TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biblioteca de brinquedos

Projeto de pesquisa: Biblioteca de brinquedos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 4

CONCLUSÃO

Contudo que foi citado, podemos concluir que a brinquedoteca é de extrema importância na vida escolar das crianças, visto que nela desenvolve saberes e prazeres nas mesmas, ela auxilia o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Portanto fica dado que a brinquedoteca deve ser observada como o local onde se atinge aprendizagens pré- estabelecidos onde os pequeninos aprendem a graça da convivência com os outros.

INTRODUÇÃO

Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários á pratica do brincar no ambiente escolar. Contudo, apesar de sua pratica restritiva nos espaços escolares, os educadores de uma forma em geral reconhecem a importância da brincadeira, jogo e do brinquedo com elemento essencial nas práxis educacional no cumprimento do direito da infância e com a educação de qualidade, no entanto verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva e predeterminada como complementação ou reforço de conteúdos da pratica pedagógica, e desconsideram a autonomia na escolha, historia a experiência e a cultura de cada educando no brincar.

Pontuamos desde modo, a necessidade de ressignificar o brincar na escola com ações concretas que valorizam a atividade lúdica e o reconhecimento do aprender e o brincar como sinônimo indissociáveis e inerentes ao desenvolvimento da infância, já que a cultura construída através de ações significativas ao ser humano.

No ambiente da brinquedoteca, o brincar supri algumas, necessidade da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, criar, aprender e atuar. Por meio da brincadeira a criança adquire a maior parte de seus repertórios cognitivos, emocionais e sociais, o jogo é reconhecido como meio de fornecer á criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de varias habilidades que favorecem o desenvolvimento integral da criança e as possibilita uma vida mais harmoniosa. A brinquedoteca escolar é um espaço criado para que a criança possa brincar livremente, um espaço em que a criança se sinta respeitada, que possa manusear o brinquedo a sua maneira e pelo tempo que desejar, assim cabe ao professor planejar o tempo escolar dedicado á brinquedoteca de acordo com interesses de cada turma.

DESENVOLVIMENTO

A brinquedoteca é um espaço que permite na contemporâneo, o resgate em vivenciar o lúdico, esquecido pelas pessoas, e negado as crianças. A mesma favorece o cultivo da brincadeira de forma livre, para as pessoas em qualquer fase da vida.

É muito importante criar espaços prazerosos e aconchegantes que as crianças se sintam bem, para que possam desenvolver suas habilidades, como se expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e se socializar com a sua cultura.

Apesar dos avanços tecnológicos e a modernidade, a educação ainda não superou a mecanização do saber com incentivo. Algumas vezes há realmente brinquedoteca no ambiente escolar mais as crianças são privadas, pois podem quebrar.

Na aprendizagem escolar, a brinquedoteca, é considerada como uma aliada á escola, onde contribui para que as crianças formem amplo conceito de mundo, onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados, bem como auxilia como suporte pedagógico. Enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com