TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Biologia

Por:   •  1/4/2016  •  Bibliografia  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE 3

CURSO DE PSICOLOGIA – 5º A

                                  Ana Caroline Lima do Amaral                     RA 8689306790

                           Eliana Valério Alves                                    RA 8491202775

                           Marlene Ap. Custodio de Souza                 RA 8070807321

  Thais Michele da Cruz                           RA 1566250084

ATPS – Filme “ Marcas do Destino”

Campinas

2016

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS  

UNIDADE 3

CURSO DE PSICOLOGIA – 5º A

                                  Ana Caroline Lima do Amaral                     RA 8689306790

                           Eliana Valério Alves                                    RA 8491202775

                           Marlene Ap. Custodio de Souza                 RA 8070807321

                                 Thais Michele da Cruz                              RA 1566250084

ATPS – Filme “ Marcas do Destino”

[pic 1]

 Campinas

2016

SUMARIO

  1. Introdução ................................................................................. 01
  2. Apresentação do filme ............................................................. 05
  1. – Aspectos Biológicos ....................................................... 05
  2. – Abordagem Teórica ......................................................... 07
  1. Discussão .................................................................................. 09
  2. Conclusão .................................................................................. 10
  3. Bibliografia ................................................................................. 11

INTRODUÇÃO

No presente trabalho, foi analisado o filme “Marcas do Destino”, no qual se relata a vida de um jovem com a doença Displasia Crânio Diafisária, essa doença é extremamente rara, e essa doença se dá através do acumulo excessivo de cálcio no crânio.

Foi analisado os aspectos biológicos da doença, tais como, possíveis causas, sintomas,  diagnostico e formas de tratamentos. Com base em uma cena que nos chamou a atenção, analisamos então dentro de uma abordagem vista em sala.

Palavras Chaves:  Doença rara diagnosticada, Preconceitos, Luta, Analise.

2. Apresentação do filme

O filme Marca do Destino, nos traz a história de Rocky, um menino criado com motoqueiros e que aos 4 anos de idade teve uma doença rara diagnosticada. A doença faz com que o cálcio se acumule no crânio, levando-a uma deformação facial e diminuindo a sua expectativa de vida.

No início do filme já podemos observar as dificuldades de Rocky, a mãe consegue, com dificuldade, matricular o filho em uma escola pública, mesmo com o preconceito de todos em aceitar uma pessoa com uma deformidade. Aos poucos, Rocky vai quebrando o preconceito e faz amigos, além de demonstrar ser um aluno acima da média. A vida do menino não foi fácil, pois além dos preconceitos vividos pelas suas deformidades, estava desacreditado pelos médicos por causa da doença e pela expectativa de vida dessa doença ser tão baixa, ainda tinha sua mãe que era viciada em drogas.

A doença causava dores de cabeça que era intensas e que passavam com um método que sua mãe criou, sem qualquer uso de medicamentos.

No meio do filme, Rocky, vai para um acampamento de cegos, em que foi convidado pelo seu diretor da escola a trabalhar como monitor. Onde ele encontra o grande amor de sua vida, uma garota cega, chamada Diana, um amor interrompido pelos pais da mesma ao ver a deformidade do menino.

Uma situação que nos chamam muito a atenção é a forma em que sua mãe o trata, mesmo com toda as dificuldades, preconceitos e com o seu próprio vicio, podemos ver o quão responsável ela era, o quão amável e dedicada ela era com seu filho.

No filme inteiro, podemos notar a luta de Rocky para ser aceito por seus amigos da escola, por tentar fazer a mãe largar do seu vício, e tentar viver uma vida normal, buscando realizar seus sonhos como todo mundo, mesmo com todas as limitações que ele possa ter.

2.1 – Aspectos Biológicos

A displasia crânio diafisária, uma doença óssea extremamente rara, essa doença se dá através do acumulo excessivo de cálcio no crânio. Devido a isso, causa deformação facial e a redução da expectativa de vida. Geralmente, os portadores dessa doença morrem ainda na infância.

No filme o Jovem Rocky Dennis, possui essa doença óssea, na qual sofre muito preconceito, como no caso com a diretora e com os pais de Diana, pois é difícil de se compreender que essa doença abala especificamente a estrutura óssea, e também há o preconceito em frente a características físicas de Rocky.

Segundo o artigo DISPLASIA CRANIOMETAFISÁRIA - RELATO DE CASO (Sizenildo da Silva Figueirêdo, Luiza Helena Vilela Ribeiro, Bruno Barcelos da Nóbrega, Kim-Ir-Sen Santos Teixeira,  São Paulo jul./ago. 2002), “Displasia craniometafisária (DCM) é uma expressão criada por Jackson, em 1954, para uma doença óssea hereditária caracterizada por alargamento metafisário dos ossos tubulares associado a esclerose e hiperostose craniofaciais (leontíase óssea). A DCM representa uma desordem geneticamente heterogênea, apresentando transmissão autossômica dominante na maioria dos casos, embora a forma recessiva tenha sido observada. Há poucos relatos de herança autossômica recessiva, e esta comumente apresenta achados clínico-radiológicos mais severos. Os sintomas iniciais freqüentemente decorrem da obstrução nasal gradativa e distorção facial, bem como de alterações nos ossos temporais, geralmente levando a um tipo misto de surdez progressiva.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (137.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com