TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps biologia

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.454 Palavras (14 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 14

Índice

1.0        Apresentação...................................................................................................4

  1. Importância das bactérias para o Meio Ambiente........................................5
  2. Biorremediação................................................................................................5

4.0        Técnicas de Biorremediação..........................................................................8

5.0        Tratamento Ex-situ........................................................................................14

6.0         Conclusão.......................................................................................................15

7.0         Bibliogradia....................................................................................................16

1.0        Apresentação

O ser humano tem como grande característica, o poder de transformar tudo a sua volta, seja por meio de criação de estradas, casas, arranha-céus, ou pela devastação total de áreas deixando-as totalmente desértica.

O homem evoluiu ao ponto de conseguir criar inúmeras coisas para satisfação de suas necessidades; essas muitas coisas criadas têm como objetivo principal trazer conforto, contudo, muito do que a natureza nos proporcionava começou a desaparecer em função da extração cruel e devastadora.

O ser humano desenvolveu tecnologias que permitiram a ele manipular substâncias diversas, criar objetos de uso descartável, e como conseqüência tivemos um aumento significativo no volume de resíduos produzidos diariamente.

Esses resíduos produzidos se acumulam nas ruas, rios e nos lixões, e muitos contém contaminantes manipulados ou feitos pelo homem que dificultam muito o processo de decomposição natural.

Muitos desses materiais liberam gases tóxicos que contaminam a atmosfera, ou que em processo de decomposição química natural acabam liberando líquidos que podem contaminar o solo e lençóis freáticos. Um exemplo clássico é o liquido preto denominado chorume proveniente dos antigos lixões.

Outro grande vilão que temos é o petróleo. Esse óleo negro ajudou muito na evolução industrial mundial e é essencial em muitos segmentos, contudo diversos acidentes devastadores vieram a acontecer durante o processo de extração, transporte e manuseio. Esse líquido provém de uma mistura de hidrocarbonetos variados, e quando aquecido transforma-se nas mais variadas substâncias.

Devido á sua complexibilidade o processo de degradação é extremamente difícil e lento, por isso toda vez que acidentes como vazamentos ocorrem, os impactos ambientais são imensos.

Hoje, porém, graças há estudos tecnológicos, hoje é possível regenerar áreas contaminadas em um menor tempo utilizando organismos vivos, e o objetivo desse trabalho é justamente comentar sobre essa técnica que conhecemos como Biorremediação.  

  1. Importância das bactérias para o Meio Ambiente.

Antes de falarmos sobre biorremediação primeiramente temos que conhecer as bactérias, pois elas são os organismos mais importantes do processo.

Bactérias são os primeiros seres no qual a ciência defende como sendo a primeira forma de vida na terra, tratam-se de seres muitos simples (unicelulares), pertencem ao reino monera, são procariontes (sem núcleo), e com metabolismo acelerado.

Dentre os muitos tipos de bactérias existentes temos as patogênicas (causadoras de doenças), as bactérias benéficas que auxiliam na digestão de determinadas substanciam, e algumas bactérias que ficam na pele dos seres humanos que impedem a entrada de organismos patogênicos.

No geral as bactérias são vitais para todas as formas de vida, pois auxiliam nos processos de decomposição de matéria orgânica morta, e dessa forma colaboram intensamente com o ciclo de devolução de nutrientes ao solo, o ciclo do nitrogênio e o ciclo de oxigênio.

Outra grande utilização das bactérias é na utilização na fabricação de remédios, e também nos processos de degradação de substâncias. Atualmente o uso de bactérias é muito grande nos processos de tratamento de efluentes, contudo, devido a avanços tecnológicos descobriu-se que elas são capazes de biodegradar substâncias complexas como hidrocarbonetos.

Em resumo podemos dizer que as bactérias são vitais para o ciclo natural das coisas, porém alguns tipos podem ser prejudiciais e outros essenciais.

  1. Biorremediação.

A Biorremediação, também conhecida como Biotecnologia Ambiental é um processo no qual são utilizados organismos vivos para descontaminação de solo, ou água. Estes organismos por sua vez se alimentam de algumas moléculas dos poluentes contaminantes, de forma a liberar substâncias menos danosas ao meio ambiente, e de degradação mais fácil.

O benefício máximo deste processo é a mineralização do poluente, levando-o, em última instância, à formação de CO2, H2O e biomassa. Porém, para ocorrer à degradação destes compostos através de processos biológicos, é necessária a existência de microrganismos com capacidade para degradar o poluente; disponibilidade e acessibilidade do composto ao microrganismo degradador; e condições ambientais adequadas (como temperatura e nutrientes), para que ocorra o crescimento dos microrganismos degradantes (ANDRADE et al. 2010, apud, BEWLEY, 1996).

Os fatores que contribuem para que haja uma limitação da biorremediação são: fontes de energia, receptores de elétrons, nutrientes, pH, temperatura e metabólitos (ANDRADE et al. 2010, apud, BOOPATHY, 2000).      

                                                                                                                                                                               

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9]

A Biorremediação pode ser feita “in-situ” (Quando feita no local de origem) ou, pode ser realizada retirando a água ou solo contaminado levando-os para outros lugares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (394.4 Kb)   docx (329.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com