TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biofilmes

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE - IFAC

CAMPUS RIO BRANCO

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ALINE ALBUQUERQUE

ATIVIDADE

RIO BRANCO - ACRE

 JUNHO - 2015

ALINE ALBUQUERQUE

RESPOSTAS  - ATIVIDADE AVALIATIVA

[pic 2]

RIO BRANCO – ACRE

 JUNHO - 2015

Atividade avaliativa

Aluna: Aline dos Anjos Albuquerque    7º período  

  1. O glicocalice é um importante componente externo a parede celular que pode conferir papel de proteção aos patógenos. Qual a constituição do glicoclice e quais as características importantes ele pode fornecer as células procarióticas?

É constituído por moléculas de glicídios. Além de ser uma proteção contra agressões físicas e químicas do ambiente externo, ele funciona como uma malha de retenção de nutrientes e enzimas, mantendo um microambiente adequado ao redor de cada célula.

  1. O que diferencia um filamento axial de um flagelo?

Bom, um filamento axial é uma Estrutura de locomoção interna, envolvendo o corpo da bactéria por dentro e produzindo um movimento em espiral, enquanto que os flagelos são apêndices longos e normalmente curvos fazendo movimento em chicote.

  1. Quanto a parede celular, diferencie as bactérias gram positivas e gram negativas.

Se a parede celular da bactéria for estruturalmente simples a coloração será positiva Gram-positivas (aproximadamente de cor roxa) , se for estruturalmente complexa a coloração será então negativa Gram-negativas (aproximadamente de cor vermelha).

  1. O que diferencia um meio quimicamente definido de um meio complexo?

Os meios quimicamente definidos são aqueles em que a composição química exata é conhecida, enquanto que o meio complexo são aqueles que apresentam algum componente que tem uma composição variável, esses meios são utilizados normalmente para bactérias heterotróficas e fungos.

  1. Como o oxigênio pode influenciar o crescimento microbiano?

Bom, existem diversos tipos de microorganismos, os aeróbicos obrigatórios que utilizam oxigênio para produzir energia; os anaeróbicos obrigatórios que não há crescimento na presença de oxigênio; os anaeróbicos facultativos, que obtém crescimento aeróbio e anaeróbico, porém cresce mais rápido na presença de oxigênio; anaeróbicos aero tolerantes, onde o cresce somente em meio anaeróbico, mais continua na presença  de oxigênio.

  1. O que você entende por meio de cultivo seletivo e diferencial? Crie um exemplo hipotético, mas plausível no qual você poderia optar pela utilização de um ou de outro meio, dependendo de sua necessidade.

Os meios de cultivo seletivo inibem o desenvolvimento de alguns grupos de microorganismos e permitem assim o crescimento de outros. Enquanto que os meio diferenciais apresentam substâncias que podem estabelecer diferenças em microorganismos parecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com