TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA ARTETERAPIA PARA A PRATICA E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  4/11/2020  •  Artigo  •  2.900 Palavras (12 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

GEISA MACHADO MARCELINO XAVIER DE CASTRO

O USO DA ARTETERAPIA PARA A PRATICA E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR

DEODÁPOLIS - MS

2020


CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

GEISA MACHADO MARCELINO XAVIER DE CASTRO

O USO DA ARTETERAPIA PARA A PRATICA E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de especialista em ARTETERAPIA.

DEODÁPOLIS - MS

2020

O USO DA ARTETERAPIA PARA A PRATICA E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autor[1], Geisa M. M. Xavier de Castro

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- Este trabalho de conclusão do curso de pós-graduação, tem como objetivo apresentar o processo do uso da Arte como ferramenta para o auxílio da leitura e alfabetização. O trabalho tem como base em leituras bibliográficas apresentamos o processo histórico de alfabetização e também artigos que relatam o uso da Arteterapia para o desenvolvimento da saúde mental e emocional dos indivíduos. Assim, abordamos concepções e práticas escolares de leitura, e de trabalho com Arte, utilizando além de tipos textuais a arte e a expressão. Por meio das observações foi possível constatar a eficácia da utilização da Arte como grande aliada nas aulas de leitura para proporcionarmos aulas divertidas e que ensinam os alunos, despertando nestes o gosto, o prazer pelo ato de ler,conhecer e descobrir o mundo através da arte.

PALAVRAS-CHAVE: Arteterapia; Leitura; Alfabetização


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar e verificar a eficácia da utilização da Arteterapia nas aulas de leitura como suporte para melhorar estas aulas, despertando o interesse, o gosto dos alunos pela leitura e formando leitores para vida. Pois a Arte por si é o modo de nos comunicarmos de algumas maneiras que tão pouco estamos conscientes. Comunicação essa que pode vir a ser de várias formas: verbal, não verbal, expressões e outras demais formas. Analisando dessa maneira, que o trabalho com a mente e as emoções das pessoas, tanto crianças, jovens, como também adultos através da arteterapia melhora a qualidade das relações humanas porque ali foca-se e centraliza-se em trabalhar com os fatores emocionais, essenciais em todo ser humano, onde vem a ajudar-nos a sermos conscientes em relação aos aspectos obscuros, e facilitando deste modo o desenvolvimento da pessoa (Duncan, 2007). O interesse pela arte inicia-se muito antes da criança frequentar a escola, é no ambiente familiar, onde através de momentos em família junto aos adultos ou até mesmo em meio as outras crianças ou brinquedos inicia-se o processo de uso e exploração da Arte, através de brincadeiras com músicas, danças, pinturas, leituras e releituras de gravuras, ou outros tipos de imagens, apreciação da natureza e expressar em suas brincadeiras. Assim nascendo desde muito cedo os hábitos para o estudo e trabalho da Arte como também a leitura, justamente nesse ambiente rodeado de livros e de leitores, pais, avós, irmãos, tios, momento oportuno para despertar a curiosidade natural da criança por tudo que a cerca e é também o momento de levar a compreensão de que a leitura e a escrita é um exercício prazeroso e não um ato crucial ou uma obrigação imposta por quem quer que seja.

Segundo BASSOLS (2006) a arteterapia se preocupa com a pessoa, logo que, não trabalhamos um projeto sobre a arteterapia, mas sim procuramos sempre desenvolvermos projetos com ela. Projetos esses, a partir do desejo de mudança de todos os indivíduos envolvidos através das diferença pessoais e culturais, tratando de atualizar as condições para produções criativas, de perceber as especificidades dos meios utilizados e compreender seus impactos. Como também a leitura é instrumento importante para que o aluno possa desenvolver suas capacidades, seja no nível individual, ou coletivo. O incentivo pela leitura é fator fundamental na formação de crianças e jovens, pois ajuda no desenvolvimento de seu senso crítico, na sua interpretação do mundo e estimula a criatividade e a participação na vida em sociedade.  Nas series iniciais é de suma importância no processo educativo, todos os ensinamentos escolares têm relação com a leitura, é dever da escola acompanhar a evolução tecnológica e também conservar os valores necessários a formação da criança sendo que, a leitura é o caminho necessário para adquirir conhecimento, a cultura e a percepção do mundo à sua volta em caráter social, histórico e também político.  Ao ler o leitor viajar por lugares que ele não pode ir, quanto mais a pessoa lê mais culta ela se torna, ler é uma necessidade cada vez maior na vida das pessoas nesse mundo globalizado, é visível a grande quantidade de códigos e de símbolos que estão dispostos na mídia de forma geral, passando informações variadas. Nós podemos visualizar placas em vários lugares, outdoors, ler livros, revistas, jornais, ver e ouvir noticiários na TV ou no rádio, acionar o computador para inúmeros fins.  Sendo assim, devemos nos questionar sobre o porquê de tanta dificuldade na aquisição da leitura e da escrita nos dias atuais tendo em vista que as escolas estão abarrotadas de livros. Será que cabe à escola a tarefa de repensar a sua prática e buscar metodologias inovadoras que ofereçam melhores condições de ensino e proporcione a oportunidade de aprendizagem e estimule as crianças a ler, interpretar, apreender, compreender e se formar para vida, colocando em suas práticas sociais o que aprendem na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com