TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base Para Imunologia Básica

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 6

BIOMEDICINA – 5º SEMESTRE

BRUNA MARIA GOES DA COSTA

TRABALHO PARA DEPENDENCIA DE IMUNOLOGIA BÁSICA: LEUCÓCITOS

ASSIS

2016

Leucócitos

Mais conhecidos como glóbulos brancos, são responsáveis por defender o organismo contra agentes desconhecidos, sejam eles infecciosos, virais, dentre vários outros, sendo parte da imunidade de cada indivíduo. São transportados no sangue para serem utilizados sempre que qualquer organismo estranho invada o organismo humano, eliminando-os e impedindo que provoquem patologias e que as tais se agravem.

Os valores de referência de leucócitos no sangue situa-se entre 3.800 a 9.800/mm3 ou 4,5 a 11%. Nos casos de valores diferentes, podem ser diagnosticados diversas condições do paciente.

Nos casos de leucócitos aumentados, também conhecidos como leucocitose, são caracterizados por um valor superior a 11.000/mm3 no exame de sangue. Algumas causas comuns são infecções, excesso de estresse, efeito colateral de algum medicamento, alergias, artrite reumatoide, mielofibrose ou leucemia, por exemplo.

Os sintomas dos leucócitos aumentados são raros, mas em algumas condições podem incluir febre acima de 38ºC, tonturas, dificuldade para respirar, formigamento nos braços e pernas e perda de apetite.

Nos casos de leucócitos baixos, também chamados de leucopenia, surgem quando existe menos de 4.000/mm3 leucócitos no exame de sangue. Que são consequências de algumas situações, como anemia, uso de antibióticos e diuréticos, má nutrição, HIV, leucemia, lúpus ou fazer quimioterapia, por exemplo. São característicos por sintomas diversos, sendo eles cansaço excessivo, infecções e resfriados recorrentes, febre constante, dores de cabeça e dor abdominal.

Quando encontrados na urina, situação comum, uma vez que, quando envelhecem ou são destruídos, os leucócitos são eliminados pela urina. Porém, durante infecções urinárias ou patologias mais graves, como câncer, o paciente pode apresentar leucócitos na urina altos. Geralmente, valores muito altos geram sinais como urina com espuma ou sangue na urina.

Valores aumentados na urina, também podem estar relacionado com o diagnóstico de uma gestação quando está acompanhado de valores aumentados da quantidade de proteínas na urina.

Neutrófilos

São a parte da porção do sangue responsável pela defesa ou imunidade do organismo. Eles são responsáveis por envolver as células doentes, matando-as a seguir, e são especializados no combate a bactérias e fungos.

Os valores de referência dos neutrófilos são de: 40-80% ou 1800-8000/mm3

Quando altos, condição conhecida como neutrofilia, e pode ser ocorrido por: Infecções; Desordens inflamatórias; Diabetes; Uremia; Eclâmpsia; Necrose hepática; Leucemia mielóide crônica; Policitemia, pós-esplenectomia; Anemia hemolítica; Hemorragia; Queimaduras; Gestação; Choque elétrico; Câncer maligno.

Neutropenia, ou a baixa concentração de neutrófilos, ocorre quando existem: Infecções; Anemia aplástica; Leucemias agudas; Anemia megaloblástica; Anemia ferropriva; Hipotiroidismo; Cirrose.

Eosinófilos

Células sanguíneas responsáveis pela defesa ou imunidade do organismo, juntamente com outros tipos de células que constituem a parte sólida do sangue. Os seus valores normais variam entre 0 a 5% ou 50 a 400/microlitro.

Quando os valores de eosinófilos estão baixos significa que o indivíduo está com a sua imunidade comprometida. Isso ocorre devido à algumas situações, sendo elas: após uma cirurgia, em estado de choque sistêmico, eclâmpsia ou AIDS. Valores iguais ou inferiores a 50/microlitro indicam uma situação chamada eosinopenia.

Quando os valores dos eosinófilos estão altos ou levemente aumentados significa que o indivíduo pode ter alguma alergia; asma; ou infecção parasitária. Valores iguais ou superiores a 400/microl indicam uma situação chamada eosinofilia, comum em doenças como artrite reumatoide; doença de Hodking; dermatite ou doença de Adson. Eosinófilos entre 500 e 1000 ml geralmente representam crise alérgica ou vermes intestinais.

Basófilos

Estas células que se formam na medula óssea, são encontrados no sangue em uma pequena quantidade e geralmente, o valor normal varia entre 0 e 183 células por litro de sangue e quando o sistema imune detecta uma inflamação ou alergia os basófilos tentam combater o problema, libertando histamina e heparina.

Este tipo de glóbulos brancos estão relacionados com o antigênio IgE, que fica aumentado nestes casos. Os basófilos aumentam em casos de alergia ou inflamação prolongada como asma, rinite ou urticária, porque são um tipo de célula do sangue responsável pelas defesas e imunidade do organismo.

Os valores normais de referência dos basófilos variam entre 0 - 2% ou 0 - 200/mm3 tanto nos homens como nas mulheres e está presente no sangue em quantidades muito pequenas.

O aumento dos basófilos no sangue, conhecido por basofilia, ocorre em casos de: Colite ulcerativa: inflamação do intestino; Asma; Sinusite e rinite; Artrite; Insuficiência renal crônica; Anemia hemolítica; Leucemia Mieloide Crônica; Após fazer quimioterapia ou remover o baço.

Os valores de basófilos são considerados baixos, quando se produz menos de 20 células por litro de sangue e é comum em casos como: Ingestão de medicamentos que enfraquecem o sistema imune, como corticoides; Urticária; Ovulação ou gravidez; Hipertiroidismo; Períodos de estresse; Síndrome de Cushing.

Basófilos abaixo do normal é chamado basopenia e é uma situação pouco comum.

Linfócitos

Um outro tipo de célula de defesa do organismo, também conhecidos como glóbulos brancos, que são produzidos em maior quantidade quando existe uma infecção, contudo, um bom indicador do estado de saúde do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (300.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com