TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Fisiologia

Monografias: Atividade De Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Fisiologia.

1)O que são sinapses e quais as suas funções?

Sinapses são as regiões de encontro (espaço) entre dois neurônios, essa região de encontro entre os neurônios pode ser dendrito com dendrito, dendrito com axônio, axônio com corpo de neurônio... Sinapse pode também ser o encontro do neurônio com uma célula efetora, como ocorre, por exemplo, quando colocamos a mão sobre uma superfície quente, retirando-a imediatamente. Existe sinapse química e elétrica, onde na elétrica ocorre a despolarização e hiperpolarização do neurônio. Por meio das sinapses, um neurônio pode passar mensagens (impulsos nervosos) para centenas ou até milhares de neurônios diferentes e determinar a direção em que os sinais irão espalhar pelo corpo.

2)Qual é a importância da bainha de mielina?

A bainha de mielina é como uma espécie de isolante, ela é distribuída alternadamente através do axônio (“calda do neurônio”.) e sua principal função é acelerar a sinapse nervosa, ela faz isso criando uma diferença de potencial elétrico entre o axônio e a parte exterior do neurônio, acelerando o pulso nervoso... A ausência ou danificação da bainha de mielina pode ocasionar danos irreversíveis ao cérebro.

3) Qual é a relação entre os sistemas nervoso e muscular?

Todos os movimentos dos músculos são controlados pelo sistema nervoso. Existem mais de 650 músculos no corpo humano. O sistema nervoso recebe as informações do corpo e reage de acordo com elas. Facilmente se percebe que qualquer problema ou alteração existente no corpo afeta o sistema nervoso. Se o sistema nervoso funciona bem todo sistema muscular funciona bem.

4) Explique o mecanismo de contração muscular.

A contração de um músculo resulta do encurtamento de suas fibras, o que por sua vez resulta do encurtamento dos filamentos de actinia e miosina, que ativamente deslizam e se encaixa um entre o outro. O deslizamento se dá graças ás forças que ocorrem em pontes que estabelecem entre as estruturas das fibrilas e também dos microtúbulos. No decorrer desses deslizamentos, não há alteração na estrutura quaternária das proteínas formadoras dos microtúbulos nem das fibrilas.

5) O que é uma contração isométrica? Dê um exemplo.

A contração muscular é dita isométrica quando a tensão muscular aumenta, mas não há alteração do comprimento dos músculos e as articulações não se movem. Na contração isométrica, o músculo gera força sem que ocorra encurtamento muscular. Nessa condição, a tensão muscular aumenta, mas não ocorre movimento. Os músculos posturais do corpo, que atuam para nos manter em posição estática durante longos períodos enquanto estamos em pé ou sentados estão em contração isométrica. Um bom exemplo é quando se carrega as compras, os músculos estão sobre tensão, mas estáticos.

Estudos mostram que essa contração acarreta em um maior acúmulo sanguíneo no músculo devido à sustentação estática do peso e da alta intensidade do treinamento proporcionado por esse método.

6) Explique, resumidamente, quais as funções dos átrios, dos ventrículos e das válvulas cardíacas?

Átrios direito ou aurícula direita é a cavidade do coração sua função é receber o sangue venoso e conduzi-lo para os ventrículos. Ventrículos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com