TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bico Bunsen

Ensaios: Bico Bunsen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 5

MANUSEIO DE BICO BUNSEN, AQUECIMENTO DE LÍQUIDOS EM BECKER E TUBO DE ENSAIO E CALCINAÇÃO

Objetivos

O trabalho tem por objetivo aprender a utilizar o Bico de Bunsen, identificar os tipos de chama por ele produzido e ainda ter uma ideia das temperaturas nas diferentes regiões de uma chama. Qual a chama que devemos utilizar para aquecimento de líquidos em Becker e Tubos de Ensaio, aprender a fazer medição de líquidos em provetas e ainda observar o que acontece com a calcinação do Sulfato de Cobre penta hidratado (CuSO4.5H2O).

Introdução

O Bico de Bunsen é um bico de gás dos mais usados em laboratório e pode ter entrada de gás e ar controlados e conforme a posição destes produz dois tipos de chama, uma luminosa e outra não luminosa, com características e temperaturas distintas.

Com o conhecimento do funcionamento do bico de gás e das características e cada chama, e com o auxílio de outras aparelhagens prosseguimos com aquecimento de líquidos em Becker e Tubo de Ensaio e Calcinação de substância (CuSO4.5H2O) e também a análise dos resultados obtidos em cada uma das experiências.

Materiais utilizados

Para realizar as experiências foram utilizadas em Laboratório os seguintes equipamentos:

 Bico de Bunsen - bico de gás utilizado em laboratório para fazer aquecimentos

 Cápsula de porcelana - recipiente raso de superfície relativamente grande que pode ser aquecida

 Becker - utilizado para colocar o líquido a ser aquecido

 Fio de cobre e alumínio – para testar as diferentes temperaturas da chama

 Tripé e Tela de Amianto - utilizado juntamente com o bico de bunsen que serve de suporte do recipiente que contem o líquido a ser aquecido. A tela de amianto permite a distribuição uniforme da chama

 Proveta - para a medição do líquido a ser aquecido

 Termómetro - para medir a temperatura da água antes do aquecimento e posteriormente medir a temperatura de ebulição

 Garra e suporte universal - tem a função de assegurar o termómetro dentro da água para a medição da temperatura

 Tubo de ensaio - para fazer aquecimento de líquidos

 Pinça de madeira - para segurar o tubo de ensaio durante o aquecimento

 Cadinho - utilizado para fazer a calcinação do CuSO4.5H2O. Resiste a altas temperaturas

 Triângulo de porcelana - utilizado junto com o tripé para segurar o cadinho

Procedimento Experimental

• Manuseamento do Bico de Bunsen

O Bico de Bunsen é um bico de gás que é formado por uma haste vertical que possui uma abertura para entrada de ar (O2), que pode ser aberta ou fechada de forma controlada, permitindo obter a chama que mais convém.

Para acender o bico Bunsen é necessário ter alguma cautela, que consiste em abrir o gás somente o necessário e manter a entrada de ar fechada, só abrindo depois que o bico de gás estiver aceso.

Com a entrada de ar fechada o Bico de Bunsen produz uma chama luminosa, caracterizada pela combustão incompleta causada pela falta do comburente oxigénio e como constatamos, com a aproximação de uma Cápsula de porcelana, esta chama liberta Carbono, deixando uma fumagem preta sobre a cápsula.

Com a entrada de ar aberta temos uma combustão completa e a chama produzida é não luminosa e atinge temperaturas muito elevadas (zona mais quente pode atingir os 1500ºC). A Chama apresenta a forma de um cone com três cores distintas, definindo três regiões de chama, que com fios de cobre e alumínio constatamos que a temperatura mais baixa encontra-se na base da chama e a mais elevada do topo da chama. Em 30 segundos o fio de cobre não se funde na base da chama, na zona intermédia funde-se nos 30 segundos e no topo funde-se em menos que 30 segundos. O Alumínio como tem uma temperatura de fusão mais baixa funde-se nas três partes da chama sendo que na zona e intermédia e no topo isso dá-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com