TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Síntese de Amido em Folhas variegadas expostas ou não a luz

Por:   •  17/5/2016  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  1.398 Visualizações

Página 1 de 2

O amido é o principal carboidrato de reserva nas plantas; é suplantado apenas pela celulose na sua abundância como polissacarídeo de ocorrência natural. O amido se agrupa em arranjos semicristalinos regulares que geram grânulos insolúveis (citação, ano).

Sabendo-se que, nas folhas, o amido é sintetizado no cloroplasto durante o dia, este presente trabalho avaliou a sítese de amido em duas folhas variegadas da espécie herbácea Pilea cadieri (Figura 1) coletas aleatoriamente no quintal.

Utilizando-se um papel manteiga, a estrutura de cada folha utilizada no experimento foi desenhada (Figura 2) para uma observação, após o experimento, das partes da folha em que o amido ficou mais acumulado. Uma vez feito isso, as folhas foram submergidas em água fervente durante um minuto (Figura 3). Em seguida, foram colocadas em um bécker contendo álcool 80° e fervidas em banho-maria até ficarem completamente descoradas (Figura 4). Após essa etapa, essas folhas foram retiradas e distendidas numa placa de petri contendo água destilada fria (Figura 5). Por fim, gotas de lugol foram colocadas sobre cada folha (Figura 6) para que, após cinco minutos, se pudesse observar em que parte dela essa substância, que nesse experimento representa a concentração de amido, estaria mais concentrada.

Os resultados foram observados após cinco minutos da aplicação de gotas de lugol nas folhas. Essa substância corou mais na parte mais escura da folha (Figura 7).

Percebeu-se que a maior parte do lugol ficou corada na parte mais escura da folha variegada porque essa parte apresenta maior concentração de cloroplasto, que é a organela que sintetiza a clorofila e o próprio amido. Isso também justifica que a parte da folha que mais faz fotossíntese é a que o lugol mais corou, explicitando, no experimento, a concentração de amido, que é reserva energética oriunda do processo fotossintético

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com