TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da importância da biblioteca de brinquedos nas instituições do município de Uberlândia

Projeto de pesquisa: Análise da importância da biblioteca de brinquedos nas instituições do município de Uberlândia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

Este trabalho tem como objetivo, analisar a importância da brinquedoteca nas

instituições de educação infantil do município de Uberlândia, e sobre como o

brinquedo e as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para isto fizemos um levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo abrangendo várias escolas de educação infantil com o intuito de saber se existiam nessas escolas uma brinquedoteca e se existiam como e com que freqüência eram utilizadas pelas crianças.

Desenvolvimento:

Para realização dessa pesquisa fizemos contato telefônico com 43 Escolas Municipais de Educação Infantil e visitação em 5 delas. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental somam-se 39 no total e não possuem brinquedoteca.

PÓLO: Unopar

MUNICÍPIO: Uberlândia

ESTADO: Minas Gerais

REGIÃO DO BRASIL: Região Sudeste

Quantidade existente no município

Centros de Educação Infantil 62

Obs: conseguimos obter informaçoões apenas de 42 escolas.

Brinquedotecas 12

Através e contato telefônico, conversamos com alguns diretores e pedagogas de algumas dessas escolas fazendo perguntas simples e objetivas; as perguntas eram: Se havia brinquedoteca. No caso de não haver, era perguntado o principal motivo. E no caso de haver perguntamos com que freqüência as crianças iam ate a brinquedoteca.

A visitação foi feita em cinco destas escolas, onde fomos bem recebidos, em duas delas conversamos com as próprias diretoras, nas demais fomos recebidas por uma supervisora ou pedagoga, em 2 dessas escolas havia brinquedoteca.

Pudemos observar um pouco da rotina das crianças e conversar ainda que brevemente com alguns educadores.

Na escola a brincadeira é uma atividade natural na qual as crianças são envolvidas, constituindo-se em um jeito de recriar a experiência sociocultural dos adultos. A brinquedoteca é um espaço que estimula a criança a brincar, permitindo o acesso a diversos e diferentes brinquedos, num espaço lúdico. Entendemos que a brinquedoteca é um espaço preparado para incentivar a criança a brincar, tornando possível o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especial para esse momento. Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser motivada pela expressividade da decoração, porque a alegria e a magia devem ser notados.

Se o clima do local não for apropriado e estimulante não será uma brinquedoteca. Uma sala cheia de estantes com brinquedos que muitas vezes não estão ao alcance das crianças, pode ser vazia, como são algumas salas de biblioteca. Um ambiente para estimular a criatividade, deve ser organizado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de "faz de conta", a construção, a solução de problemas, e a vontade de inventar: um cantinho com fantasias e maquiagem, os carrinhos, bichos da fazenda e da floresta, local para os quebra-cabeças joguinhos.

O brincar está presente em diferentes tempos e lugares e de acordo com o meio social que a criança está inserida. A brincadeira é recriada com seu poder de inventar e criar.

As brincadeiras mesmo de tempos passados estão presentes na vida das crianças, com diferentes formas de brincar, pois hoje, temos diferentes espaços físicos e culturais, muita coisa mudou desde o tempo em que nossos pais eram crianças e hoje quando nossos filhos brincam. O brincar é natural na vida das crianças. É algo que faz parte do dia a dia e acontece de forma prazerosa e espontânea sem nenhuma pressão.

É preciso saber que as crianças conhecem o mundo através das experiências que adquirem quando estão brincando, interagindo com outras crianças e com os adultos. Desta forma , ela pode experimentar suas próprias emoções e constrói suas experiências.

O adulto funciona como referência, já que suas ações são copiadas, mas com um sentido próprio e essencial ao processo de conhecimento do mundo pela criança. Temos muitas razões para brincar, pois sabemos que é de etrema importância para o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social da criança. Na brincadeira a criança pode expressar suas vontades e desejos e quanto mais oportunidades a criança tiver de poder brincar menos difícil será o seu desenvolvimento.

O brincar tem a função de socializar e integrar a cirança no mundo. sociedade Cada vez mais nossa sociedade tem sofrido transformações com relação ao brincar, com o espaço que se tem para brincar, os pais e têm pouco tempo para estarem com seus filhos,crianças com menos de um ano já passam cerca de 11 horas do seu dia na escola e assim acontece ate completarem quatro anos. A escola acaba sendo o único lugar que a criança tem para brincar e socializar. È o único local onde ainda existem espaços para as crianças brincarem, tendo os educadores como suas referências e a incubência de ensinar e resgatar as brincadeiras populares, antigas que antes eram passadas de pai para filho, mas que agora devido a correria do dia a dia e a um novo estilo de vida que temos adotado quase sempre são passadas apenas pela escola, o que é em parte lamentável.

. Lembrando também que os profissionais da Educação Infantil podem trazer às suas crianças grandes benefícios, fazendo todo um trabalho voltado para o lúdico, pois as crianças já “nascem gostando” de brincar e, dessa forma, o aprendizado irá acontecer de modo prazeroso, espontâneo .

Considerações Finais:

Portanto com base na pesquisa que realizamos:.

Baseando nos dados coletados em nossa pesquisa, podemos observar que não há preucupação em intruduzir o brincar como parte do processo de aprendizagem nas intituições de ensino fundamental,onde o brincar acontece em grande parte nas aulas de educação física, ou em momentos não planejados que quase sempre estão relacionados a um tipo de gratificação por bom comportamento.

Já na educação infantil o brincar esta presente no dia a dia das crianças. Observamos que mesmo não havendo um espaço específico para a brinquetoteca, as escolas possuem brinquedos, e outros espaços destinados a brincadeiras onde as crianças brincam a maior parte do tempo, as atividades se dividem entre contações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com