TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE AMIDO EM FOLHAS DE Coleus sp

Por:   •  28/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 8

O TRIÂNGULO DA VIDA

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e praticas laboratoriais, com intuito de apresentar os resultados obtidos com o experimento realizado na aula prática de Fisiologia Vegetal do dia 19/05/2015, sob coordenação da Professora Edneia Aparecida de Souza Paccola, que teve como objetivo verificar o efeito da luz, do CO2 e da H2O na fotossíntese através da produção de amido em folhas de Coleus.

INTRODUÇÃO

Fotossíntese.

Segundo KEBAUY - 2004, a fonte universal de energia da biosfera é o sol. Com excessão das bactérias quimio-autotróficas, toda vida em nosso planeta é direta ou indiretamente dependente da fotossíntese dos organismos clorofilados.

A atividade fotossintética das plantas das algas e de algumas bactérias promove a conversão e o armazenamento da energia solar em moléculas orgânicas ricas em energia, a partir de moléculas inorgânicas simples como o CO2 e a H2O.

Somente estes organismos são capazes de transformar energia luminosa em energia qúimica, aumentando assim a energia livre disponível para todos os seres vivos como um todo. A reação global da fotossíntese (excetuando-se as bactérias fotossintetizantes) pode ser representada da seguinte forma:

CO2 + H2O LUZ [CH2O]n + O2

CLOROFILA CARBOIDRATO

Tanto a fotossíntese quanto a respiração celular são constituídas por um conjunto de reações de redução e oxidação sequenciais – reações redox. A redução é a transferência de um elétron (e-) ou de um eléton junto com um próton (H+) de uma molécula doadora (D) para uma molécula receptora (R). Diz – se que a molécula doadora foi oxidada e que a molécula receptora foi reduzida.

No início do século XX, conclui-se que a fotossíntese é um processo que se dá em duas etapas interdependentes. A etapa fotoquímica da fotossíntese, também conhecida como reações dependente de luz. Durante a etapa fotoquímica, a energia luminosa absorvida pelos pigmentos fotossintéticos é convertida em ATP e NADPHA, (poder redutor). A etapa seguinte é constituída pelas reações enzimáticas de fixação do CO2 e síntese de carboidratos (etapa bioquímica). A etapa bioquímica da fotossíntese é movida pelo ATP e pelo poder redutor gerados durante o processo fotoquímico.

Figura 01- Etapas da fotossíntese.

Fonte: http://bioenergetica.pol.blog.br/. Acesso em 10 Jun. 2015

O fotoperíodo corresponde à duração de um dia e fotoperiodismo é a resposta do desenvolvimento das plantas. De acordo com Larcher - 2000, a radiação solar controla muitos processos do desenvolvimento, agindo como um sinal para a germinação, o crescimento direcionado e a forma externa da planta. Parte da radiação que incide sobre a planta é refletida, parte é absorvida de modo a tornar-se fisiologicamente eficaz, e o restante é irradiado. Quanto maior a superfície da folha, maior será a absorção da radiação e quanto maior a intensidade da radiação, maior será a fotossíntese. As plantas possuem fotorreceptores altamente específicos, que absorvem radiação cujo comprimento de onda se encontra entre 400 a 700 nm, o que é fundamental para o processo de fotossíntese e o crescimento da planta.

Pigmentos fotossintéticos são moléculas que absorvem e emitem luz. Estas moléculas também são chamadas de fotorreceptores, pois absorvem a luz para eventual uso em processos fisiológicos. Elas processam a energia luminosa em uma forma que pode ser usada pela planta (Hopkins, 1995). Os principais e mais importantes pigmentos vegetais são: fitocromos, clorofilas e carotenóides Os diferentes tipos de pigmentos fotossintéticos apresentam estruturas especificas para captar radiações de diferente comprimento de onda, o que justifica a coloração diferente.

O amido é o principal carboidrato de reserva das plantas superiores, existindo em duas formas – amilose e amilopectina. A acumulação de amido nas folhas é um processo dinâmico. Quando a velocidade de síntese de açucares – fosfato, nos cloroplastos, excede a sua capacidade de exportação para o citoplasma, a síntese do amido é intensificada.

Em resumo o metabolismo do amido é governado pelas concentrações de metabólitos no interior dos cloroplastos, sendo assim diretamente dependente das taxas de fotossíntese.

A fotossíntese e o rendimento econômico de uma cultura também são processos indiretamente relacionados. O rendimento corresponde á fração da matéria seca que se acumula nas partes da planta utilizadas no consumo humano. O rendimento corresponde à fração da matéria seca da parte colhida e a matéria seca total produzida pela planta. Essa razão é denominada índice de colheita. Isso significa que os processos metabólicos envolvidos no controle da partição da massa seca entre fontes e os drenos da planta têm um papel importante no estabelecimento do índice de colheita.

Em grande parte das áreas cultivadas do nosso planeta, o rendimento das culturas tende a ser menor do que o potencial genético das espécies e cultivares devido a deficiências nutricionais, seca, salinidade, pragas e doenças. Melhorar a eficiência das plantas cultivadas em relação a tais limitações é um enorme desafio para o aumento do rendimento e produção de alimentos.

MATERIAIS

Para realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais:

 04 Plantas envasadas de Coleus sp;

 KOH

 Saco plástico transparente

 Fita crepe

 Copinho plástico

 Placas de petri

 Álcool

 Pinças

 Solução de Iodo

 Caneta hidrográfica

MÉTODOS

Para realização do experimento a turma foi dividida em grupos, na qual cada grupo ficou responsável pela realização de seu experimento, onde os resultados obtidos seriam posteriormente unidos aos dos demais grupos para comparação e conclusões finais.

Foram colocados vasos de Coleus. sp durante uma semana,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com