TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bico De Bunsen

Exames: Bico De Bunsen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  3.936 Palavras (16 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1. Objetivo................................................................................................................02

2. Introdução.............................................................................................................03

3. Parte Experimental...............................................................................................04

3.1. Reagentes, Materiais e Equipamentos...............................................................05

3.2. Procedimentos...................................................................................................06

3.2.1. Análise da Chama..........................................................................................06

3.2.2. Combustão Incompleta do Gás......................................................................06

3.2.3. Teste de Chama..............................................................................................06

4. Resultados e Discussões.......................................................................................07

5. Conclusão.............................................................................................................11

6. Bibliografia...........................................................................................................12

7. Apendice A...........................................................................................................13

1. OBJETIVO

Este estudo tem como objetivo, conhecer e utilizar adequadamente o bico de Bunsen e observar os tipos de chama no bico de Bunsen.

2. INTRODUÇÃO

No relatório a ser apresentado, serão discutidas a maneira correta de se utilizar o bico de Bunsen e demonstrar algumas reações, com corpos de provas, em diferentes partes da chama. Geralmente o aquecimento em laboratório como fonte de calor para diversas finalidades, como: Aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro entre outros.

Como fonte de calor para diversas finalidades, como: aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro entre outros. Possui como combustível normalmente G.L.P (butano e propano) e como comburente oxigênio do ar atmosférico que em proporção otimizada permite obter uma chama de alto poder energético.

Quando as quantidades dos componentes da combustão é estequiométrica, isto é, não existe excesso de nenhum deles, obtém-se a maior quantidade de calor da reação. Qualquer componente da reação sem reagir, rouba o calor da reação, abaixando o poder calorífico da chama.

De uma maneira geral, o gás entra no queimador pela sua base e seu fluxo é regulado por uma torneira externa na parte inferior do bico. À medida que o gás sobe pelo tubo do queimador, o ar é injetado através de orifícios situados um pouco acima da base. A quantidade de ar pode ser controlada girando-se o anel que fica sobre os orifícios. A etapa inicial para se acender um bico de gás é fechar a entrada de ar e posicionar o queimador longe de objetos inflamáveis. A seguir, deve-se abrir o gás e acender o queimador. A chama obtida apresenta uma cor amarela brilhante e é bastante grande. Esta chama é "fria" e inadequada ao uso porque a mistura é pouco oxidante. Para que uma chama mais quente seja obtida, deve-se deixar o ar entrar gradualmente no sistema, até que sua coloração se torne azulada.

Dependendo do ponto da chama a temperatura varia, podendo atingir 1560 ºC. Abrindo-se o registro de ar, dá-se entrada de suficiente quantidade de O2 (do ar), dando-se na região intermediária combustão mais acentuada dos gases, formando, além do CO, uma maior quantidade de CO2 e H2O, tornando assim a chama quase invisível.

O bico de Bunsen é constituído de: base (local pó onde entra o combustível); anel (controla a entrada de ar - comburente) e o corpo (onde ocorre a mistura das componentes da combustão).

FIGURA 1.

a) Zona Externa: Violeta pálida, quase invisível, onde os gases francamente expostos ao ar sofrem combustão completa, resultando CO2 e H2O. Esta zona é chamada de zona oxidante.

b) Zona Intermediária: Luminosa, caracterizada por combustão incompleta, por

deficiência do suprimento de O2.

O carbono forma CO o qual decompõem-se pelo calor, resultando diminutas partículas de C que, incandescentes dão luminosidade à chama. Esta zona é chamada de zona redutora.

c) Zona Interna: Limitada por uma “casca” azulada, contendo os gases que ainda não sofreram combustão

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Reagentes, materiais e equipamentos

Para a execução do experimento, foram utilizados os seguintes reagentes:

 Solução aquosa de ácido clorídrico (HCl 10 M);

 Nitrato e/ou cloreto de estrôncio (Sr(NO3)2 ou SrCl2);

 Nitrato e/ou cloreto de sódio (NaNO3 ou NaCl);

 Nitrato ou cloreto de cálcio (Ca(NO3)2 ou CaCl2);

 Nitrato e/ou cloreto de potássio (KNO3 ou KCl);

 Nitrato e/ou cloreto de bário (Ba(NO3)2 ou BaCl2).

Materiais:

 Bico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com