TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Educação Ambiental

Por:   •  13/4/2017  •  Dissertação  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DISCURSIVA 1

1- Dentre as diretrizes do ProNEA, explique como os itens “Sustentabilidade” e “Participação e o Controle Social” podem ser trabalhados em um projeto educativo ou planejamento de ensino formal.

A Sustentabilidade, sem dúvida é o grande desafio da humanidade. Não só do ótica ambiental, mais de tudo que é indispensável para a nossa existência e sobrevivência. No que concerne à educação ambiental, ser sustentável hoje, ou começarmos hoje, para que as próximas gerações possam ter a qualidade de vida e todos os meios disponíveis para a sobrevivência.

Sustentabilidade e participação e o controle social, além de ensinado, deve ser trabalhado com todos envolvidos no processo. Não adianta aquele que produz desenvolver seus produtos, seus serviços primando pelo bom uso dos recursos naturais, fazendo sua parte para que o impacto seja reduzido a zero, no entanto outros participantes do processo, não façam sua parte, como uma simples separação dos resíduos, recicláveis dos não recicláveis pela população. Temos uma sociedade mal educada. Na cidade que eu moro, Lucas do Rio Verde – MT, um proprietário de lote depois de populares fazerem do seu lote um deposito de lixo, o mesmo colocou uma placa com os dizeres: “o homem descobriu o caminho da LUA, mais até hoje não consegue achar a lixeira”. Triste realidade.

Precisa ser trabalhado com todos envolvidos na rede desde a extração da matéria prima até a destinação final dos resíduos. Campanhas publicitarias de educação, na escola desde cedo, pode-se começar ensinado as crianças, os adolescentes, jovens, adultos. Acredito que o ensino transversal seria uma importante ferramenta para que os envolvidos viesse a aprender e se conscientizar da importância da sustentabilidade para nós e para as futuras gerações.

2- Explique de que se trata o princípio da responsabilidade compartilhada do ciclo de vida dos produtos, principal pilar da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, e como ele pode contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Trata-se da destinação correta dos resíduos sólidos, suprindo e reeducando para o enfrentamento aos problemas ambientais, sociais e econômicos que decorrem da destinação inadequada dos resíduos sólidos. Importante lembrar que a responsabilidade compartilhada, significa que as indústrias, distribuidores e varejistas, prefeituras e consumidores são responsáveis pelos resíduos sólidos e que cada um deverá fazer sua parte para que eles tenham uma disposição final adequada. Busca melhorar a qualidade de vida da população, trabalhando para que a cidade seja sustentável.

3- Uma das consequências mais comuns da poluição é a eutrofização das águas, mostrada na imagem anterior. Como ocorre esse processo, geralmente de origem antrópica, em corpos d’água, e quais são seus efeitos?

Primeiramente, no início da poluição, há o crescimento das bactérias aeróbicas e das algas Mas como as plantas precisam de fotossíntese para sobreviver como há muitas algas crescendo elas tampam a luz das águas das algas que estão em baixo e aí começa a decrescer o número de algas depois as bactérias anaeróbias começam a crescer porque o oxigênio na água diminui devido a morte dos peixes por intoxicação e por falta de oxigênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com