de isolar as substâncias que lhes conferem propriedadesmedicinais (princípio ativo) e assim, produzir novos fármacos


4

2- OBJETIVOS                  

Objetivo Geral: Conhecer e realizar implantação de uma horta medicinal         e escolar.

Objetivo Especifica

  • Analisar a utilidade das ervas medicinais na escola.
  • Verificar se o projeto tem um respaldo0 cientifico.
  • Observar como a horta medicinal ajuda no estado de saúde dos alunos.


5

3- JUSTIFICATIVA                

        O presente trabalho visa a realização de uma pesquisa bibliográfica, como também de uma pesquisa de campo, na construção deste trabalho, tendo em vista a necessidade de se conhecer as plantas medicinais que são usadas pela população da cidade, sabendo que muitas pessoas, por não terem condições de comprar determinados medicamentos, terminam por usar os meios que tem acesso para se medicar.

              É preciso conhecer um pouco mais a fundo essas plantas, pois,  alguns princípios ativos podem ser prejudiciais ao organismo e ocasionar algum efeito colateral, dessa forma é preciso fazer uma revisão de literatura a fim de se adquirir informações sobre as principais causas da além da aquisição de conhecimentos para poder orientar seu uso evitando assim reações adversas ocasionada pelo uso indevido.

          O Brasil é o país de maior biodiversidade do planeta. Na sua formação entraram além dos invasores europeus, os orientais, várias nações indígenas, tanto nativas como africanas, e desta mistura de povos e nações é que herdamos muito da "medicina caseira ".

            Segundo alguns cientistas o barbatimão tem muitas propriedades benéficas, já foram testadas em vários pacientes como experimento durante um período de seis meses, os resultados segundo a pesquisa foram bastante satisfatórios, pois perceberam a redução de vários DST inclusive o vírus HPV, que antes do uso dessa planta mostravam que os ferimentos e verrugas evoluíram exageradamente, e com a utilização da mesma durante o tempo  determinado pelos médicos, sua regressão foi relevantemente satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com