TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Fisiologia

Exames: Atividade De Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de fisiologia

1) Quais são as células que compõem o tecido nervoso e as suas funções?

O tecido nervoso é composto por dois tipos básicos de células, o neurônio e as células da glia. Os neurônios são as unidades funcionais do sistema nervoso, especia¬lizados em captar e conduzir o impulso nervoso por todo o sistema através das sinapses. Para isso, eles liberam uma substância quími¬ca conhecida por neurotransmissor. Em contrapartida, as células da glia não são capazes de gerar nem de conduzir o impulso nervo¬so, mas são essenciais para a manutenção do tecido, uma vez que são responsáveis pela manutenção e pelo isolamento dos axônios.

2) Como os neurônios se comunicam? Qual é a importância da bainha de mielina?

Os neurônios, não possuem contato direto uns com os outros, entre eles existem terminações denominadas fendas sinápticas, sinapse é o ponto de junção entre dois ou mais neurônios ou entre um neu¬rônio e a placa muscular.

A bainha de mielina é importante pois envolve a fibra, formando assim camadas lipídicas. Na região envolvida por essa bainha, não ocorre a transmissão do impulso elétrico, já que esta possui a característica de ser isolante.

3) Explique o mecanismo de contração muscular. Qual o papel do sistema nervoso na contração muscular?

A contração muscular é produzida pelo deslizamento da actina sobre a miosina, que se inicia com a liberação do neurotransmissor acetilcolina, pelo neu-rônio motor, na placa motora. Esse neurotransmissor se liga aos receptores na membrana da fibra muscular e provoca a liberação do cálcio armazenado no retículo sarcoplasmático. O cálcio liga-se à troponina, afastando a tropomiosina dos locais de ligação na ac¬tina, expondo seus locais ativos que se ligam à cabeça de miosina, produzindo o deslizamento da actina sobre a miosina, resultando na contração muscular.

O sistema nervoso controla, diversas atividades do corpo por meio do controle da contração dos músculos esquelé¬ticos, da contração da musculatura lisa dos órgãos internos e da secreção das substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas e exócrinas, que irão atuar em diversas partes do corpo. Essas fun¬ções são denominadas funções motoras do sistema nervoso, sen¬do as glândulas dos músculos chamadas de efetores, pois são as estruturas que efetivamente realizam as funções enviadas pelos impulsos nervosos.

4) Explique os tipos de fibras musculares estriadas esqueléticas.

A célula muscular estriada apresenta, no seu citoplasma, pacotes de finíssimas fibras contráteis, as miofibrilas, dispostas longitudinalmente. Cada miofibrila corresponde a um conjunto de dois tipos principais de proteínas: as miosina, espessas, e as actinas, finas. Esses proteínas estão organizados de tal modo que originam bandas transversais, claras e escuras, características das células musculares estriadas, tanto as esqueléticas como as cardíacas.

Os filamentos de miosina formam bandas escuras, chamadas anisotrópicas (banda A), e os de actina, bandas claras, chamadas isotrópicas.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com