TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bico de Bunsen

Seminário: Bico de Bunsen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

No experimento separação de mistura realizamos as separações, utilizando os elementos : Agua, cloreto de sódio, areia, limalha de ferro. Utilizando os seguintes equipamento: Bico de Bunsen, béqueres, funil, garras, suporte universal, luvas, folhas de papel de filtro, bastão de vidro e imã.

No experimento teste de chamas, utilizamos os elementos: Cálcio-, estrôncio, bário, sódio, potássio. Utilizando os seguintes equipamentos: Bico de Bunsen, bastão de madeira com um fio de cobre. Com o objetivo de verificar as cores das chamas com cada elemento.

OBJETIVOS

No experimento separação de mistura tivemos o objetivo de juntar todos os elementos para depois podermos separa-los, utilizando os métodos específicos.

No experimento teste de chama tivemos o objetivo de verificar a cor das chamas com cada elemento.

INTRODUÇÃO

Bico de Bunsen

É um dispositivo amplamente usado em laboratórios científicos para aquecer substâncias. É utilizado na esterilização de pequenos objetos, para aquecer produtos químicos, polir a fogo vidros quebrados e para muitas outras finalidades. Basicamente, um bico de Bunsen é um queimador de gás de pequeno porte com uma chama ajustável, onde pode-se manipular a quantidade de gás e ar.

A chama produzida pelo bico de Bunsen varia em cor (amarelo-laranja à azul) e temperatura (300º C à 1600º C). Quando os orifícios de ar (oxigênio) são totalmente fechados na base do aparelho, o gás só irá se misturar-se com o ar ambiente depois que ele saiu do tubo, na parte superior. Essa mistura produz uma chama amarelo brilhante conhecida como “Chama de Segurança”, pois é mais fácil de ser visualizada e menos quente. Esta chama também é referida como chama “suja” pelo fato de deixar uma camada de carbono (fuligem) sobre o que é aquecido. A temperatura atingida é de cerca de 300º C.

Partes da Chama

• Zona neutra da chama: região próxima da boca do tubo; nela não ocorre combustão do gás. É considerada fria se comparada às outras regiões.

• Zona redutora da chama: fica acima da zona neutra e forma um pequeno “cone”, nela se inicia a combustão do gás. A temperatura é bem inferior à da zona oxidante.

• Zona oxidante da chama: compreende toda a região acima e ao redor da zona redutora; nela a combustão do gás é completa. É muito quente: a sua temperatura pode chegar a 1100 °C.

Espectro de luz

Com a evolução da Física ao longo dos anos, os cientistas perceberam que a luz possui um comportamento similar ao das ondas eletromagnéticas, a luz é uma oscilação e se propaga no vácuo com uma certa variação no tempo (frequência). Podemos associá-la como um exemplo para o som, sem caracterizar muitos detalhes o som é uma vibração mecânica do ar, onde frequências diferentes caracterizariam sons graves e agudos. Assim como o som, as frequências determinam as cores para a luz, para uma determinada faixa de frequências podemos observar as cores, e essa faixa de cores é chamada de espectro de luz visível.

Os limites do espectro visível variam de pessoa para pessoa, mais ou menos, sendo assim, os olhos dos seres humanos tem uma faixa definida, se limitando entre 350nm a 700nm dos comprimentos de ondas para a luz visível.

Podemos dizer então que para cada cor temos uma determinada frequência e comprimento de onda que a distingue das demais, temos, por exemplo: a luz vermelha que é uma luz de menor frequência e consequentemente menor energia, já o violeta é uma luz de maior frequência e nos submete a maior energia.

Existe a relação entre comprimento de onda (λ) e frequência (f), cuja relação é inversamente proporcional, onde o comprimento da onda é dado pela divisão da velocidade da onda (no caso a velocidade da luz (c = 3×108m/s)), pela frequência da onda.

λ = c/f

Abaixo segue uma tabela que ilustra bem cada faixa de frequência e comprimento de onda para as faixas de luz visíveis.

Cor Comprimento de onda (nm) Frequência (THz)

Vermelho 625 a 740 480 a 405

Laranja 590 a 625 510 a 480

Amarelo 565 a 590 530 a 510

Verde 500 a 565 600 a 530

Ciano 485 a 500 620 a 600

Azul 440 a 485 680 a 620

Violeta 380 a 440 790 a 680

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com