TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOLOGIA

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  1.273 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a importância das proteínas, dos lipídios e dos carboidratos para a prática da atividade física?

Proteinas – É importante principalmente para o ganho de massa magra. A proteína fornece os aminoácidos essenciais para o desenvolvimento e reconstituição do tecido muscular esquelético, o excesso desses nutrientes no organismo pode ser prejudicial, uma vez que podem se transformar em gorduras e serem armazenados no tecido adiposo subcutâneo.

Lipídios - Desempenham importantes funções para os seres vivos, como a de reserva energética e a estrutural, sendo o principal componente da membrana plasmática. É, também, a molécula precursora da síntese de vários hormônios, como a testosterona, o estrogênio e a progesterona. Fazem a manutenção da temperatura corporal em animais homeotérmicos.

Carboidratos -  São fontes de energia. Os carboidratos são as moléculas mais abundantes na natureza. Quando necessário, o glicogênio é convertido em moléculas de glicose e utilizado como fonte de energia celular para os processos metabólicos. Os animais utilizam os carboidratos como alimento, armazenando-os na forma de glicogênio no fígado e nos músculos esqueléticos.

2) Qual a importância da membrana para a célula eucariótica? Qual a importância do transporte através das membranas para a manutenção do metabolismo em repouso ou durante uma atividade física?

A membrana plasmática envolve a célula e exerce importantes funções, como: separar o conteúdo celular do meio extracelular; controlar a passagem de substâncias do meio extracelular para o intracelular e vice-versa, regula as interações intercelulares; responde aos sinais externos; faz a manutenção constância do meio intracelular e da integridade estrutural da célula e suporte mecânico. A permeabilidade das membranas determina quais substâncias deverão entrar ou sair da célula. Portanto, podemos dizer que a permeabilidade das membranas celulares é fundamental para o funcionamento e a manutenção do metabolismo celular. 

O transporte de moléculas através da membrana plasmática pode ser dividido em dois tipos principais: o transporte passivo e o transporte ativo. Transporte ativo é o tipo de transporte no qual há gasto de energia, é um processo que desloca solutos contra o seu gradiente eletroquímico e que está ligado a uma fonte de energia. Transporte passivo é o tipo de transporte em que não há gasto energético e ocorre apenas segundo o gradiente de concentração.

Esta pode ser o ATP (transporte ativo primário) ou um gradiente transmembranar de um segundo soluto (transporte altivo secundário). Durante uma atividade física intensa e prolongada, são perdidas grandes quantidades de água e sais minerais, como sódio e potássio, pela transpiração. Por esse motivo, é indispensável que se faça a hidratação, com água ou bebidas isotônicas, ricas em sais minerais para a reposição destas perdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com