TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Neurais da Depressão

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as bases neurais da depressão?

A primeira hipótese para a causa da depressão era a deficiência de serotonina, noradrenalina e dopamina, neurotransmissores que juntos são responsáveis pela cognição e o humor. Depois ela foi relacionada ao funcionamento inadequado desses neurotransmissores e os medicamentos que aumentam a quantidade de neurotransmissores eram efetivos. Entretanto isso não explicava porque o nível desses neurotransmissores aumentava em 3 horas e a depressão só melhorava dentro de 2 à 3 semanas.

Depois surgiram fortes hipóteses que o problema estava na sensibilidade dos neuroreceptores, que não era adequada. Os neuroreceptores se localizam no neurônio pós-sináptico e tem como função de receber mensagens químicas dos neurotransmissores e ativar o estímulo no pós-sináptico. Em relação aos antidepressivos, a regulação da sensibilidade dos neuroreceptores ocorreria após algum tempo da sua utilização.

Acontece também dos antidepressivos inibirem a recaptação desses neurotransmissores (serotonina, dopamina e noradrenalina) fazendo com que mais deles fiquem disponíveis para serem captados pelos receptores da célula pós-sináptica.

Em relação ao cérebro e a depressão, o hipocampo é considerado o principal afetado, pelo dele ser responsável por nossas memórias. Nossos córtices órbito-frontais também se relacionam com a doença, porque são responsáveis pelas nossas reações positivas (córtex órbito-frontal medial) e negativas (córtex órbito-frontal lateral). Quando temos conexões fracas com o hipocampo pela parte medial do córtex, a lateral acaba por dominar e nossas memórias negativas tomam conta do cérebro, causando a depressão.

Fármacos utilizados foram testados e foi observado que eles inibem parte dessas conexões do córtex órbito-frontal lateral, diminuindo o armazenamento dos sentimentos ruins. E outras partes do cérebro que também tem relação com a depressão são as estruturas básicas dos sistema límbico, dentre elas a amígdala e o hipotálamo, que desempenham papéis importantes nas emoções.

REFERÊNCIAS

http://psiqweb.net/index.php/depressao-2/depressao-fisiopatologia/

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/10/saiba-qual-e-regiao-do-cerebro-responsavel-pela-depressao.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com