TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONSEQUÊNCIAS DO USO DE DROGAS NO AMBIENTE ESCOLAR: CASO DE ESTUDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA SAMORA MACHEL

Por:   •  18/4/2022  •  Monografia  •  11.347 Palavras (46 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 46

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

Instituto de Educação à Distância

CONSEQUÊNCIAS DO USO DE DROGAS NO AMBIENTE ESCOLAR: CASO DE ESTUDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA SAMORA MACHEL (2018-2019)

Teresa Felisberto Jemusse

Tete

2021

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

Instituto de Educação à Distancia

CONSEQUÊNCIAS DO USO DE DROGAS NO AMBIENTE ESCOLAR: CASO DE ESTUDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA SAMORA MACHEL (2018-2019)

Teresa Felisberto Jemusse

Monografia Científica a ser apresentada para a obtenção do grau académico de Licenciatura em Ensino de Biologia ao Conselho Científico da Universidade Católica de Moçambique, Instituto de Ensino à Distancia.

Sob Orientação: dr. Sérgio Vasco Estêvão Jibissone

Tete

2021

DECLARAÇÃO DE HONRA

Eu, Teresa Felisberto Jemusse, com identidade número BI: 051005156395S, estudante do programa académico de Biologia, declaro que o conteúdo do trabalho intitulado: Consequências do uso de drogas no ambiente escolar: caso de estudo na escola secundária Samora Machel (2018-2019), é reflexo de meu trabalho pessoal e manifesto que perante qualquer notificação de plágio, cópia ou falta em relação à fonte original, sou directamente o responsável legal, económica e administrativamente, isentando Orientador, a Universidade e as instituições que colaboraram com o desenvolvimento deste trabalho, assumindo as consequências derivadas de tais práticas. O conteúdo do trabalho é original, e todas fontes consultadas estão devidamente mencionadas no texto e na bibliografia.

Assinatura:          

RESUMO

A presente Monografia que tem como tema: Consequências do uso de drogas no ambiente escolar: caso de estudo na escola secundária Samora Machel (2018-2019) foi desenvolvida no âmbito da obtenção do grau académico de Licenciatura em ensino de Biologia. O trabalho teve como principal foco analisar as consequências do uso de drogas no ambiente escolar na Escola Secundária Samora Machel entre o período 2018 a 2019. Utilizou-se de estratégias como discussão e reflexão sobre o tema, com o objectivo de mostrar as circunstâncias de uso, e as consequências que as drogas podem causar na vida de um aluno. Buscou-se respaldar-se teoricamente em autores que possibilitam caminhos, tendo como propósito vislumbrar o conhecimento e a prevenção de drogas no ambiente escolar e no seu entorno. A pesquisa foi estruturada por meio de estudo bibliográfico em literatura específica da área de educação e saúde, e o instrumento utilizado foi a pesquisa-ação, de natureza qualitativa que teve como função diagnosticar um problema específico. Neste contexto, foi utilizada metodologia pertinente, como instrumentos fundamentais para avaliar a situação de risco ou proteção dos alunos e professores. Os resultados mostraram que os alunos sabem das causas e malefícios que a droga causa no organismo dos usuários, percebeu-se também que anseiam por ter mais conhecimento sobre o assunto. Então, entende-se que cabe à escola e aos professores possibilitar momentos de estudos e discussões sobre o tema citado. O combate de consumo de álcool e outras drogas nas escolas, deve ser tarefa de todos, desde os pais e encarregados de educação, membros do Conselho de Direção, professores e a comunidade em geral.

Palavras-chave ou Keywords: Drogas; aluno; professor; escola e saúde. 


AGRADECIMENTOS

Uma das importantes coisas de que sempre gostei de fazer na vida é aprender, aprender sempre.

Por isso, afigura-se-me indispensável, logo no preâmbulo desta modesta obra da minha autoria, expressar os meus sinceros agradecimentos a todos quantos se dignaram em apoiar-me para esta minha formação.

Os meus agradecimentos são extensivos aos meus colegas do curso, com quem sempre contei, quer nos momentos alegres quer nos momentos difíceis, e que contribuíram para vencer as minhas dúvidas e dificuldades.

Em especialmente ao meu Supervisor dr. Sérgio Jibissone , que de uma forma sábia soube me instruir e orientar-me na elaboração de técnicas e organização do presente trabalho para que tenha êxito.  

Muito obrigado a todos que directa ou indirectamente deram o seu contributo para que pudesse realizar este trabalho até ao fim.


DEDICATÓRIA

À minha família, especialmente aos meus pais, meus filhos, meus irmãos e sobrinhos, aquém eu dedico a esta minha modesta obra. A eles devo muita gratidão, respeito e muito amor, porque durante as minhas ausências, não só consentia sacrifícios mas também intercedeu por mim e me consolou com prestimoso amor nos momentos difíceis. Pois estes contribuíram de forma positiva nos meus estudos dando-me coragem de eu voltar mais uma vez na carteira enquanto já adulta, que é uma tarefa muito difícil para pessoal adulto.


LISTA DE GRÁFICOS

 

Gráfico 1: Distribuição da População da Pesquisa por Idade        31

Gráfico  2: Conhecimento sobre as drogas        33

Gráfico  3: Consequências das drogas        34


LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Distribuição da população da pesquisa por género        30


LISTA DE FIGURAS

Figura 1: No âmbito das entrevistas com os alunos        32

Figura 2: Entrevistando o sector dos gestores da Escola        36


ÍNDICE

DECLARAÇÃO DE HONRA        ii

RESUMO        iii

AGRADECIMENTOS        iv

DEDICATÓRIA        v

LISTA DE GRÁFICOS        vi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (88.9 Kb)   pdf (855.9 Kb)   docx (598.2 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com